N. 93 Ano X, 2017


Pic 1

A Classe abnTeX2

Formatação de trabalhos técnicos científicos brasileiros de acordo com as normas da ABNT. 

ler mais...


Pic 1

Srinivãsa Aiyangãr Rãmãnujan

Conheça a história do homem que viu a matemática como uma parte inerente ao seu ser, desenvolvendo teorias que até hoje contribuem para a expansão das fronteiras científicas.

ler mais...


Pic 1

Noções de Verificação Funcional para Circuitos Digitais

O projeto de fabricação de um circuito digital envolve várias fases, das quais merece destaque a verificação funcional. Essa é uma metodologia que pode mostrar se o objetivo de um hardware foi conservado.

ler mais...


Pic 1

Segurança Cibernética Contra Ataques Terroristas

Ataques terroristas acontecem de forma inesperada e atingem quase todos os sistemas de segurança pública. Entretanto, por mais secreto que essas atividades sejam, é possível detectar padrões e analisar sinais que os grupos terroristas deixam ao divulgar seus conteúdos na rede para prevenir novos atentados. 

ler mais...


N. 92 Ano X, 2017


Pic 1

Universos Paralelos

A ideia de Universos Paralelos é retratada, muitas vezes, como puramente ficcional. Porém, por trás de muitas dessas ideias, existe um grande embasamento científico que as sustentam. 

ler mais...


Pic 1

Estabilidade de Tensão e o Gerenciamento dos Sistemas Elétricos de Potência

Dentre os diversos fenômenos que afetam a qualidade de energia, um vem ganhando particular atenção dentro da comunidade científica – a estabilidade de tensão. Aqui é abordado como esse tema influencia nas atividades de expansão e de operação dos sistemas elétricos de potência.

ler mais...


Pic 1

Os Bernoulli: Sobrenome, Matemática e Intrigas

Nenhuma outra família contribuiu tanto para o progresso e o desenvolvimento científico. Os Bernoulli têm sua história permeada por louvores acadêmicos e disputas internas.

ler mais...


Pic 1

Bitcoin: A Criptomoeda Descentralizada

Entenda como funciona o protocolo Bitcoin e o que acontece nos bastidores das transações virtuais dessa moeda que sofreu uma valorização de 140% apenas em 2017. 

ler mais...


N. 91 Ano X, 2017


Pic 1

Multitarefas: A Era da Distração

Você já parou para pensar que estamos sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo? A obsessão pela tecnologia nos tornou seres humanos multitarefas, mas isso é bom ou ruim? 

ler mais...


Pic 1

Eventos Internacionais

Os congressos internacionais são ambientes prósperos de ideias. Nesses encontros notáveis, divulgam-se os avanços alcançados e se constrói, conjuntamente, o futuro da tecnologia. Esteja a par de próximos eventos que ocorrerão em 2017.

ler mais...


Pic 1

O ponto de Cartesius

Entenda melhor a dúvida de René Descartes na obra o Discurso sobre o Método e como esse método influenciou a Geometria analítica.

ler mais...


Pic 1

A Inteligência Social do Político e Cientista Norte-Americano Benjamin Franklin

Muito mais do que a face estampada na nota de cem dólares, Benjamin Franklin influenciou a evolução do pensamento humano em diversas áreas do conhecimento 

ler mais...


N. 90 Ano X, 2017


Pic 1

O Quarto de Mary

Imagine uma cientista que apenas enxergou um mundo preto e branco, mas que é uma expert na neurofisiologia da visão. Se um dia, ela vir cores, aprenderá algo novo? Entenda sobre esse experimento filosófico que questiona sobre a necessidade das percepções sensoriais na construção do conhecimento. 

ler mais...


Pic 1

Conversores AD - Levando o Mundo Real para o Computador

Veja como os nossos computadores processam informações e como os sinais reais são interpretados pelas máquinas.

ler mais...


Pic 1

Perdas de Energia

Conheça os principais motivos e tipos de perdas da geração ao consumo da energia elétrica.

ler mais...


Pic 1

Eletricidade versus Insegurança

A adesão da eletricidade como um dos principais meios de desenvolvimento e qualidade de vida trouxe uma série de benefícios para o dia a dia do homem. Entretanto, para se privilegiar desse bem, é necessário ter conhecimento dos perigos aos quais uma pessoa é submetida ao usar equipamentos e redes elétricas. 

ler mais...


N. 89 Ano X, 2017


Pic 1

A Necessidade da Alfabetização Científica

Não é novidade que a Ciência e a Tecnologia estão presentes de diversas formas na nossa cultura, resultando em um modelo de sociedade totalmente dependente de seus avanços e em um diferente modo de ver e viver a realidade. Mas quanto à sociedade sabe sobre esses avanços? Qual a importância de divulgá-los? 

ler mais...


Pic 1

Baterias Powerwall e o Futuro da Matriz Energética Global

Uma nova era na distribuição de energia elétrica se aproxima: o consumidor poderá produzir energia, armazená-la e vendê-la para a concessionária da forma que lhe for conveniente.

ler mais...


Pic 1

Aparelhos Auditivos: Acessibilidade e Futuro

A utilização de aparelhos auditivos como tratamento para determinados níveis de surdez vem se modernizando e apresentando soluções cada vez mais eficientes, acessíveis e conectadas

ler mais...


Pic 1

A História do Telefone Celular

A evolução do Walkie-Talkie até os mais modernos Smartphones, em meio à burocracia do governo americano e à disputa entre as empresas de telefonia celular. 

ler mais...


N. 88 Ano X, 2017


Pic 1

Matéria Programável

O homem cada vez mais perto de programar as moléculas que compõem a matéria do seu dia a dia. 

ler mais...


Pic 1

Matéria Escura e Energia Escura

A matéria como conhecemos – átomos, moléculas, humanos, aviões e estrelas – compõe menos de 5% do Universo observável. A matéria escura, responsável por 80% da massa total do Universo, possibilita a formação de galáxias. A energia escura, compondo quase 70% da energia do Universo, causa a expansão acelerada deste.

ler mais...


Pic 1

A Influência da Ficção Científica no Mundo Tecnológico Real

Como a época de maior desenvolvimento tecnológico da história da humanidade é afetada pela imaginação de homens e mulheres empenhados em criar, não tecnologia,mas arte.

ler mais...


Pic 1

Viajando na Velocidade da Luz – Parte II

Constantemente, a engenharia transforma ficção científica em realidade. Grandes inventos mudam o curso da História. Conheça a saga da criação do telefone e os inventores por traz desse feito. 

ler mais...


N. 87 Ano X, 2017


Pic 1

E se a Lua desaparecesse?

Entenda como poderia ser a vida na Terra sem o mais belo e próximo astro, que inspirou não apenas músicos e poetas, como também os primeiros passos da astronomia. 

ler mais...


Pic 1

E = mc²: Origens

Para chegar até a sua mais famosa equação, Einstein precisou utilizar todo conhecimento desenvolvido por vários cientistas, eliminando, modificando e introduzindo novos conceitos na física sobre o que é física.

ler mais...


Pic 1

Hidrogênio Metálico: Enfrentando o Rigor Científico

Uma publicação de cientistas de Harvard que, se confirmada, promete grandes avanços tecnológicos. Contudo, faltam evidências para que se possa afirmar a produção do Hidrogênio Metálico.

ler mais...


Pic 1

Evolução das Redes de Telefonia Celular

Entenda como a tecnologia responsável pelo funcionamento dos telefones celulares evoluiu desde sua origem e quais as expectativas para seu futuro. 

ler mais...


Pic 1

Sobre a Lente de Gigantes

Conheça sobre a evolução da física da óptica ao longo da história, bem como os cientistas envolvidos nesse processo e sobre os problemas enfrentados para que hoje possamos ter aparelhos que amplificam a visão de maneira surpreendente. positivamente o país. 

ler mais...


N. 86 Ano X, 2017


Pic 1

Stress: Use-o a Seu Favor

Veja o mal que o stress pode causar no corpo humano, como isso acontece, como evitá-lo e também como usá-lo ao seu favor sempre que possível. 

ler mais...


Pic 1

Limites Físicos da Exploração Espacial

O que nos impede de conhecer o resto do Universo? Até onde a tecnologia humana é capaz de nos levar?

ler mais...


Pic 1

A Sétima Arte e o Mundo Digital

A chegada do cinema digital provocou uma revolução no modo de produção e de consumo do tradicional entretenimento inventado pelos irmãos Lumière.

ler mais...


Pic 1

Captação de Energia Por Meio de Ondas Eletromagnéticas

Mais um elemento da Colheita de Energia, a obtenção de energia de ondas eletromagnéticas é uma maneira sustentável e pode ser aplicada em diversos dispositivos móveis. 

ler mais...


Pic 1

Armazenamento de Dados: da Pedra Lascada ao Diamante

Armazenar algum tipo de informação, seja ela temporária ou permanente, sempre foi objeto de estudo do homem desde início das civilizações. Descubra como uma das pedras mais valiosas do planeta pode revolucionar o processamento de dados. positivamente o país. 

ler mais...


N. 85 Ano X, 2017


Pic 1

Corrente Alternada versus Corrente Contínua: A Batalha entre os Gênios da Eletricidade

Conheça o maior debate da história da eletricidade. O debate que levou energia elétrica ao mundo. 

ler mais...


Pic 1

Viajando na Velocidade da Luz – parte I

Sinais Elétricos. Impulsos capazes de transportar o pensamento humano na velocidade da luz. Descubra como começou essa revolução na comunicação e quem foram os empreendedores do passado que mudaram o mundo com seus inventos.

ler mais...


Pic 1

Um Vanguardista Fora de Época

Muito conhecido por suas pinturas e obras de arte, Leonardo da Vinci merece hoje destaque por suas grandes invenções e estudos em áreas da ciência e engenharia.

ler mais...


Pic 1

Computadores Quânticos: Revolução no Processamento de Algoritmos

Uma máquina microscópica capaz de resolver em um curto intervalo de tempo o que as máquinas mais poderosas não são capazes de solucionar em um tempo praticável. 

ler mais...


Pic 1

Voltech Consultoria e Projetos Elétricos

Conheça a mais nova entidade do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Um fruto do movimento jovem que promete transformar positivamente o país. 

ler mais...


N. 84 Ano IX, 2016


Pic 1

A Encantadora de Números – Ada Lovelace

Como o projeto do primeiro algoritmo computacional da história influenciou no desenvolvimento da tecnologia.

ler mais...


Pic 1

Eye Tracking: Muito Além do que os Olhos Podem Ver

A captura dos movimentos oculares estabelece uma potente interface homem-computador que nos permite analisar com precisão diversas situações e extrair dados cada vez mais precisos.

ler mais...


