Sobre o processo de ensino e aprendizagem na
disciplina Análise de Sinais e Sistemas
Professora Luciana Ribeiro Veloso
Análise de sinais e sistemas é uma disciplina obrigatória para todas as áreas e possui os seguintes objetivos: Introduzir as ferramentas matemáticas utilizadas para representar, analisar e projetar sinais e sistemas nos domínios do tempo contínuo e discreto; preparar o aluno para realizar análise e projeto de sinais e sistemas no domínio do tempo e da frequência e dar as condições necessárias para o aluno cursar disciplinas mais avançadas nas diversas ênfases do curso de Engenharia Elétrica.
Eu leciono esta disciplina desde 2011 quando ensinava no curso de Engenharia Elétrica da UFPB. E, desde então, venho ensinando esta disciplina em todos os períodos subsequentes, tanto na UFPB quando agora na UFCG.
O meu primeiro contato com este conteúdo foi numa antiga cadeira denominada “Matemática Aplicada”, ministrada pelo departamento de Matemática da UFPB. No mestrado, tive oportunidade de cursar a então disciplina de Análise de Sinais e Sistemas com o Professor João Marques de Carvalho, que era meu orientador no mestrado. Portanto, tinha a obrigação de ter um bom desempenho, de demonstrar meu potencial. Para tanto, fiz e refiz todos os exercícios disponíveis no livro texto. Foi nessa época que me apaixonei por essa disciplina.
O grande desafio no ensino é motivar os alunos a estudarem uma disciplina que aborda um conjunto de ferramentas matemáticas e desmistificar, por exemplo, a operação de convolução, que muitos veem como uma operação complicadíssima de resolver. Nas aulas tento acompanhar cada aluno, encorajando-os a fazerem os exercícios propostos para que as dúvidas possam ser esclarecidas, não acumulando matéria. Esta é uma disciplina que necessita que os alunos se dediquem e resolvam muitos exercícios para fixação dos conceitos.
_________________________________________________________________________________________________________________________
|