Mundo Acadêmico - Canadá
Daniel Abrantes Formiga
Cataratas do Niágara e CN Tower são duas grandes atrações turísticas do Canadá. Mas não há somente esse tipo de atração; há também a educacional. O país possui um dos melhores polos de pesquisa do mundo, a Universidade de Toronto (U of T), que chama a atenção dos estudantes canadenses e de outros lugares do mundo.
A Universidade de Toronto é uma das poucas universidades que estão entre as 27 primeiras nas seis áreas de estudo: Artes e Humanidades; Engenharia e Tecnologia; Ciências Sociais; Ciências Biológicas; Ciências Físicas e Saúde, segundo o Times Higher Education. Na área de Engenharia e Tecnologia, ela ocupa a 22ª posição. A U of T é composta por três campus: Downtown Toronto (Saint George), Mississauga e Scarborough.
Campus de Downtown Toronto
Particularmente, falando do curso de Engenharia Elétrica, tem-se que os dois primeiros anos são compostos por disciplinas do básico de Matemática e Física, e daquelas que introduzem conceitos essenciais para o curso, como o de circuitos elétricos, eletrônica, telecomunicações. A partir do terceiro ano, os alunos podem escolher as disciplinas que irão cursar de acordo com sua área de interesse, que pode está entre Engenharia Biomédica, Telecomunicações, Engenharia da Computação, Eletromagnetismo, Eletrônica, Sistemas de Energia, Fotônica e Controle de Sistemas.
Os alunos possuem um cartão de identificação, o T-Card, que também serve como um cartão pré-pago, em que se deposita o dinheiro nele em máquinas na universidade, utilizando-o para imprimir materiais, fazer refeições no campus. Dependendo do número de créditos de disciplinas que o aluno colocar no período, ele ganha uma cota de impressão grátis que vai sendo descontada do seu T-Card.
T-Card
No campus de Downtown Toronto, a biblioteca, Robarts Library, possui vários computadores que podem ser usados pelos alunos para estudo, bastando apenas que usem o número do seu T-Card como login e uma senha. Lá há várias salas de estudo, em que o silêncio realmente é prezado. Se os estudantes quiserem estudar em grupo, é necessário que reservem salas específicas. Além de contar com um grande acervo de livros e parte dela funcionar 24 horas por dia.
Robarts Library
Há também outros locais do campus que possuem salas de estudo. Em algumas delas, estão presentes equipamentos que podem ser utilizados para fins experimentais, como osciloscópios, gerador de sinais. E se o aluno quiser fazer algum projeto, por exemplo, com placas FPGA, basta que ele reserve o laboratório para isso.
Cada disciplina tem os TAs (Teaching Assistants) que corrigem exercícios, provas, dão monitoria e aulas quando o professor não pode, auxiliam nos laboratórios, restando para o professor mais tempo para se dedicar à pesquisa.
É comum que cada disciplina possua duas provas, o midterm e o final exam, realizada no meio e no final do período, respectivamente, ficando a cargo do professor escolher se fará mais alguma prova. Além das provas, outros fatores que contribuem para a nota final do aluno são as atividades feitas nos laboratórios e os exercícios, projetos e quizz — espécie de questionário — que devem ser entregues. As datas dos exames de recuperação são informadas pela universidade na metade do semestre e não há prova de reposição, salvando motivos de força maior.
Percebe-se uma notória diferença entre o sistema universitário da U of T, em relação às universidades brasileiras. Outro fato interessante é que os alunos conseguem facilmente estágios em grandes empresas multinacionais: “De vez em quando falo com alguém que estagiou na IBM, na Altera.”, afirmou o ex-petiano Arthur Cruz de Araújo, que está cursando parte de sua graduação em Engenharia Elétrica nessa universidade. Por ser uma instituição privada, é necessário que se pague para usufruir de todas as oportunidades oferecidas pela University of Toronto .
Outras duas grandes universidades do Canadá são: University of British Columbia e McGill University.
Para mais informações sobre as universidades citadas, acesse:
Agradeço a Arthur Cruz por toda a colaboração dada na criação dessa nova edição do mundo acadêmico!