Pic 1

Estruturas Robóticas Simples: Aplicações e Comportamentos com Base nos Veículos de Braitenberg

Entenda como estruturas simples podem apresentar comportamentos incríveis e proporcionar várias aplicações.

ler mais...


Pic 1

Eletrônica de Potência: Importância e Aplicações no Cotidiano

Sem essa tecnologia, motores elétricos não funcionariam em sua capacidade total e as energias renováveis, como a solar e a eólica, não poderiam ser conectadas à rede elétrica. 

ler mais...


N. 83 Ano IX, 2016


Pic 1

A Importância da Matemática para a Engenharia Elétrica

Um panorama da distribuição dos temas da Matemática apresentados nos três anos do ensino médio e sua correlação com as disciplinas da grade curricular de Matemática e do Núcleo Profissionalizante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande.

ler mais...


Pic 1

O Impacto da Lâmpada Elétrica na Física Quântica

Entenda como a lâmpada elétrica de Thomas Edison revolucionou o entendimento dos conceitos da Física Clássica e reformulou as ideias básicas da realidade.

ler mais...


Pic 1

Fusão Nuclear: o Sol em uma Garrafa Magnética

O primeiro passo da humanidade para a exploração do Universo.

ler mais...


Pic 1

A Quarta Revolução Industrial está Apenas Começando

A era da internet transformou o mundo que conhecemos. Indispensável em nosso cotidiano, ela se torna cada vez mais crucial à medida que incorpora a Computação na Nuvem e a Internet das Coisas aos sistemas digitais. Um mundo de possiblidades e inovação nasce com os sistemas ciber-físicos. 

ler mais...


N. 82 Ano IX, 2016


Pic 1

As Forças Fundamentais da Natureza

Como é possível que prótons fiquem tão próximos entre si num núcleo atômico sem que esse se despedace sob a enorme força repulsiva de duas cargas positivas? Como é feita a datação a partir do carbono-14? Essas perguntas são relacionadas às Quatro Forças Fundamentais que regem o Universo. Conheça mais sobre seu funcionamento por meio da Física Quântica.

ler mais...


Pic 1

O Magnetismo e a Existência da Vida no Planeta Terra

Imãs de geladeira, autofalantes, bússolas, liquidificadores. Qualquer um já esteve em contato com fenômenos magnéticos, no entanto, o que poucos sabem é que a vida na Terra depende de um campo magnético.

ler mais...


Pic 1

Missão Apollo 11

O primeiro passo da humanidade para a exploração do Universo.

ler mais...


Pic 1

Ethical Hackers: os seguranças virtuais

Entenda como trabalham os profissionais responsáveis por verificar e sugerir mudanças na segurança de sistemas virtuais a fim de protegê-los de pessoas mal intencionadas.

ler mais...


N. 81 Ano IX, 2016


Pic 1

A Seta do Tempo, Entropia e Caos

Por que nós nos lembramos do passado, mas não do futuro? Pelo mesmo motivo que nós nascemos, vivemos e depois morremos, sempre necessariamente nessa ordem. Sempre. A resposta está relacionada com a natureza do tempo.

ler mais...


Pic 1

Solar Tree

Conheça as árvores sem folhas que estão revolucionando a forma de captar energia solar e sofisticando cada vez mais os ambientes.

ler mais...


Pic 1

Realidade Aumentada - RA

Chegou o momento em que as aplicações computacionais permitem ao usuário a interação em tempo real, em um ambiente tridimensional com dispositivos multissensoriais, para atuação ou feedback.

ler mais...


Pic 1

Quebrando Limites: um pouco do Overclock

Sistemas de refrigeração com nitrogênio líquido, sucessivas quebras de recordes de processamento e máximo desempenho de hardware: Um pouco do que é o overclock.

ler mais...


N. 80 Ano IX, 2016


Pic 1

Stephen William Hawking

Conheça a história do homem que mudou a compreensão do Universo do início ao fim.

ler mais...


Pic 1

Claude Elwood Shannon: o Gênio por Trás dos Circuitos Lógicos

Como um Engenheiro Eletricista e Matemático associou, brilhantemente, a lógica booleana à construção de circuitos elétricos e criou um método revolucionário para o desenvolvimento dos circuitos digitais.

ler mais...


Pic 1

Tecnologia a serviço da segurança

Como o desenvolvimento de dispositivos e a inserção de tecnologias têm influenciado e oferecido mais segurança à vida das pessoas.

ler mais...


Pic 1

Simulações Computacionais Robóticas

Entenda a importância das simulações para o desenvolvimento da robótica e conheça os mais famosos softwares de simulação usados atualmente.

ler mais...


N. 79 Ano IX, 2016


Pic 1

Supercondutores e o Sulfeto de Hidrogênio

Uma descoberta que abriu novas possibilidades sobre supercondutores, as expectativas de pesquisa científica e as aplicações no transporte público.

ler mais...


Pic 1

Megadados e Inteligência Artificial

O estudo e desenvolvimento dos megadados permitirão a criação de novas tecnologias, entre elas a superinteligência artificial, que possui potencial para ser a última invenção humana.

ler mais...


Pic 1

Diagnóstico no ponto de atendimento

Conheça os aparelhos eletromédicos que possibilitam a realização de análises clínicas de forma rápida permitindo o diagnóstico dos pacientes no ponto de atendimento e como as redes sociais podem ajudar no monitoramento de locais de risco de focos de doença, levando a tecnologia de ponta para mais perto dos pacientes.

ler mais...


Pic 1

Entenda e Adapte-se ao Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas

Desde 2011, o Inmetro adota um novo modelo mais seguro e inovador de plugues e tomadas, entretanto é comum ver residências que ainda não se adaptaram ou até brasileiros que sequer entendem o motivo das mudanças.

ler mais...


Pic 1

V Dia da Engenharia Elétrica: Teoria e Prática – Formação do Engenheiro para o Mercado de Trabalho

Um panorama do evento que tem se firmado no Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG como um espaço para a discussão de temas importantes para integração entre formandos e formados pela graduação em Engenharia Elétrica em Campina Grande.

ler mais...


N. 78 Ano IX, 2016


Pic 1

Ciência: coisa de menina

Desigualdade de gênero no universo das ciências exatas e tecnológicas é provocada, principalmente, pelos estereótipos culturais.

ler mais...


Pic 1

Cirurgia Robótica: uma parceria auspiciosa entre a Medicina e a Engenharia

Este ano, tanto a área médica como a da engenharia entraram em êxtase após o sucesso da performance de um robô autônomo em uma cirurgia em tecido macio vivo. Entenda como isso foi apenas o começo e o motivo de que os robôs não irão substituir os cirurgiões humanos em um futuro próximo.

ler mais...


Pic 1

A Internet das Coisas aplicada à Medicina e aos Cuidados com a Saúde

Vida longa e próspera. Conheça como essa tecnologia pode revolucionar os cuidados com a saúde.

ler mais...


Pic 1

Cooperação entre Robôs

Como formigas e cardumes de peixes inspiraram a nova era da robótica, e como a evolução dos sistemas de sensoriamento e algoritmos computacionais permitiu surgir equipes de robôs que atuam de forma conjunta e autônoma.

ler mais...


Pic 1

O futuro do transporte ferroviário

Uma breve explicação do funcionamento de um dos meios mais promissores para o transporte público do futuro.

ler mais...


N. 77 Ano IX, 2016


Pic 1

Antimatéria: do Mar de Dirac aos Aceleradores de Partículas

A evolução da antimatéria durante o século XX, como ela é estudada no século XXI e os desafios futuros para a física de partículas.

ler mais...


Pic 1

Semáforos: imprescindíveis ou dispensáveis?

É possível um retorno às ruas de antigamente sem semáforos e sinalizações?

ler mais...


Pic 1

Novos painéis fotovoltaicos captam energia de gotas de chuva

Uma aplicação do grafeno que pode viabilizar ainda mais a obtenção de energia renovável a partir de painéis fotovoltaicos.

ler mais...


Pic 1

O fracasso da Fosfoetanolamina

Como um químico que utilizava a fosfoetanolamina em oxidações eletrocatalíticas sobre microeletrodos de cobre conseguiu induzir a crença de cura do câncer dessa substância na população, no executivo e no legislativo.

ler mais...


N. 76 Ano IX, 2016


Pic 1

Carl Edward Sagan

O homem que trouxe o Cosmos à sociedade.

ler mais...


Pic 1

Algoritmos de Roteamento

Desvendar a complexidade de um problema por meio da matemática é uma arte que Edsger Dijkstra soube desenvolver bem, partindo de uma situação de cálculo de estradas para cálculos de rotas do fluxo de dados na internet.

ler mais...


Pic 1

Luz: princípios e influências da polêmica Newton-Huygens

Estudo da natureza da luz, aplicação da dualidade onda-partícula e como se chegou à concepção de luminosidade que se tem na atualidade.

ler mais...


Pic 1

Programas de exploração espacial

A busca pelo conhecimento sobre o espaço que cerca a humanidade.

ler mais...


Pic 1

Pesquisa e desenvolvimento de novos ímãs permanentes

Com grandes potencialidades cientificas, técnicas e econômicas, cresce no país o interesse por ímãs permanentes de BH elevado.

ler mais...


Pic 1

Um pouco do que é o PET

Uma descrição sucinta sobre o PET e o relato da experiência de um petiano.

ler mais...


N. 75 Ano IX, 2016


Pic 1

O Som do Cosmos

O que Albert Einstein teorizou em 1915, na Teoria Geral da Relatividade, finalmente foi comprovado. As Ondas Gravitacionais existem e trouxeram uma nova forma de entender o Universo e, talvez, a nós mesmos.

ler mais...


Pic 1

Nanotecnologia e a Medicina Invisível

Enquanto Eric Drexler popularizou a palavra "nanotecnologia" nos anos 80, referindo-se à construção de máquinas à escala molecular, de apenas uns nanometros de tamanho: motores, braços de robô, ou até computadores inteiros, muito menores do que uma célula. A tecnologia convencional estava a desenvolver a capacidade de criar estruturas simples à escala reduzida, mas com o potencial inimaginável no tocante ás suas aplicações.

ler mais...


Pic 1

Li-Fi: a rede sem fio do futuro

Entenda o funcionamento básico da tecnologia com o potencial de substituir a amplamente usada Wi-Fi.

ler mais...


Pic 1

Arduíno: uma breve introdução

Conheça-os melhor e saiba qual deles é o mais indicado para seu projeto.

ler mais...


