Descrição
dos Laboratórios:
O Laboratório de Automação e Processamento de Sinais (LAPS) é voltado tanto para alunos da graduação como da pós-graduação. Na graduação o LAPS abriga as partes práticas das disciplinas de processamento de sinais e de redes de computadores, as duas ainda de forma embrionária. Permite também a realização de estágios curriculares e trabalhos de conclusão de curso bem como pesquisas de iniciação científica. O laboratório também é usado por alunos de mestrado e de doutorado que desenvolvem pesquisas nas áreas de processamento de sinais, modelagem de canais HF, rádio cognitivo, amostragem comprimida, rádio definido por software, segurança em sistemas RFID e análise de sinais de rádio frequência usando redes neurais artificiais.
Área
de Atuação:
As linhas de pesquisa atuais são a segurança de sistemas com baixa complexidade computacional, como por exemplo, os esquemas de identificação por rádio frequência (RFID) e a utilização de redes neurais artificiais para classificação de sinais de rádio frequência. Tem interesse também em códigos corretores de erro para canais de comunicações, classificação de textos e ráadio definido por software.
Projetos
Atuais:
O professor Bruno é membro participante do projeto denominado “Determinação do Estado Físico de
Conservação de Isoladores através de Técnicas de Rádio Frequência”. Isoladores de alta tensão emitem
sinais de rádio frequência devido principalmente ao efeito corona que surge na superfície desses isoladores. Diversos fatores influenciam no aparecimento do efeito corona, tais como a pressão do ar, a
umidade, a tensão aplicada, níveis de poluição, etc. A pesquisa pretende correlacionar o ruído eletromagnético irradiado com os níveis de poluição dos isoladores. O processo de classificação dos sinais
de interferência eletromagnética quanto aos níveis de poluição é baseado nas redes neurais artificiais.
O projeto tem a participação da Companhia Energética de Alagoas, o CESMAC de Alagoas e os laboratórios LAPS, LAT e LEMA da UFCG.