Sobre o processo de ensino e aprendizagem na
disciplina Introdução à Ciência dos Materiais
Professora Laura Hecker de Carvalho
Há uma enorme diferença entre o que eu acreditava que seria, e o que me tornei a partir das oportunidades e escolhas de vida. Ao fazer este relato, parece que escuto aquela música do Zeca Pagodinho - ... deixa a vida me levar, vida leva eu... - ou, como diria Fernanda Young, para quem se matriculou em engenharia química, jornalismo e educação física como as três primeiras opções no vestibular.... Até que não está mal.
Mas vamos aos fatos.... Ou como vim parar aqui....
A criança que almejava ser veterinária tornou-se atleta de elite na modalidade de saltos ornamentais. Com o esporte aprendi o valor da disciplina, da determinação e da perseverança. Aprendi a não esperar resultados imediatos e comprovei que bons resultados sempre surgem para aqueles que se dedicam. Aprendi a estabelecer metas a curto e a longo prazo, a não almejar o impossível e a desfrutar as minhas realizações.
Por meio do esporte que fui para o Canadá tentar participar dos Jogos Olímpicos de 1976 e por causa dos estudos é que lá permaneci, realizei e concluí toda a minha formação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado) em química.
Foram nove anos formadores (dos meus 20 aos 29 anos de idade) no Canadá, quando os interesses atléticos deram lugar ao interesses acadêmicos e científicos. No Canadá encontrei meu marido e por isto vim para Campina Grande onde eu também me tornei professora Universitária e pesquisadora na área de polímeros.
Iniciei minha carreira acadêmica na então UFPB em 1985, junto ao Departamento de Engenharia de Materiais.
Nesses 28 anos de ensino foram várias as disciplinas ministradas, entre as quais estão:
Introdução à Ciência dos Materiais; Teoria dos Materiais; Introdução a Polímeros; Estrutura e Propriedades de Polímeros; Síntese de Polímeros; Tecnologia de borrachas; Compósitos e blendas poliméricos.
A disciplina Introdução à Ciência dos Materiais, ministrada para os alunos de Engenharia Elétrica, é talvez uma das disciplinas mais completas e desafiadoras que já ministrei. Trata de correlacionar os efeitos da estrutura, composição e processamento nas propriedades de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos. As propriedades (mecânicas, térmicas, óticas, elétricas,magnéticas e degradação) dos materiais são fortemente influenciadas por sua composição, processamento e condições ambientais e de uso. Conhecer essas propriedades e como são afetadas permite ao engenheiro melhor entender o comportamento e variação das propriedades dos materiais durante o uso e melhor estimar sua vida útil. A disciplina dá ao aluno uma base científica sólida para discutir com outros profissionais os critérios de escolha de materiais a serem utilizados nas mais diversas aplicações.
_________________________________________________________________________________________________________________________
|