Pic 1

Tecnologia a Favor da Saúde e da Longevidade

Com o progresso da tecnologia e da medicina, a expectativa de vida da população mais que dobrou em um século. Conheça os avanços tecnológicos que poderão, no futuro, superar o envelhecimento e permitir a descoberta da “imortalidade”.

ler mais...


Pic 1

Linguagens técnicas e científicas

Nos textos técnicos e científicos a exatidão é mais importante do que a beleza da forma como se escreve.

ler mais...


N. 74 Ano IX, 2016


Pic 1

Buracos Negros: Uma Breve História

Stephen Hawking publicou uma nova teoria para explicar o paradoxo dos buracos negros e, para entendê-la,é preciso de uma breve história, mas de personagens complexos, como Newton, a relatividade geral, a física quântica e até a teoria das cordas.

ler mais...


Pic 1

Uma Ciência Escondida

Conheça os conceitos básicos da criptografia e sua importância no nosso cotidiano.

ler mais...


Pic 1

O cenário do mercado de trabalho para engenheiros diante da crise

Como a crise econômica que o Brasil vive, associada à Operação Lava Jato, afeta o mercado de trabalho para engenheiros.

ler mais...


Pic 1

DNA: Novas tecnologias, novas fronteiras

Nova tecnologia para possibilitar novas descobertas.

ler mais...


N. 73 Ano IX, 2016


Pic 1

O impacto da Internet das Coisas no futuro da humanidade

De florestas experimentais às colmeias inteligentes, cientistas e pesquisadores em todo o mundo estão desenvolvendo projetos pioneiros para examinar as mudanças climáticas, e até mesmo salvar a própria humanidade, utilizando nada menos do que a poderosa dinamicidade da Internet das Coisas.

ler mais...


Pic 1

Autocontrole

Veja por que dizer não para si mesmo é tão difícil e por que fazer isso pode ser um cominho para uma vida profissional bem sucedida.

ler mais...


Pic 1

RFID - Identificação por rádio frequência

Saiba mais como a tecnologia RFID funciona e um pouco de suas aplicações, vantagens e desvantagens apresentadas.

ler mais...


Pic 1

Redes de sensores sem fio

Entenda como pequenos sensores podem automatizar processos que facilitam a vida da humanidade.

ler mais...


N. 72 Ano VIII, 2015


Pic 1

Além do Terror

Na sexta-feira 13 de novembro de 2015 ecoa a Marselhesa.

ler mais...


Pic 1

Um Confronto de Gerações: diferentes ideias e valores no mesmo ambiente de trabalho.

As novas gerações e os desafios da cooperação e do gerenciamento de conflitos no trabalho.

ler mais...


Pic 1

Mente humana: a tecnologia mais poderosa do Universo

Nosso cérebro é, sem dúvidas, a máquina mais complexa no mundo. Estamos apenas começando a entender o seu funcionamento e o seu potencial. Então, é totalmente possível uma realidade próxima na qual tudo seja controlado pela mente.

ler mais...


Pic 1

A Evolução dos Métodos de Armazenamento de Dados

Entenda o caminho que nossos dispositivos digitais percorreram até atingirem a grande capacidade que conhecemos.

ler mais...


N. 71 Ano VIII, 2015


Pic 1

George Boole

Um Homem que Organizava Pensamentos.

ler mais...


Pic 1

Celulares antigos: o que fazer com eles?

Desde a venda à doação para ajudar projetos, são várias as opções do que pode ser feito com esses aparelhos.

ler mais...


Pic 1

Micro supercapacitor: uma pequena grande invenção

Um componente antigo revolucionado para uma aplicação do futuro.

ler mais...


Pic 1

Fotossíntese Artificial

...

ler mais...


Pic 1

Encontro Anual do Iecom em Comunicações Redes e Criptografia

Cinco Anos Promovendo a Popularização das Telecomunicações.

ler mais...


N. 70 Ano VIII, 2015


Pic 1

O Início da Era da Comunicação Quântica

Responsáveis por tornar possivel a troca de dados entre as mais diversas plataformas, as redes de comunicação podem passar por grandes avanços com a aplicação da Mecânica Quântica.

ler mais...


Pic 1

Teoria das Cordas: o Santo Graal da Física Moderna

Uma Teoria mais estranha e impactante que a ficção científica, em que todo o Universo é explicado e todas as questões resolvidas.

ler mais...


Pic 1

Eletrônica Orgânica: uma contribuição para um mundo eletrônico mais sustentável

Conheça este tipo de eletrônica que tem mostrado um grande potencial tecnológico e suas promessas na fabricação de novos dispositivos.

ler mais...


Pic 1

Optogenética

Uma técnica bastante promissora na neurociência e na medicina como um todo.

ler mais...


N. 69 Ano VIII, 2015


Pic 1

200 anos da fotografia, inovação e transformação do olhar fotográfico

O incrível poder de resistência que uma técnica bicentenária detém, mesmo em meio a era da informação, em que a tecnologia revolucionou a forma como a fotografia é realizada, onde extinção deu lugar a adaptação, transformação e inovação. Permitindo não só o manifesto interior dos amantes da sétima arte, eternização da história, mas agora a visão da ciência, revelada com detalhes microscópicos que impulsionam a comunidade científica a vislumbrar grandes descobertas.

ler mais...


Pic 1

Baterias: as grandes vilãs dos carros elétricos

Vida útil, capacidade, tempo de recarga e preço são os principais fatores que fazem com que as baterias sejam vistas como grande motivo para os carros elétricos ainda não terem emplacado.

ler mais...


Pic 1

Vida fora da Terra

Veja porque e como essa possibilidade pode ser válida na nossa e em outras galáxias.

ler mais...


Pic 1

Células Fotovoltaicas: uma opção não tão limpa

Diante de tantas dificuldades na matriz energética brasileira, surge o interesse por novas opções. Porém, alguns fatores devem ser levados em consideração.

ler mais...


N. 68, Ano VIII, 2015


Pic 1

Uma visão sobre a Evolução do Cybercrime

Muito além de cartões de crédito e contas bancárias, o cybercrime alcança um patamar assustador, em que a esfera digital não é mais um limite. Transformando ideologias, controlando equipamentos, invadindo nossas casas, hackers mostram seu valor, do modo que o mundo permite a eles.

ler mais...


Pic 1

Lei de Moore: do início ao fim

Um engenheiro eletricista que co-fundou uma das maiores empresas do mundo, um artigo e uma afirmação. Há cinquenta anos surgia a famosa Lei de Moore, importante para a indústria eletrônica e para a informática.

ler mais...


Pic 1

Mundo dos jogos: história e oportunidades pouco conhecidas

O mundo dos games influenciou bastante em como nossos computadores são construídos atualmente.

ler mais...


Pic 1

Transmissão de dados na nova era

O sistema de comunicação mundial está evoluindo, buscando cada vez mais chegar a transmissões na velocidade da luz.

ler mais...


N. 67, Ano VIII, 2015


Pic 1

A Revolução da Física Quântica

A física quântica mudou os paradigmas da realidade e ampliou a compreensão do Universo desde o início.

ler mais...


Pic 1

A Evolução das Mídias Musicais

Conheça um pouco mais sobre a evolução das mídias utilizadas para armazenamento de arquivos de áudio ao longo do tempo.

ler mais...


Pic 1

Inspiração biológica no desenvolvimento de tecnologias inovadoras

Inspiradas nos olhos de insetos, as câmeras hemisféricas podem ser muito mais eficientes na detecção de movimento e no cálculo de distâncias, permitindo a estabilidade no voo de dispositivos aéreos sem o uso de outros sensores, antes, essenciais.

ler mais...


Pic 1

Engenharia de Guerra

Com muitos investimentos, o Brasil dominou uma tecnologia considerada de alta complexidade e deu os primeiros passos para competir com países de grande poderio militar.

ler mais...


Pic 1

XI CBQEE: UFCG sedia conferência sobre qualidade da energia elétrica

Considerado o maior evento da América do Sul sobre o tema, a 11ª edição da Conferência Brasileira Sobre Qualidade da Energia Elétrica ocorreu entre os dias 07 e 10 de julho de 2015 na cidade de Campina Grande – PB.

ler mais...


N. 66, Ano VIII, 2015


Pic 1

O Cientista da Eletricidade, do Magnetismo e da Luz

A tecnologia alcança todos os dias patamares outrora inimagináveis. Criamos e usufruímos do bom e do melhor, sem ter noção de onde essas ideias vieram. Ou até podemos saber de fórmulas e métodos, mas sabemos de fato algo sobre a Ciência criadora deles? No século XIX, na Inglaterra, um homem sabia mais do que muitos desenvolvedores de hoje. Seu nome, Michael Faraday.

ler mais...


Pic 1

Iluminação LED: da invenção à evolução da lâmpada

Conheça os benefícios deste tipo de iluminação e o porquê dela ser considerada substituta da iluminação convencional.

ler mais...


Pic 1

Lentes Biônicas

Optometrista americano descobre lentes que podem, no futuro, substituir as tradicionais cirurgias a laser para correção de visão.

ler mais...


Pic 1

Suprimento por energia eólica

Veja uma das potências mundiais nesse setor energético e o que ainda está por vir.

ler mais...


N. 65, Ano VIII, 2015


Pic 1

Startups

As startups estão invadindo o mercado mundial. Para quem almeja criar a própria empresa, iniciá-la não é fácil e envolve diversos fatores. Dentre eles, a necessidade de inovação que ilumina investidores e abre espaço na sociedade consumidora. A participação brasileira com produtos inovadores no mercado assusta apesar da imensidão física e cultural do país.

ler mais...


Pic 1

Um pai escondido

Alan Turing, um homem para saber a respeito

ler mais...


Pic 1

Voar está mais seguro do que nunca

Os últimos acidentes aéreos levantaram o seguinte questionamento: viajar de avião está mais perigoso?

ler mais...


Pic 1

XIII Fórum Paraibano de Grupos PET

Conheça o evento que reúne todos os grupos PET do estado com o objetivo de discutir propostas que fortaleçam o programa, realizado na cidade de Sumé - Paraíba.

ler mais...


N. 64, Ano VIII, 2015


Pic 1

Interfaces cérebro-máquina

Uma alternativa para o tratamento de deficiências físicas está se desenvolvendo cada vez mais, a utilização de interfaces cérebro-máquina.

ler mais...


Pic 1

“Brincadeira” é coisa séria!

Sistema projetado por estudantes de Engenharia Elétrica que calcula a trajetória da bola em uma sinuca com o auxílio de um projetor, de uma webcam e das leis físicas conhecidas conquista jogadores e amadores por toda a web.

ler mais...


Pic 1

Soluções básicas

Percebe-se que engenheiros podem fazer muito com o pouco que aprendem no inicio de seus cursos.

ler mais...


