Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes
Professor do Departamento de Engenharia Elétrica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5041048659000127
Infraestrutura do Iecom:
A sede do Iecom tem uma área construída de 317 m² contando com locais de experimentos, com salas para pesquisadores, com biblioteca, a qual oferece moderna literatura e auditório para cinqüenta pessoas.
O Instituto de Estudos Avançados em Telecomunicações dispõe de seis laboratórios, que permitem a realização de estudos nas áreas de comunicações Móveis, Redes Ópticas, Computação Aplicada, Planejamento Celular, Simulação de Redes, GSM e UMTS, Processamento Digital de Voz, Processamento Digital de Imagem, Televisão Digital, Biomédica e Tecnologias Assistivas, os quais são equipados com redes de computadores e equipamentos para medições em sistemas de comunicações. Possui ainda uma rede óptica e outra sem fio, baseado na tecnologia WiFi.
Todo o pessoal, que ali trabalha, convive com todo o conforto e com os instrumentos necessários, no pleno desenvolvimento científico, objetivando a cooperaração no processo de avanço tecnológico.
O Iecom fica situado no Campus Campina Grande da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
Laboratórios:
- Labcom 1 - (Divisão de Simulação Computacional, 24m²) - Possui uma rede local composta por doze máquinas (computadores) empregadas na simulação de sistemas de comunicação;
- Labcom 2 - (Divisão de Efeitos de Radiação, 36m²) - São feitos experimentos com animais e os efeitos da radiação em radiofrequência;
- Labcom 3 - (Divisão de Treinamento, 30m²) - No laboratório, encontram-se vinte e quatro computadores, utilizados, primordialmente, no treinamento de estudantes e Engenheiros de companhias;
- Labcom 4 - (Divisão de Hardware e Equipamento, 16m²) - Abriga o analisador de espectro, um equipamento de medida de campo eletromagnético, um simulador de middleware e outros aparelhos;
- Labcom 5 - (Divisão de Pesquisa, 30m²) - Aqui, estudantes de pós-graduação desenvolvem seus projetos;
- Labcom 6 - (Divisão de Pesquisa, 36m²) - Nele, experimentos baseados na radiação em bactérias são realizados.
Áreas de Atuação:
O professor Waslon Terllizzie Araújo Lopes tem suas atividades de pesquisa concentradas em quantização vetorial robusta, sistemas de comunicações sem fio, comunicações móveis, teoria das comunicações e processamento digital de imagens e sinais de voz, áreas em que tem mais de uma centena de trabalhos publicados em congressos, revistas e livros, nacionais e internacionais.
Projetos em Andamento:
Título:
Modelos de Propagação Aplicados à Localização em Telefonia Móvel Celular.
Descrição:
Desenvolver um sistema de localização de celulares, baseado na análise de modelos de propagação.
Objetivos Específicos:
Avaliar modelos de propagação aplicados a sistemas baseados em localização; Verificar, com uso de medições realizadas em campo, a aderência de modelos ao tipo de ambiente de propagação urbano, urbano denso, suburbano, campo e praia; Desenvolver um sistema de localização, baseado em Mensagens Curtas de Texto (Short Message Services - SMS).
Título:
Redes de Sensores sem Fio para Fins de Manejo da Irrigação em Plantios no Polo de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro.
Descrição:
O desenvolvimento do semiárido da região Nordeste é fomentado através da implantação de políticas públicas, como o Polo de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro, fundamentada na agricultura irrigada que utiliza grandes volumes de água, o que demanda uma gestão eficiente do seu uso. Uma das técnicas que podem contribuir para o uso eficiente deste recurso vital é a utilização de Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), uma tecnologia emergente que decide quando e quanto irrigar com base no sensoreamento da umidade do solo e que pode resultar em até 80% de economia de água. Assim, este projeto consiste em desenvolver e analisar a eficiência de uma RSSF aplicada ao manejo da irrigação em plantios do Polo de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro, através do sensoreamento da umidade do solo. O projeto está dividido em duas vertentes, a primeira é o desenvolvimento do hardware necessário para o funcionamento da RSSF e a segunda é o desenvolvimento do software que realizará a aquisição e análise dos dados obtidos através da rede. A união destes dois subprojetos culminará na aplicação da tecnologia em testes de campo, que serão realizados em culturas de uva, localizada na região. Como contribuição, pretende-se deixar a metodologia para gestão eficiente de recursos hídricos através do uso de RSSF, o incentivo de pesquisas nesta área de conhecimento e secundariamente a capacitação de recursos humanos habilitados a trabalhar e se especializar no desenvolvimento de novas soluções desta tecnologia.
Título:
Processamento e Transmissão Digital da Informação
Descrição:
O projeto contempla problemas diversos em processamento e transmissão digital da informação: codificação de fonte (codificação de voz e imagem), desempenho de esquemas de modulação digital sob desvanecimento (Rayleigh, Nakagami), complexidade computacional da quantização vetorial.
|