Sobre o processo de ensino e aprendizagem na 

disciplina Processos Estocásticos


Prof. Bruno Barbosa Albert


Processos Estocásticos é uma disciplina com uma característica interessante, é extremamente fácil para alguns alunos e incompreensível para outros, parecendo não haver um meio termo. Alguns alunos dizem que até o nome da disciplina assusta, talvez se a chamássemos de Processos Aleatórios, usando o latim ao invés do grego, o bicho não parecesse tão feio. Brincadeiras à parte, Processos Estocásticos é uma extensão natural da teoria de probabilidades em que o conceito de variáveis aleatórias é estendido para o de sinais aleatórios. Por serem, em geral, funções do tempo, esses sinais descrevem a evolução de sistemas no tempo e daí segue o termo processos.

A importância de Processos Estocásticos na Engenharia Elétrica foi amplificada com o surgimento dos computadores, o que permitiu que muitas das suas aplicações se tornassem realidade como, por exemplo, o filtro de Kalman que foi usado pela Nasa nas naves do projeto Apollo.                 

Essa disciplina passou a ser obrigatória para todos os alunos de Engenharia Elétrica a partir da reformulação da estrutura curricular de 1999, devido principalmente às ênfases de Telecomunicações e de Automação e Controle, que sentiram a necessidade de que os Engenheiros Eletricistas formados pela UFCG tivessem condições de resolver problemas e de projetar sistemas que envolvam grandezas aleatórias. Processos Estocásticos é uma disciplina ofertada pelo Departamento de Matemática e Estatística e inicialmente foi lecionada por professores desse departamento. No sentido de adequar o conteúdo da disciplina com o curso de Engenharia Elétrica ela passou para as mãos dos professores do DEE.

Leciono a disciplina desde o primeiro período de 2005 e confesso que tive uma ajuda inestimável do Prof. Francisco Marcos, o Major, que vinha lecionando Processos há algum tempo. Preparar uma disciplina nem sempre é uma tarefa fácil e requer sempre modificações e atualizações e na minha experiência só depois de três semestres o professor fica confortável com o assunto e com a dinâmica das aulas. Nesse período de adaptação os alunos tem um papel importante no retorno que é dado ao professor, tanto pelas críticas mais formais, bem como pelos cometários informais que eles deixam escapar quando pensam que o professor não está escutando.

O meu primeiro contato com Processos Estocásticos foi no curso de Mestrado aqui na UFCG, na época UFPB Campus II, com o Prof. Antão Moura, que também terminou sendo meu orientador. A motivação principal foi a necessidade de compreender e analisar os sistemas de comunicações analógicos e digitais incluindo aí as redes de computadores. Isso faz mais de 30 anos. Imaginaram o trabalho que me deu recuperar esse conhecimento e passar de um modo didático para os alunos?  

O grande desafio no ensino, particularmente de Processos Estocásticos, é motivar os alunos para o estudo da disciplina. Estou convencido de que aulas meramente expositivas e com duas horas de duração é uma batalha inglória, tanto para o professor quanto para o aluno. Aulas menores, como dizem os especialistas no assunto, são mais proveitosas. O uso de novos recursos eletrônicos, como projetores, podem ajudar, mas ainda caem no mesmo dilema anterior. A internet pode ser uma aliada, quando bem explorada, exemplos como a da Khan Academy, a da Universidade de Stanford e a do Prof. Jacques Sauvé do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG, que permitem ensino a distância, são um bom começo. O uso de programas de computador que simulam sistemas que envolvam grandezas aleatórias permitem fixar os conceitos aprendidos, também é um recurso a se considerar. Confesso que ainda estou tateando nessa seara.

Essa é uma disciplina básica que abre as portas para um conhecimento que muitas vezes não é intuitivo e que é bastante útil para uma compreensão mais precisa do mundo em que vivemos e, de um modo mais restrito, da Engenharia Elétrica.



_________________________________________________________________________________________________________________________

Relatos Anteriores