Pic 1

Saber e entender

Porque copiar tudo nem sempre funciona.

ler mais...


N. 63, Ano VIII, 2015


Pic 1

A Revolução do Open Source e do Movimento Do it Yourself

Existe uma revolução acontecendo em termos nunca antes vistos na História. Conheça seu surgimento, seus motores, seus resultados e seus heróis.

ler mais...


Pic 1

Exploração espacial e sua contribuição na nossa vida diária

Conheça como as tecnologias envolvidas em programas espaciais têm melhorado a vida do homem.

ler mais...


Pic 1

A lâmpada de Moser

A chamada “luz engarrafada”, criada por brasileiro em 2002 como alternativa para os constantes apagões, já é uma realidade e é usada em mais de 15 países.

ler mais...


Pic 1

Campus Party: Um evento para surpreender

Um local para pôr em prova seus conhecimentos.

ler mais...


N. 62, Ano VIII, 2015


Pic 1

Lançado novo periódico internacional

O American Journal of Hydropower, Water and Environment System trará artigos voltados à energia hidroelétrica, recursos hídricos e meio ambiente.

ler mais...


Pic 1

Code.org

Uma organização não governamental que visa difundir a programação para todos.

ler mais...


Pic 1

O padrão ZigBee

O padrão ZigBee é utilizado para a implementação de comunicação sem fio. Confira algumas informações sobre essa tecnologia inovadora, aplicada em diversos projetos.

ler mais...


Pic 1

A formação do engenheiro no Brasil

Como ocorre a formação de um engenheiro no Brasil e quais as principais deficiências presentes nesse processo?

ler mais...

N. 61, Ano VIII, 2015


Pic 1

Tecnologia no tratamento do Diabetes

Conheça um pouco sobre o Diabetes e o uso de tecnologia no seu tratamento.

ler mais...


Pic 1

Biossensores: uma alternativa portátil do diagnóstico molecular

Uma tecnologia típica do século XXI, que adequa a eficiência das respostas ao tempo real.

ler mais...


Pic 1

Placas fotovoltaicas: Uma nova vertente da geração de energia “limpa”

Embora ainda existam controvérsias relacionadas ao alto custo do reparo e da instalação, as placas fotovoltaicas se mostram uma boa alternativa para a geração de energia de maneira “limpa”.

ler mais...


Pic 1

Som e Engenharia

No verão, em meio ao descanso e lazer, usufruímos da música e filmes para relaxar, mas nunca nos questionamos quem está por trás dos efeitos sonoros ou pela qualidade do áudio. Os responsáveis por esse trabalho são os Engenheiros de Áudio.

ler mais...

N. 60, Ano VIII, 2015


Pic 1

O controle PID: prático e eficaz

Algoritmo desenvolvido com o intuito de controlar variáveis contínuas de forma simples e eficaz operação, que possibilitou o desenvolvimento de complexos projetos em vários setores da tecnologia moderna.

ler mais...


Pic 1

Um pouso histórico

Pela primeira vez na História, um robô conseguiu pousar em um cometa e pode trazer respostas para grandes perguntas.

ler mais...


Pic 1

Tecnologia Maglev: uma proposta real para o transporte urbano brasileiro

Confira uma aplicação da levitação magnética como alternativa para o transporte de massa urbano de alta velocidade.

ler mais...


Pic 1

12ª FETECh

Após 16 anos, a Feira de Tecnologia de Campina Grande volta à cidade.

ler mais...

N. 59, Ano VII, 2014



Pic 1

Rádio definido por software

O processamento digital se faz presente também nas ondas de rádio e promete um grande salto nos sistemas de comunicação. Conheça um pouco da evolução e do futuro das comunicações via rádio.

ler mais...

Pic 1

Projetos de pesquisa: além do currículo

Os tempos mudaram, a universidade também mudou e impôs na pesquisa seu grande instrumento transformador da sociedade.

ler mais...

Pic 1

Evolução da Comunicação

Há muito tempo a tecnologia usada na telecomunicação vem se desenvolvendo e hoje é possível ver uma velocidade de transmissão de dados incrível.

ler mais...

Pic 1

Voluntários do Ramo Estudantil IEEE UFCG na XVII Reunião Regional de Ramos Estudantis

O evento, que reuniu participantes da América Latina e do Caribe, promoveu palestras, workshops, competições e networking. Com as atividades, os voluntários da UFCG enriqueceram seu conhecimento prévio e adquiriram uma experiência única,voltando para solos campinenses com muitas ideias novas na cabeça – e também com um prêmio em mãos.

ler mais...


N. 58, Ano VII, 2014



Pic 1

Criônica

Um processo de conservação do corpo humano que desafia a morte com um toque de frio.

ler mais...

Pic 1

Luz,câmera,inovação!

Projetores de cinema a laser e televisores com ultra resolução, a tecnologia a favor da sétima arte.

ler mais...

Pic 1

Rastreados

A privacidade na internet chegou ao fim.

ler mais...

Pic 1

A influência da evolução das próteses na vida dos seus usuários

Veja como as inovações tecnológicas influenciam na fabricação de próteses modernas e auxiliam na qualidade dos usuários.

ler mais...


N. 57, Ano VII, 2014



Pic 1

Energia Eletronuclear

Necessidade de diversificação na base da matriz energética brasileira abre perspectivas para o incremento da Energia Eletronuclear como a mais segura entre as fontes térmicas.

ler mais...

Pic 1

Avanços na obtenção de Energia Solar

Conheça alguns dos mais recentes estudos relacionados à busca de um acesso mais simples e inteligente dessa forma de energia.

ler mais...

Pic 1

Turismo Espacial

Deixar a Terra por puro lazer e voltar a salvo para contar o feito para os amigos e familiares, é o que promete o turismo espacial. Conheça o histórico e o que esta tecnologia melhorou na vida do homem.

ler mais...

Pic 1

Competições Universitárias

Oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico estão sempre presentes na graduação. Conheça algumas delas!

ler mais...


N. 56, Ano VII, 2014



Pic 1

RoboCup 2014

Evento que chama a atenção do mundo inteiro torna estudantes e pesquisadores verdadeiros “atletas” do conhecimento. Incentivados pelo desenvolvimento da robótica e pela sua interação com o ser humano, a competitividade se confunde com a cooperação.

ler mais...

Pic 1

57 Anos da Corrida Espacial - Da rivalidade à cooperação

Há mais de meio século a cooperação entre EUA e Rússia, para a exploração espacial, era inimaginável. Hoje, esta parceria existe e engloba mais nações, inclusive o Brasil.

ler mais...

Pic 1

Vídeo aulas

Perda de tempo ou investimento?

ler mais...

Pic 1

Carros Autônomos

Conheça as promessas do veículo inteligente que pretende estar nas ruas até 2020.

ler mais...


N. 55, Ano VII, 2014



Pic 1

Arte de computador

Existem muitas formas em que a arte pode ser expressa e mais de 7 bilhões de pessoas aptas a fazer arte. Por que não programar sua obra?

ler mais...

Pic 1

LaTeX: uma valorização das suas ideias

Além de criar documentos de aparência realmente profissional, o LaTeX estabelece seu diferencial no ambiente acadêmico, tornando-se essencial na manipulação e disseminação do conhecimento.

ler mais...

Pic 1

Inspiração biológica na criação de sistemas artificiais mais eficientes

A lógica da natureza implementada em tecnologias de última geração.

ler mais...

Pic 1

XIII Encontro Nordestino dos Grupos PET

Conheça mais sobre este evento realizado pelo PET para seus integrantes, visando fortalecer os grupos a nível regional, sediado em Campina Grande.

ler mais...


N. 54, Ano VII, 2014



Pic 1

Marcapassos: tecnologia a favor da saúde

Conheça um pouco mais sobre esse dispositivo eletrônico.

ler mais...

Pic 1

Sem tropeços

Como o WiFi e o Bluetooth surgiram e caminham mundo a fora, sem emaranhados de cabos.

ler mais...

Pic 1

Síndrome X, a possível fonte da juventude

Uma doença que possui origem e tratamento desconhecidos, mas que proporciona um estudo para frear o envelhecimento, essa é a Síndrome X.

ler mais...

Pic 1

IV Dia da Engenharia Elétrica – Um mundo de conexões

Um evento organizado com o objetivo de contribuir para a formação geral do aluno de Engenharia Elétrica. Nesta edição discutimos sobre a interdisciplinaridade entre Engenharia Elétrica e as demais áreas do conhecimento, destacando aplicações e a importância do trabalho em grupo.

ler mais...


N. 53, Ano VII, 2014



Pic 1

Higroeletricidade

Avanços em Eletrostática: conheça a Higroeletricidade e suas promessas na captação e economia de energia.

ler mais...

Pic 1

Bio-vida

Saiba mais sobre os avanços da utilização de biomateriais, que vem contribuindo para o avanço da medicina e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

ler mais...

Pic 1

A História do Curso

Saiba como foram os primeiros anos do curso de Engenharia Elétrica da UFCG e como foi adquirida cada estrela.

ler mais...

Pic 1

Ideias e investimentos malsucedidos

Não só de sucesso foi feito o passado.

ler mais...


N. 52, Ano VII, 2014



Pic 1

Uma busca pelo fator humano: consciência de ferro e aço

Com os robôs cada vez mais próximos dos seres humanos, a tecnologia mostra avanços que vão além da máquina.

ler mais...

Pic 1

Na ponta dos dedos

Dos cinco sentidos, as tecnologias que aumentam a realidade virtual ficaram focadas por muito tempo apenas na visão e na audição. Mas apenas esses dois não são suficientes.

ler mais...

Pic 1

Dez anos de Arduino

Conheça um pouco mais sobre o microcontrolador que está comemorando seus primeiros dez anos e vem facilitando a elaboração de projetos interativos por todo o mundo.

ler mais...

Pic 1

Procrastinação

Entenda o mecanismo por trás do grande vilão dos estudantes e trabalhadores.

ler mais...


N. 51, Ano VII, 2014



Pic 1

O lado cinza das Nuvens Digitais

Conheça as "Nuvens Digitais", tecnologia que nos permite acessar, de qualquer lugar, dados e programas salvos em servidores. Suas consequências ao ambiente e no nosso dia a dia.

ler mais...

Pic 1

Redes de Bragg: um tipo de sensor à fibra óptica

O desenvolvimento das fibras ópticas ocasionou uma revolução na tecnologia de transmissão de dados, sendo um dos principais responsáveis pela rapidez no acesso à informação e a conectividade que se tem hoje em todo o mundo. A partir das fibras ópticas, alguns sensores foram desenvolvidos, destacando-se as Redes de Bragg por sua alta aplicabilidade em ambientes de alta tensão elétrica. Entenda o porquê.

ler mais...

