O IECOM E SUA TRAJETÓRIA DE PESQUISA
Uma Amostragem
Wamberto José Lira de Queiroz e Marcelo Sampaio de Alencar Departamento de Engenharia Elétrica - UFCG Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - IECOM wamberto@dee.ufcg.edu.br,
malencar@dee.ufcg.edu.br
Constituído em 1 de julho de 2003, o Instituto de Estudos Avançados em Comunicações, Iecom, é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e com sede no campus I da Universidade Federal de Campina Grande. Uma de suas finalidades é o desenvolvimento de pesquisas científicas em telecomunicações que contribuam para a formação de alunos de pós-graduação e de iniciação científica da UFCG e, consequentemente, para o desenvolvimento tecnológico nacional..
O corpo científico do Iecom é formado por pós-doutores, doutores, mestres, graduados e graduandos tanto da Universidade Federal de Campina Grande quanto de instituições parceiras. O grupo de pesquisa denominado Comunicações, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq, congrega a maioria dos pesquisadores residentes do instituto e foi formado em 1985.
Liderado pelos pesquisadores Marcelo Sampaio de Alencar e José Ewerton Pombo de Farias, o Grupo Comunicações atua, no âmbito acadêmico, investigando e desenvolvendo programas, pesquisas e projetos compatíveis com a ação educacional. No âmbito da sociedade, a atuação do Grupo traduz-se pela produção e prestação de serviços aos segmentos interessados, de modo a promover a integração Universidade-Sociedade, tendo sempre como meta uma melhor capacitação profissional da comunidade envolvida.
A estratégia do Grupo Comunicações inclui a realização de atividades abrangendo: 1. Produção científica e tecnológica, com diversas pesquisas realizadas desde 1985; 2. Formação de pessoal em cursos de graduação e pós-graduação, com dezenas de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado formados; 3. Divulgação de resultados de pesquisas em publicações e seminários, contando centenas de artigos publicados; 4. Trabalhos de extensão e colaboração com empresas públicas e privadas, sob a forma de assessoria técnica e cursos de treinamento, em particular com os setores de energia elétrica e telecomunicações, com dezenas de projetos com empresas realizados; 5. Cooperação com outros centros de pesquisa nacionais e internacionais, incluindo diversas palestras, reuniões técnicas e participação em bancas de mestrado e doutorado e 6. Cooperação com agências governamentais, como a Anatel.
O Grupo Comunicações tem contado com diversos convênios, cooperações e projetos com empresas e outras instituições, desde 1985, incluindo a Embratel, Tele Nordeste Celular, Chesf, California State University, University of Toronto, UPE, UFERSA, UFPE, Unicamp, CNPq Telemar, TNL PCS S.A., Siemens, Coelba, Alpargatas, Contol e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Dentre as linhas de pesquisa em desenvolvimento, pode-se citar:
Sistemas de Antenas inteligentes: Estudo de algoritmos e técnicas de processamento espacial de sinais por meio de arranjos lineares de antenas com o objetivo de eliminar interferências, aumentar o alcance e melhorar o desempenho dos enlaces de comunicações móveis. Essa linha de pesquisa é formada pelos pesquisadores Marcelo Sampaio de Alencar (UFCG), Wamberto J. L. de Queiroz (UFCG), Waslon Terllizzie A. Lopes (UFCG) e Manoel J. L. Alves (IESAM).
Redes de Sensores: Estudo de topologias e algoritmos eficazes para sensores conectados por enlaces sem fio com o objetivo de aprimorar processos de monitoramento e de transmissão de informações coletadas em ambientes sensoreados. Essa linha de pesquisa é formada atualmente pelos pesquisadores Marcelo Sampaio de Alencar, Waslon Terllizzie A. Lopes (UFCG) e pelo doutorando Marcelo Portela Sousa.
Processamento e Transmissão Digital de Voz e Imagem: São realizados estudos de algoritmos e métricas de avaliação de desempenho para sistemas de processamento de vídeo e imagem em sistemas de comunicações modernos. Essa linha é formada pelos pesquisadores Marcelo Sampaio de Alencar, Waslon Terllizzie A. Lopes, pelo doutorando Carlos D. M. Regis, pela aluna de mestrado Raíssa Bezerra Rocha e professor colaborador Francisco Madeiro (UPE).
Comunicações Móveis: Desenvolvimento de modelos para canais de comunicações móveis celulares. Estudo de técnicas que possam ser aplicadas a sistemas de comunicações móveis para propiciar a melhoria de seu desempenho e otimizar seu planejamento. Essa linha de pesquisa é formada pelos pesquisadores Marcelo Sampaio de Alencar, Wamberto J. L. de Queiroz, Waslon Terllizzie A. Lopes, Francisco Madeiro e pelo doutorando Rafael Lopes Fernandes.
Redes de Computadores e Redes Óticas: São estudadas tanto técnicas estocásticas de modelagem de parâmetros para a avaliação de desempenho dos sistemas que compõem as redes quanto algoritmos de controle de roteamento adaptativo e agregação de tráfego para obter melhoria de desempenho em relação a parâmetros como a probabilidade de bloqueio e a distribuição de carga entre os enlaces da rede. Essa linha de pesquisa é formada pelos professores Marcelo Sampaio de Alencar, José Ewerton Pombo de Farias (UFCG), Ewerton Rômulo Silva Castro (Iecom) e pelo doutorando Paulo Ribeiro Lins Júnior.
Cidades Inteligente: Consiste no estudo e planejamento de espaços urbanos ambientalmente balanceados, nos quais as pessoas possam trabalhar e ter suas necessidades e desejos razoavelmente satisfeitos no tocante aos serviços oferecidos pela infraestrutura urbana. O ambiente-alvo deve ser dotado de capacidade funcional sustentável, à prova de futuro. Uma cidade inteligente utiliza tecnologia para transformar a sua infraestrutura básica e otimizar o uso de energia e de outros recursos. Essa linha de pesquisa é formada pelos professores José Ewerton Pombo de Farias, Marcelo Sampaio de Alencar e pelos graduandos Ísis A. Lima e Raphael T. Alencar.
Além da atuação em pesquisa e projetos em parceria com empresas, o Iecom tem atuado consideravelmente na divulgação da ciência e tecnologia no País. Com o know-how de ter editado por quatro anos a revista da Sociedade Brasileira de Comunicações, o Iecom edita atualmente a recém lançada Revista de Tecnologia da Informação e Comunicação - RTIC e mantém três portais eletrônicos. O portal da RTIC disponibiliza os arquivos em pdf dos artigos publicados na versão impressa e as regras e orientações de publicação. O portal do Iecom mantém uma lista importante tanto de eventos acadêmicos quanto notícias do dinâmico mercado de telecomunicações e o portal Difusão Científica disponibiliza artigos, teses, dissertações e informações sobre estilo de escrita de trabalhos científicos. Os três portais podem ser acessados, respectivamente, nos endereços iecom.dee.ufcg.edu.br/~reviecom, www.iecom.org.br e www.difusaocientifica.com e, sem dúvida, representam um pequena parte do esforço contínuo dos que fazem a sociedade Iecom para o crescimento das telecomunicações no País.
Profs. Wamberto Queiroz e Marcelo Sampaio
|