Descrição
dos Laboratórios:
Home Page: http://www.embeddedlab.org/
O Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva (Embedded) apresenta, ao longo da sua história, parcerias com grandes empresas. Por isso, é um ambiente propício para o desenvolvimento de trabalhos de graduação e pós-graduação em que os avanços na pesquisa acadêmica estão alinhados com as demandas da indústria. A equipe do Embedded é constituída de pesquisadores doutores, alunos de doutorado, mestrado e graduação. O ambiente físico do laboratório é distribuído entre laboratórios para pesquisa e desenvolvimento, laboratórios para disciplinas da graduação, biblioteca, e salas para alunos da pós-graduação. Há uma forte interação entre alunos de graduação e pós-graduação, com grande incentivo à formação de lideranças e profissionais inovadores.
Área
de Atuação:
O professor Saulo O. D. Luiz tem formação na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento dinâmico de energia, identificação de sistemas, e sistemas embarcados. A maioria dos trabalhos de graduação, pós-graduação ou de pesquisa e desenvolvimento orientados pelo professor Saulo O. D. Luiz tem como foco o gerenciamento de energia de dispositivos móveis, tais como smart phones, notebooks e netbooks. Como a capacidade das baterias em dispositivos móveis tem aumentado numa taxa inferior ao aumento de consumo de energia, o gerenciamento de energia se tornou um grande desafio para o projeto de dispositivos móveis.
Projetos
Atuais:
O professor Saulo O. D. Luiz faz parte da equipe do projeto de pesquisa e desenvolvimento Gerenciamento Dinâmico de Energia para Dispositivos Móveis, no qual também participam pesquisadores doutores, um aluno de doutorado, e alunos de mestrado e graduação. É um projeto interdisciplinar, em que é necessário o trabalho conjunto de pesquisadores de Computação e Engenharia Elétrica, devido à aplicação de técnicas de gerenciamento dinâmico de energia considerando tanto hardware quanto software. Devido a essa característica interdisciplinar, há no projeto uma intensa troca de experiências entre os pesquisadores de Computação e Engenharia Elétrica, além de forte ênfase na colaboração e trabalho em equipe.