Pic 1

Tecnologia para vestir

Conheça os novos itens do seu vestuário nas próximas décadas e outros dispositivos não tão novos assim, mas que darão um up no seu look.

ler mais...

Pic 1

O Celular e suas atualizações

O celular é um dos dispositivos eletrônicos mais utilizados no mundo no que diz respeito à comunicação. Vem ganhando gradativamente mais usuários devido à tecnologia implantada nele, que evolui cada vez mais, possibilitando reunir vários utilitários em um único aparelho. Mas essa evolução não ocorreu do dia para a noite.

ler mais...

Pic 1

Corrupção: o câncer brasileiro

A corrupção é uma prática enraizada na nossa cultura desde a colonização. Vários casos tornaram-se escândalos na mídia nos últimos anos. Mas será que esse termo refere-se apenas ao desvio de recursos por parte dos políticos?

ler mais..

N. 50, Ano VII, 2014



Pic 1

Realidade aumentada, a conexão entre o real e o virtual

Facilmente se podia realizar uma distinção entre o que era virtual e o que era real, mas com a realidade aumentada cada vez ficará mais difícil.

ler mais...

Pic 1

Condutibilidade Dourada

Engenheiros e pesquisadores avançam no desenvolvimento de condutores elásticos.

ler mais...

Pic 1

Vale do Silício

Um verdadeiro paraíso para os amantes de tecnologia. O Vale do Silício é o lar das maiores empresas de computação e eletrônica como Apple e Google. Saiba mais sobre este tecnopolo.

ler mais...

Pic 1

A beleza das Ilhas Artificiais

Países litorâneos tiram proveito do espaço disponível e avançam mar adentro, aterrando sítios aquáticos em prol do desenvolvimento urbano não só com destreza, mas também com elegância.

ler mais...

Pic 1

O avanço e a diversificação das fontes renováveis no Brasil

Com o ritmo acelerado de crescimento do país, o governo se vê obrigado a investir em fontes complementares para a demanda energética.

ler mais...

N. 49, Ano VII, 2014



Pic 1

Falso Fera, ser ou não ser

A vaidade se estende e envolve o histórico e o currículo. A universidade não é mais novidade e não é o vestibular que irá assustá-lo.

ler mais...

Pic 1

Álgebra Linear e sua importância na Engenharia Elétrica

A Álgebra Linear, essencial para qualquer curso de Engenharia, pode afugentar os alunos por seu caráter excessivamente abstrato. Confira neste artigo algumas das diversas aplicações de temas desta disciplinas no curso de Engenharia Elétrica.

ler mais...

Pic 1

Laboratório de Alta Tensão

O LAT é o laboratório da UFCG mais bem equipado do Norte-Nordeste do país em sua especialidade. Saiba mais sobre a sua história e importância

ler mais...

Pic 1

Nikola Tesla e o Homem de Ferro, uma relação de ousadia

O que Tesla, um dos maiores cientistas de todos os tempos, teria em comum com o Homem de Ferro, “gênio, bilionário, playboy e filantropo”? O bigode é só o começo.

ler mais...

N. 48, Ano VI, 2013



Pic 1

Ramo estudantil do IEEE da UFCG

O IEEE é a maior sociedade profissional e técnica do mundo, reunindo informações importantes sobre as mais novas tecnologias desenvolvidas e estudos relacionados à Engenharia Elétrica. O Ramo estudantil é uma seção importante desta sociedade, pois reúne estudantes de uma instituição a fim de aproveitar ao máximo os recursos e programas que o IEEE oferece aos seus associados.

ler mais...

Pic 1

As faltas e os sensores nas linhas de transmissão

As faltas em linhas de transmissão são grandes vilões no setor energético. Além do custo e demanda de tempo para o reparo das linhas, essas falhas colocam em risco a continuidade da transmissão de energia elétrica.

ler mais...

Pic 1

Tecnologia da comodidade

Desde muito antes do controle remoto, a tecnologia trabalha para que nós não precisemos. Mas até que ponto isso é adequado?

ler mais...

Pic 1

VIII Escola de Microeletrônica do Nordeste

O futuro da tecnologia brasileira discutido e trabalhado em palestras e minicursos. Confira o relato de um dos participante do evento.

ler mais...

N. 47, Ano VI, 2013



Pic 1

Prêmio Nobel 2013

Conheça os laureados desta edição daquele que é considerado o maior prêmio para projetos e pesquisas do mundo.

ler mais...

Pic 1

Desafio, um incentivo

A motivação gera o interesse, que se torna dedicação. Quem tem, é admirável. Portanto, comecemos da base.

ler mais...

Pic 1

Como economizar energia elétrica

Confira dicas do Professor Doutor Benedito Antonio Luciano, engenheiro eletricista, para combater o desperdício de energia elétrica.

ler mais...

Pic 1

XVIII Encontro Nacional de Grupos PET

O Grupo PET Elétrica participou do ENAPET e compartilha com você o que aconteceu no evento. Conheça mais sobre essa atividade petiana!

ler mais...

N. 46, Ano VI, 2013



Pic 1

Água: um recurso essencial, um bem finito

A água é um recurso essencial, a sua importância está ligada inclusive com a geração de energia elétrica. Portanto, a discussão sobre o uso consciente desse bem finito, bem como a realidade dos recursos hídricos na nossa região fazem-se necessária no cenário acadêmico.

ler mais...

Pic 1

Google X, o laboratório por trás do Google

“Google it” é uma expressão muito utilizada para que alguém utilize o site da empresa Google para pesquisar algo. Mas há serviços na empresa pouco conhecidos, como as pesquisas feitas no seu laboratório secreto, o Google X.

ler mais...

Pic 1

Nanotecnologia: mais uma promessa da ciência

A promissora nanotecnologia saiu dos laboratórios e invadiu a sociedade rapidamente. Confira algumas aplicações desse novo fruto da ciência.

ler mais...

Pic 1

Eletromobilidade

Com o aperfeiçoamento das técnicas de armazenamento de energia em baterias e o interesse pelas redes inteligentes (“smart grids”), vimos ressurgir o conceito do carro elétrico, como parte integrante do sistema elétrico distribuído.

ler mais...

Pic 1

Como engrenagens

Um ponto de vista sobre a realidade acadêmica de muitos graduandos.

ler mais...

N. 45, Ano VI, 2013



Pic 1

Ensino, Pesquisa e Extensão no Projeto Andar de Novo

“A ciência tem valores que, aplicados a qualquer atividade social, levam à transformação” (Miguel Nicolelis).Conheça um pouco mais sobre os grandes impactos sociais de um dos projetos mais inovadores de todos os tempos.

ler mais...

Pic 1

Duelo de gigantes

A Apple e a Samsung vêm protagonizando uma das maiores brigas empresariais da história. Qual das duas você prefere?

ler mais...

Pic 1

Provas: um sistema de avaliação ineficiente

O que mede uma prova? Há diferença entre uma boa nota e um aprendizado eficiente?

ler mais...

Pic 1

ISVLSI: Simpósio em VLSI

O petiano Danilo Cavalcanti relata sobre sua experiência como voluntário no IEEE Computer Society Annual Symposium on VLSI, que ocorreu em Natal de 5 a 7 de agosto de 2013.

ler mais...

N. 44, Ano VI, 2013



Pic 1

O que as empresas buscam?

Não faz sentido estudar durante meia década se não haverá recompensa depois. Mas o que as empresas buscam nos candidatos a empregado?

ler mais...

Pic 1

Impressoras: dos papéis aos objetos

Com o surgimento das impressoras 3D, a necessidade de sair de casa para comprar algo para lazer ou consumo pode estar chegando ao fim, pois elas podem projetar boa parte do que se precisa dentro da sua própria casa.

ler mais...

Pic 1

Fluxogramas

Saber organizar suas ideias e se fazer entender é muito importante na realização de projetos. Uma ferramenta utilizada para apresentar ideias de forma simples e clara é o fluxograma, por meio de formas geométricas normalizadas.

ler mais...

Pic 1

Como identificar as variáveis da equação de estado

Conheça algumas dicas para facilitar a determinação das variáveis da equação de estado.

ler mais...


Pic 1

Visita técnica à subestação Campina Grande II

Em busca de uma formação ampla, o Grupo PET-Elétrica realizou uma visita técnica à subestação Campina Grande II.

ler mais...

N. 43, Ano VI, 2013



Pic 1

A fome por inovação

O mundo dispõe de um cardápio de inovações tecnológicas vasto e em constante crescimento. O lixo eletrônico é um produto desse avanço e preocupa pelos impactos que pode causar. Projetos tentam amenizar os problemas causados por esse tipo de resíduo.

ler mais...

Pic 1

Do aço ao concreto: regressão ou inovação tecnológica?

A energia eólica tem sido bastante incentivada nos últimos anos em todo o mundo. Na Universidade Estadual de Iowa, o uso de concreto para a construção das torres eólicas possibilitou, além do aumento da altura, um incremento na vida útil das mesmas.

ler mais...

Pic 1

Edifício Eletricamente Vivo

Uma extensão da Torre Sul em Södermalm, Estocolmo, apresenta uma nova forma de conversão de energia, utilizando da tecnologia piezoelétrica e da energia eólica.

ler mais...

Pic 1

Solenidade de comemoração dos 50 anos do curso de Engenharia Elétrica

Docentes do DEE/UFCG recebem Títulos de Professor Emérito e Medalha do Mérito Universitário.

ler mais...

N. 42, Ano VI, 2013



Pic 1

Estradas energéticas

Um projeto vem sendo desenvolvido com a finalidade de utilizar células solares para geração de energia nas estradas. A própria estrada produziria sua sinalização, além de a energia produzida poder abastecer as casas e empresas próximas que estivessem ligadas a “Solar Roadway”.

ler mais...

Pic 1

Automação residencial, o futuro das casas

Casas inteligentes: um assunto que sempre foi visto como uma utopia, mostrado apenas em filmes e desenhos animados, passa a se tornar realidade com a aplicação da automação residencial.

ler mais...

Pic 1

A matéria-prima do século 21

A descoberta do grafeno em 2004 é tida como um divisor de águas na indústria contemporânea. Esse novo material à base de carbono promete revolucionar desde o mercado de smartphones até o aeroespacial.

ler mais...

Pic 1

Nióbio: potencial valorizado ou apenas mais ouro de tolo brasileiro?

O nióbio aparece mais uma vez na mídia para o Brasil como passagem só de ida para o mundo desenvolvido. Mas até que ponto as informações que nos chegam são críveis? Saiba um pouco mais sobre o nióbio e sua importância!

ler mais...

