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A iniciação científica e sua importância na graduação


Nos dias 25, 26 e 27 de outubro ocorreu o VIII Congresso de Iniciação Científica da UFCG que, em paralelo ao VI Encontro de Extensão Universitária da UFCG, constituiu o Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão da UFCG.

Nesse evento, os bolsistas, voluntários e professores orientadores vinculados ao PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIBIC EM tiveram a oportunidade de mostrar à sociedade acadêmica os resultados e experiências adquiridos no último período de atividades relacionadas à pesquisa relativas a diversas áreas do conhecimento.

A iniciação científica é uma atividade em que o aluno tem a oportunidade de aprofundar conhecimentos em uma área específica, testar e pôr em prática métodos e teorias, além de obter conhecimentos que não são apresentados em sala de aula. É no desenrolar da pesquisa que o graduando terá a experiência de lidar com o desconhecido e, junto com o professor orientador, encontrar as melhores e mais viáveis soluções para os desafios encontrados ao longo de um ano de atividades.

A pesquisa oferece ao estudante o desenvolvimento da habilidade da escrita, por meio de apresentação de resultados e métodos em relatórios e artigos científicos. Os programas desse ramo visam estimular os estudantes de graduação a continuarem sua carreira academia em um mestrado e doutorado e contribuir para a redução do tempo médios desses alunos na pós-graduação.

No ano passado, foi concedido à UFCG o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na categoria Mérito Institucional, como a instituição participante do PIBIC com maior índice de egressos do programa titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela CAPES.

Os alunos participantes dos programas PIBIC e PIBITI, em particular, apresentam seus resultados parciais após seis meses de pesquisa no Workshop PIBIC/PIBITI e seus resultados finais no Congresso já citado. Apesar dos dois eventos serem importantes no âmbito de permitir ao orientando expor seus resultados publicamente, tais programas ainda carecem da prática de comunicação em público, cabendo ao estudante junto ao professor orientador ter a iniciativa para complementar o programa.

Portanto, a iniciação científica constitui uma atividade que complementa a graduação e garante ao aluno um amadurecimento na formulação de problemas, no âmbito de ir ao encontro de soluções, coletar e analisar dados. Além disso, consiste no primeiro passo para quem almeja a carreira acadêmica.

Felipe Fideles





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