N. 41, Ano VI, 2013



Pic 1

Uso de supercondutores na rede elétrica

Os materiais supercondutores foram descobertos há pouco mais de 100 anos. Devido às suas propriedades excepcionais, seu campo de aplicações, que já é vasto, tende a ficar maior.

ler mais...

Pic 1

Ferritas magnéticas e suas aplicações na eletroeletrônica

Com propriedades magnéticas interessantes como baixas perdas e elevada resistividade elétrica, as ferritas magnéticas possuem grande potencial de aplicações eletroeletrônicas e em diferentes áreas da ciência e da tecnologia.

ler mais...

Pic 1

Dos Filmes à Realidade

O que no passado já se pensou vem se tornando realidade. Armas a laser estão de fato sendo construídas e, como não era de se surpreender, tal tecnologia está sendo desenvolvida pela marinha americana juntamente com o departamento de energia dos E.U.A..

ler mais...

Pic 1

3° Dia da Engenharia Elétrica – Seu futuro em debate

Esta 3° edição do Dia da Engenharia Elétrica, realizada no dia 15 de abril de 2013 no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, teve como tema “O seu futuro em debate”, com o objetivo de discutir as perspectivas da graduação em engenharia.

ler mais...

N. 40, Ano VI, 2013



Pic 1

Afinal, você gosta do curso de Engenharia Elétrica?

Pra gostar do que faz, é preciso se identificar! Você se identifica com o curso de Engenharia Elétrica?

ler mais...

Pic 1

Próteses biônicas: uma abraço entre o hoje e o amanhã

Algumas evidências do que já existe e do que ainda está por vir no cenário científico global sobre próteses biônicas.

ler mais...

Pic 1

Dificuldade nossa de cada dia

Demora um pouco para acontecer, mas todo aluno de graduação percebe que concluir o seu curso não será um mar de rosas.

ler mais...

Pic 1

XII e ENEPET – “Ideologia, legado expansão”

O XII Encontro Nordestino de PETs foi realizado entre os dias 14 e 17 de março, tendo como cenário Fortaleza. O grupo PET-Elétrica participou ativamente, apresentando dois trabalhos dentro da temática de como vem contribuindo para a graduação.

ler mais...


N. 39, Ano VI, 2013


Pic 1

O caos na telefonia móvel brasileira

Na tentativa de minimizar os problemas do nosso sistema de telefonia, a Anatel vem impondo sanções as operadoras de telefonia móvel.

ler mais...

Pic 1

A teoria eletromagnética por trás da tecnologia

O estudo dos fenômenos eletromagnéticos e dos efeitos destes nos meios materiais tem proporcionado aplicações tecnológicas em vários campos da engenharia..

ler mais...

Pic 1

Sete dicas para uma melhor programação em C

Conheça dicas que vão te ajudar nos desafios de programação.

ler mais...

Pic 1

A melhor cena

Tudo o que somos é resultado das experiências pelas quais já passamos. Até quando devemos evoluir, ou simplesmente mudar, com elas?

ler mais...

Pic 1

50 Anos DEE: Uma primeira amostra

Cobertura do PET Elétrica na palestra "Planejamento da Manutenção de uma Subestação de Alta Tensão"do Engenheiro Max Norat, da CHESF, evento alusivo ao aniversário dos 50 Anos DEE.

ler mais...


N. 38, Ano VI, 2013



Pic 1

O que é Energia?

Na tentativa de otimizar os processos industriais, faz-se bastante necessário o conhecimento entre as formas, conversão e utilização das formas de energia.

ler mais...

Pic 1

Educação e Tecnologia

Como a tecnologia tem interferido na educação nos últimos anos? Essa interferência é de forma positiva ou negativa? Qual a melhor maneira de usar a tecnologia a favor do aprendizado?

ler mais...

Pic 1

Ligação Anglo-Francesa: Eurotúnel

Por mais de 13 mil anos a Grã-Bretanha esteve separada da outra parte do continente europeu. O Eurotúnel, uma grandiosa obra da engenharia moderna rompeu as barreiras do Canal da Mancha.

ler mais...

Pic 1

O bom cidadão

Para todo evento que ocorre, há a necessidade de encontrar um culpado e fazer justiça, tornando um caso complexo em algo muito simples, apenas para acalmar os ânimos da sociedade.

ler mais...


N. 37, Ano VI, 2013



Pic 1

Sobre Redes Sociais

Há cerca de dez anos, quem poderia imaginar ter 800, 1000 amigos de forma organizada e sistemática? As redes sociais são um ambiente onde isso é possível.

ler mais...

Pic 1

2012 - Uma breve retrospectiva do Ano para a ciência

Confira a seguir alguns dos grandes avanços da humanidade durante o ano de acordo com uma releitura do artigo publicado no site i9.com.

ler mais...

Pic 1

Um pouco sobre o cinema

Para os curiosos e cinéfilos, aqui vai um pouco sobre a sétima e maravilhosa arte. Do passado de engenhocas às telonas cheias de efeitos especiais, a indústria cinematográfica sempre fascinou os olhos do homem e agora conta com um artifício a mais: os óculos 3D.

ler mais...

Pic 1

Novos horizontes para o transporte público

Após muitas idas e vindas finalmente o projeto do primeiro trem de alta velocidade brasileiro parece que vai sair do papel e ganhar os trilhos.

ler mais...



Pic 1

Fatura de energia elétrica não é conta de luz

A fatura de energia elétrica é referida, de forma equivocada, como “conta de luz” pelo público leigo e pelos meios de comunicação de massa. Para esclarecer o que está por trás do que se paga pelo consumo de energia elétrica, são apresentadas neste artigo algumas considerações sobre a estrutura tarifária brasileira, os principais encargos e tributos embutidos nas tarifas de energia elétrica, culminando com um exemplo real de uma conta de energia elétrica paga por um consumidor residencial da cidade de Campina Grande, em dezembro de 2012.

ler mais...


N. 36, Ano V, 2012


Pic 1

Administração de tempo e produtividade

Um bom gerenciamento do tempo é um fator fundamental no sucesso de projetos. Mas como administrar o tempo de forma produtiva? Os estudos de técnicas de gerenciamento apontam três bases para se alcançar essa meta.

ler mais...

Pic 1

A grandeza dos materiais

Campina Grande já é conhecida pelo arsenal tecnológico que agrega. Com o Lab. de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais, o CERTBIO, a cidade ganha mais um poderoso aliado na produção científica nacional.

ler mais...

Pic 1

Células a combustível

Conheça estes dispositivos silenciosos que transformam energia química em elétrica sem causar danos consideráveis ao meio ambiente.

ler mais...

Pic 1

O futuro da transmissão de dados e de energia

Atualmente podemos transmitir dados sem utilizar fios e já consideramos isso como um grande avanço. Mas e se fosse possível também recarregar nossos dispositivos sem utilizar cabos?

ler mais...

Pic 1

O negócio é economizar energia elétrica

O uso racional da energia elétrica minimiza seu risco de racionamento, situação que já ocorreu no Brasil, num passado recente.  O Prof. Dr. Benedito Antonio Luciano, tutor do PET-Elétrica, dá seu depoimento acerca dessa questão.

ler mais...

N. 35, Ano V, 2012


Pic 1

Oferta e demanda: um desequilíbrio de blecautes a celulares

O Brasil tende a culpar órgãos como o ONS ou a ANEEL por blecautes como de outubro de 2012, mas será que a culpa desses eventos se limta a esses órgãos ou há um responsável coletivo maior? E será que essa falha se restringe ao setor energético ou se expande para outros setores?

ler mais...

Pic 1

Onde estão nossos engenheiros?

No momento em que passa por uma etapa ímpar economicamente, o Brasil depara-se com o grave problema de não ter engenheiros suficientes para suprir a demanda do mercado de trabalho.

ler mais...

Pic 1

Biografia: Wilson Guerreiro Pinheiro

Música e engenharia elétrica parecem muito distantes, mas o Prof. Wilson Guerreiro Pinheiro mostra que pode haver coexistência.

ler mais...

Pic 1

Amigos, amigos. E tudo mais que faz parte.

Estudos mostram alguns benefícios menos evidentes de se ter amigos.

ler mais...


N. 34, Ano V, 2012

Pic 1

UFCG é finalista na Maratona Chemtech de Engenharia 2012

UFCG fica entre as oito finalistas de umas das maiores competições de Engenharia do país.

ler mais...

Pic 1

A vida no caos

Desde os anos 1960, vemos o desenvolvimento da Teoria do Caos na tentativa de descrever como um sistema complexo se modifica completamente a partir de simples alterações nas suas variáveis.

ler mais...

Pic 1

Linguagens de programação na Engenharia Elétrica: uma união imprescindível

Entenda os vários tipos de linguagens de programação e a importância delas nos cursos de engenharia.

ler mais...

Pic 1

A importância da prática esportiva no desempenho acadêmico

Se você deseja uma vida longínqua e saudável, acostume o corpo com atividades físicas. 

ler mais...

Pic 1

Podemos controlar nossa sorte?

Você é sortudo ou azarado? Será que há como evitar esse rótulo?

ler mais...

N. 33, Ano V, 2012


Pic 1

New Songdo - A cidade do futuro

Um lugar onde tudo é planejado e interligado de forma a melhorar a vida do cidadão. Uma cidade totalmente adaptada à modernidade e à vida sustentável.

ler mais...


Pic 1

O sedentarismo no contexto da atualidade

Apesar das ferramentas que permitem realizar mais atividades em menos tempo, nós fazemos cada vez menos atividades físicas, o que pode desencadear uma série de problemas de saúde.

ler mais...


Pic 1

Um hábito que faz toda a diferença

Estudo realizado por universidade americana revela que nossos aparelhos celulares são em média dez vezes mais sujos do que um banheiro, você está se protegendo de tanta sujeira?

ler mais...

Pic 1

Entrevista - Paola Furlanetto

Paola Furlanetto é graduanda em Eng. Elétrica na UFCG e está nos Estados Unidos pelo Programa Ciências sem Fronteiras. Confira suas impressões.

ler mais...

N. 32, Ano V, 2012


Pic 1

Isabel Pesce - "A menina do Vale" 

Isabel Pesce, “A Menina do Vale”, alcançou seus objetivos com muito esforço e lançou um livro que conta sua trajetória e como o empreendedorismo pode ajudar as pessoas.

ler mais...


Pic 1

Equipes bem-sucedidas

Em tempos de Olimpíada, uma abordagem sobre os aspectos mais importantes na constituição de uma verdadeira equipe, baseada no livro “Transformando o Suor em Ouro”, do técnico Bernardinho.

ler mais...


Pic 1

Estudar: existe uma maneira certa?

Será que existe uma maneira certa para estudar? Com algumas dicas e algum esforço é possível alcançar o bom desempenho nos estudos.

ler mais...

Pic 1

O PET numa perspectiva nacional de educação

Além do trabalho em ensino, pesquisa e extensão, o PET tem representação regional e nacional, por meio das quais os petianos procuram apresentar artigos e estreitar laços com outros grupos. Esse ano, o PET Elétrica marcou presença no XVII ENAPET, em São Luís – MA.

ler mais...



N. 31, Ano V, 2012


Pic 1

Uma simples mudança de atitude

Como reduzir o impacto no meio ambiente - aqui em Campina Grande - do lixo que produzimos.

ler mais...


Pic 1

O que fazer com o nosso lixo eletrônico?

Um apanhado sobre a situação do lixo eletrônico no Brasil, país que produz a maior quantidade de lixo eletrônico do planeta.

ler mais...


Pic 1

Copa do mundo - de robôs

Em 2014 e 2016, o Brasil sediará os dois maiores eventos esportivos que existem. Além deles, haverá a copa do mundo de robótica.

ler mais...

Pic 1

O valor da educação

Se o Brasil almeja ser um país desenvolvido, precisa ver a educação com outros olhos.

ler mais...




N.30, Ano V, 2012


Pic 1

Meia Greve na UFCG e o descaso com o Ensino Superior

Detalhes da Greve dos professores da UFCG, a situação dos alunos e o descaso dado pela mídia e o governo à mobilização.

ler mais...


Pic 1

Movimento Estudantil

Movimentos Estudantis representavam uma resposta dos jovens mediante os eventos políticos em todo mundo. Graças às inúmeras lutas que se propagaram ao longo do tempo, os estudantes  garantiram uma melhor qualidade de estudo e liberdade de expressão.

ler mais...


Pic 1

Os riscos de noites mal dormidas

Ficar sem dormir para estudar é uma boa prática? Estudantes da China ingerem aminoácidos para ficarem mais tempo acordados com o intuito de estudar.

ler mais...

Pic 1

Quem se importa com os professores?

Greve: as principais reivindicações dos professores envolvem aumento de salário, melhores condições de trabalho e mudanças na política salarial. Saiba mais sobre os eventos no processo de greve no Brasil.

ler mais...




N. 29, Ano V, 2012


Pic 1

A Engenharia Elétrica a favor da vida

As contribuições da Engenharia Elétrica na medicina.

ler mais...


Pic 1

PET Elétrica: 20 anos contribuindo com a graduação

Uma abordagem histórica sobre os 20 anos do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica da UFCG.

ler mais...


Pic 1

Moral: Barreira do Conhecimento?

Há muito tempo, antes que o ser humano pudesse ser classificado como ser social, já existiam sociedades que seguiam regras e padrões morais.

ler mais...

Pic 1

O lado feminino do machismo

O machismo ainda é muito presente, mesmo na geração mais nova. Até mesmo quem deveria se sentir reprimido, pode tomar vantagem dessa ideia antiquada.

ler mais...


Pic 1

Entrevista - Felipe Vilgovino Lopes

Felipe Lopes é um ex-petiano e atualmente está no doutorado. Em entrevista ao Jornal, conta suas experiências do tempo de participação do Grupo PET-Elétrica.

ler mais...

Pic 1

Entrevista - Adail Silva Paz

Adail Silva Paz é natural de Campina Grande e ingressou na secretaria do curso de Engenharia Elétrica em 1991, um ano antes da criação do PET-Elétrica, ainda na então UFPB.   

ler mais...



N. 28, Ano V, 2012


Pic 1

O Ensino da Engenharia no Brasil: uma abordagem histórica

Rodeados pelo conhecimento exato da Engenharia, pouco atentamos para como a mesma chegou até nós e o quanto é importante que a conheçamos no contexto brasileiro.

ler mais...


Pic 1

Entrevista: Thiago Ferreira de Paiva Leite

O aluno Thiago Ferreira é graduando em Engenharia Elétrica na UFCG. Está no quinto período e foi selecionado para o Programa Ciência sem Fronteiras no início do ano corrente. Em entrevista ao jornal PET-Elétrica, Thiago fala sobre sua experiência no exterior e deixa um mensagem de motivação para os outros alunos interessados no Programa.

ler mais...

Pic 1

Download num piscar de olhos

Que tal armazenar vídeos no computador enquanto eles ainda estão sendo gravados? Ou assistir um show daquela banda favorita enquanto está baixando? A internet 4G está chegando com a promessa de revolucionar a velocidade da transmissão de dados!

ler mais...


Pic 1

Organização nos Estudos: algumas dicas relevantes

As demandas do mundo moderno tornam difícil dividir o tempo para as atividades. Entretanto, adquirir alguns bons hábitos pode reverter essa situação e garantir uma graduação mais tranquila. 

ler mais...

Pic 1

A importância da divulgação científica

Preparação de aulas, orientação de alunos, elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, participações em eventos são algumas das facetas importantes do vasto e intricado processo de comunicação que permeia as atividades acadêmicas.   

ler mais...



N. 27, Ano V, 2012


 Pic 1

Vício em Internet

Você já parou para pensar como seria sua vida sem internet? Pense por um instante. Um mundo onde não existisse o google, facebook, messenger e todas as facilidades da rede. Não se pode evitar essas mídias, mas e quando o uso da internet ultrapassa os limites do considerado saudável a passa a prejudicar as relações pessoais e profissionais?

ler mais...


Pic 1

Os Piratas do Oitavo Mar

A figura tradicional do pirata passa por uma tremenda transformação, principalmente nos séculos XX e XXI, com o surgimento da internet. Com a dificuldade que há hoje de conhecer uma pessoa que nunca usou ou ouviu falar na internet, é impossível negar a sua presença e importância na vida cotidiana de todos, tornando cada indivíduo que a acessa um verdadeiro navegador virtual.

ler mais...

Pic 1

Falta de vagas: uma nova nuance

Com a chegada da época de matrículas, já é esperado muito estresse e dificuldade de conseguir vagas nas disciplinas desejadas. Entretanto sabemos que, ao ingressar no curso de Engenharia Elétrica da UFCG, temos o direito de cursar todas as disciplinas por ele oferecidas no momento que desejarmos desde que obedeçamos aos pré-requisitos.

ler mais...

Pic 1

O que acontece por trás da Evasão Universitária

O MEC define evasão como a saída definitiva de um indivíduo da graduação sem que haja a conclusão. Este desligamento pode ser pela saída apenas do curso, da instituição ou do sistema de ensino superior. 

ler mais...




N. 26, Ano IV, 2011


 Pic 1

Hidrelétrica de Belo Monte

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está para ser construída no rio Xingu, localizado no estado do Pará, próxima à cidade de Altamira. Há anos esta obra divide opiniões no Brasil e no mundo mas em um ponto todos concordam: Belo Monte está no centro de uma polêmica.

ler mais...


Pic 1

Despedida à Edmocracia

Ao ingressarmos no grupo PET-Elétrica (Programa de Educação Tutorial), temos o conhecimento que faremos parte de um grupo que será orientado por um professor doutor. Todavia, quando nos tornamos integrantes do Grupo, em especial para os petianos que viveram os últimos cinco anos do PET-Elétrica, tivemos a honra de ter o professor Edmar Candeia Gurjão como tutor.

ler mais...

Pic 1

Entrevista: Edmar Candeia Gurjão

Graças à oportunidade de realizar um pós-doutorado nos Estados Unidos, e consequentemente, à sua saída do Grupo PET, foi realizada uma entrevista pelo Jornal PET-Elétrica com o Prof. Tutor Edmar, onde comentou sobre sua carreira profissional e seu tempo de participação no PET.

ler mais...

Pic 1

Riscos do Estudo Noturno

Riscos do estudo noturno: Seja por necessidade profissional, seja porque simplesmente gostam, muitas pessoas ficam ativas na madrugada. Entenda quais os malefícios que a abdicação de sono gera para sua saúde.

ler mais...




N. 25, Ano IV, 2011


 Pic 1

2° Dia de Engenharia Elétrica - Impressões

Nesta segunda edição, ocorrida no dia 31 de outubro de 2011 e organizada pelo PET-Elétrica UFCG, abordou-se o tema: oportunidades de estudo no exterior, trazendo esclarecimentos e direcionamentos sobre o assunto.

ler mais...


Pic 1

Desafio Circuito Integrado - Resultado

O 2° Dia da Engenharia Elétrica contou com uma competição que chamou a atenção de muita gente no hall do bloco CAA na tarde do dia 31 de outubro, o Desafio Circuito Integrado. A competição se destacou pelo alto nível.

ler mais...

Pic 1

COBENGE 2011

Entre os dias 03 e 06 de outubro deste ano, ocorreu, em Blumenau-SC, a XXXIX edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em parceria com a ABENGE, promoveu um espaço para discutir e refletir ações no âmbito do ensino das Engenharias.

ler mais...

Pic 1

A linguagem C está de luto!

No último mês de outubro, o universo da tecnologia sofreu um grande abalo com a morte do criador da Linguagem de Programação C, Dennis Ritchie, que faleceu aos 70 anos de idade. Sem dúvidas, um ícone do último século nos deixa. 

ler mais...


Pic 1

Entrevista com os vencedores do Desafio Circuito Integrado

Em entrevista ao Jornal, os integrantes da equipe "Top Gear" falam sobre a experiência de participar do Desafio e os planos para o futuro.

ler mais...


N. 24, Ano IV, 2011


 Pic 1

2° Dia de Engenharia Elétrica

Organizado pelo grupo PET-Elétrica, o evento será realizado no dia 31 de outubro de 2011 e contará com palestras, uma mesa redonda e uma competição de eletrônica. Participe!

ler mais...


Pic 1

Elétrica sem fronteiras

Cursar uma parte da graduação no exterior é um sonho cada vez mais real para os alunos de Engenharia Elétrica da UFCG. Saiba mais sobre estas oportunidades.

ler mais...

Pic 1

Aproveitando bem a graduação

Uma grande carga horária é exigida do aluno de Engenharia Elétrica, sendo difícil conciliar tantas aulas, provas e atividades de pesquisa. Entretanto, isso não deve ser visto simplesmente como algo negativo, dado que é uma forma de desenvolver aptidões e preparar-nos para as dificuldades do mercado de trabalho.

ler mais...

Pic 1

Entrevista: Felipe Maia

Felipe Maia é graduando em Engenharia Elétrica do 8° período e se encontra fazendo um intercambio na França pelo Brafitec

ler mais...


Pic 1

Entrevista: Maurício Cardoso

Maurício Cardoso é estudante de Engenharia Elétrica do 8° período e atualmente está fazendo um intercambio na França pelo Brafitec.

ler mais..

Pic 1

Entrevista: Igor Torres

Igor Torres é estudante de Engenharia Elétrica do 10° período e atualmente está fazendo um intercâmbio nos Estados Unidos pelo Brafitec.

ler mais..



N. 23, Ano IV, 2011


 Pic 1

Greves nas universidades federais

O começo do semestre 2011.2 foi marcado por indicativos de greve e paralisações. Crise econômica ou desvalorização do profissional? Para os estudantes não faz muita diferença, quem quer se formar tem pressa!

ler mais...


Pic 1

A netiqueta que falta no e-mail da graduação

O email da graduação de Engenharia Elétrica foi criado com o objetivo de servir como um canal amplo de comunicação entre a comunidade acadêmica. Porém, devido à postura inadequada de alguns usuários, a utilização do recurso é freqüentemente questionada. Este artigo trata de desse problema e explica qual deve ser a forma de se comportar em um ambiente de acesso compartilhado como a tecnologia Google Groups.

ler mais...

Pic 1

A Lei de Murphy e as falhas nossas de cada dia

Muito cuidado ao ler este artigo.

ler mais...

Pic 1

Universitários longe de casa

A experiência de frequentar uma universidade longe de casa proporciona ao estudante, além do conhecimento acadêmico, uma oportunidade de crescer pessoalmente, superar limites, vencer desafios e vivenciar outras culturas.

ler mais...


N. 22, Ano IV, 2011


 Pic 1

Premiações na Graduação

Periodicamente, os concluintes da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) são privilegiados com a oportunidade de disputa de premiações. Estas avaliam o seu histórico acadêmico, ou seja, seu rendimento ao longo do curso, bem como suas contribuições para o meio, seja através de artigos publicados, de projetos desenvolvidos ou de qualquer trabalho que vá além das disciplinas da graduação.

ler mais...


Pic 1

Excesso e Excelência

No presente artigo abordaremos uma discussão sobre o estudo em demasia. Detalhando também o que pesquisas cientificas revelam quanto às conseqüências desse comportamento excessivo.

ler mais...

Pic 1

O crescimento e a distribuição da Internet no mundo

Muito embora não percebamos, nos últimos 20 anos temos passado por uma incrível revolução: a Internet. Conheça um pouco de sua história e alguns dados no mínimo curiosos a respeito dos internautas espalhados pelo mundo.

ler mais...

Pic 1

Casa Brasil: transformando realidades

A casa Brasil um projeto federal de inclusão digital e ação social têm transformado a realidade de muitas pessoas. O PET elétrica visitou uma das duas unidades pertencentes à Campina Grande.

ler mais...


N. 21, Ano IV, 2011

Pic 1

Câncer e Aparelhos Celulares

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirma: celular pode causar câncer.

ler mais...

Pic 1

Mulheres na Engenharia

Atualmente as mulheres são consideradas exemplo de competência em diversos campos com destaque para engenharia. Apesar de ainda fazerem parte de uma minoria, elas superam preconceitos e contribuem com eficiência para o desenvolvimento do país.

ler mais...

Pic 1

Educação Brasileira: Conjuntura de Problemas

A problemática da educação brasileira é nítida e vem sendo amplamente discutida ao longo dos anos, apesar disto a sociedade não consegue enxergar melhoras consideráveis, o que só acentua o atraso no desenvolvimento do Brasil perante os outros países. Mas onde estaria a chave do problema?

ler mais...

Pic 1

Comunicação, Poder e Mediocridade

Fugindo das tradicionais matemática e física, um texto informativo sobre a complicada linguagem jurídica com uma reflexão para nós do meio científico.

ler mais...


N. 20, Ano IV, 2011

Pic 1

Chuvas atingem a infra-estrutura da UFCG

Nos últimos dias, Campina Grande tem enfrentado sérios problemas em função dos altos índices pluviométricos. Situada no agreste paraibano e com 552 metros acima do nível do mar, a cidade tem seu período chuvoso entre os meses de maio e agosto, e em 2011, essa previsão não foi desrespeitada.

ler mais...

Pic 1

Entrevista – Prof. Saulo Oliveira Dornelas Luiz

Em entrevista ao Jornal PET-Elétrica, o prof. Saulo Oliveira Dornelas Luiz fala sobre suas experiências enquanto graduando e mestrando e compartilha um pouco de suas vivências profissionais.

ler mais...

Pic 1

Aluno ou Estudante?

A etimologia da palavra “aluno” nos diz que ela é formada pela junção do prefixo “a” de negação e do radical “lun” que vem do latim lumen, “luz”. Desta forma, a simples lógica nos leva ao seu significado que é “sem luz”. Certo? Errado.

ler mais...

Pic 1

Usinas termelétricas

Por definição, usina termelétrica é uma instalação na qual a energia química, contida em combustíveis fósseis, sólidos, líquidos ou gasosos, é convertida em energia elétrica. Independentemente do tipo de material combustível utilizado, o princípio de funcionamento das centrais térmicas é...

ler mais...


N. 19, Ano IV, 2011

Pic 1

A pedagogia que ainda não chegou em Elétrica

Há décadas psicólogos e pedagogos tem se preocupado com o processo de aprendizagem e relação entre alunos e professores, chegando aos aspectos mais específicos e complexos deste assunto. Apesar de tanto esforço externo, quase nada se faz a respeito da situação lamentável que algumas disciplinas têm sido lecionadas dentro na universidade.

ler mais...

Pic 1

Recepção dos feras de Engenharia Elétrica – 2011.1

A recepção dos calouros do curso de Engenharia Elétrica 2011.1 ocorreu na última quinta-feira (07/04). Um relato do acontecimento, realizado pelo Coordenador de Eventos do CAEE, Hélder Vinícius de Morais Siqueira, além de inúmeras fotos estão disponíveis.

ler mais...

Pic 1

O negócio de Tecnologia de Informação e Comunicação

A Internet tinha 500 milhões de usuários no mundo, em 2000, na virada do século. Até o final de 2010, o mundo deve atingir cinco bilhões de usuários, de acordo com relatório da International Telecommunication (ITU).

ler mais...

Pic 1

Energia Nuclear: Problema ou Solução?

Diante da ameaça de uma catástrofe radioativa no complexo atômico de Fukushima, província japonesa atingida pelo terremoto e subseqüente tsunami em março deste ano, a utilização da energia nuclear entrou mais uma vez no rol das discussões governamentais em todo o mundo, dividindo opiniões.

ler mais...

Pic 1

Visita técnica ao complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

Semestralmente, os alunos que estão cursando as disciplinas de Geração de Energia Elétrica e Equipamentos Elétricos, ministradas pelos professores Leimar de Oliveira e Edson Guedes, respectivamente, ambas da ênfase de Eletrotécnica, têm oportunidade de participar da visita técnica ao complexo hidrelétrico de Paulo Afonso.

ler mais...

 


N. 18, Ano III, 2010

Pic 1

Acessibilidade

Uma série de leis brasileiras “garantem” que todo cidadão tem o direito a se integrar socialmente, se locomover e ter acesso aos lugares sem passar por dificuldades ou constrangimentos. Infelizmente, estes direitos não são garantidos em grande parte dos locais com destinação pública e/ou coletiva e, como exemplo...

ler mais...

Pic 1

Hedy Lamarr

Quando se pensa em genialidade surge no imaginário comum a caricatura do cientista maluco - com os cabelos emaranhados, um quadro repleto de equações inatingíveis e palavreado beirando o incompreensível. Para os mais estudados é recorrente vislumbrar...

ler mais...

Pic 1

Matrícula

O Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) trata-se de um acordo, entre o governo e instituições superiores de ensino, que visa a elevação dos níveis de acesso e permanência dos estudantes, bem como a elevação do padrão de qualidade da universidade. Teoricamente, isso quer dizer mais vagas, melhor estrutura e maior índice de aprovação nas...

ler mais...

Pic 1

UFCG e REUNI

No dia vinte e quatro de abril de dois mil e sete o Presidente da República enunciou o Decreto No 6.096 que instituiu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o qual tinha, e ainda tem, como objetivo retomar o crescimento do ensino superior público, assegurar a qualidade do ensino por meio de inovações acadêmicas, promover uma...

ler mais...

 


N. 17, Ano III, 2010

Pic 1

Panorama do Mercado da Televisão Digital no Brasil

O mercado está crescendo bastante com a introdução da televisão digital no Brasil. A previsão inicial do governo indica que a televisão digital vai substituir a analógica até 2017. Como há um percentual de 94,6% das residências com televisor no País atualmente, isso implica 79,3 milhões de aparelhos a serem eliminados em dez, ou praticamente oito milhões jogados fora a cada ano. Além disso...

ler mais...

Pic 1

Bons Ventos: um apanhado histórico da energia eólica


Os novos paradigmas de preservação ambiental e racionalização dos recursos energéticos direcionam a humanidade (em especial, a comunidade científica) na procura por tecnologias sustentáveis. Nesse contexto, os sistemas de geração distribuída - capazes de mesclar tecnologias para geração em menor escala e mais próximas do local de consumo – surgem como um ...

ler mais...

Pic 1

É possível parar um raio?

Desde o surgimento dos primeiros hominídeos, primatas bem anteriores ao Homo Sapiens, o raio vem exercendo o seu fascínio.
Antes de o homem dominar o fogo, ele esperava as grandes tempestades de verão para tê-lo, pois o fogo aparecia quando uma árvore ou a vegetação seca eram atingidas pelo raio. Nesta época, o raio e o trovão eram...

ler mais...

Pic 1

Projeto promove melhoria de vida intergeracional

Formado em 2003 por um grupo de professoras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI), surgiu com o intuito de promover uma melhoria de vida para a população idosa de baixa renda da cidade de Campina Grande, devido a grande desvalorização sofrida por essa camada populacional, por parte da sociedade. Inicialmente, o projeto focava principalmente na...

ler mais...

 


N. 16, Ano III, 2010

Pic 1

O Lado Negro do REUNI

Há cerca de dois anos a discussão sobre a implantação do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) fervilhava por toda UFCG, o assunto era tema de discussão entre todas as camadas da instituição, desde alunos recém ingressos até os administradores de alto escalão da universidade. Finalmente, após a análise dos pontos positivos e negativos da proposta do governo, decidiu-se aderir ao programa federal...

ler mais...

Pic 1

Como ser um bom leitor

Ler distrai, educa, acalma, ensina, enriquece o vocabulário e a cultura, diverte, emociona, melhora a capacidade de se expressar, melhora a escrita, mostra novas visões de mundo, novas concepções, no entanto, acima de todas essas vantagens há um aspecto primordial na leitura: dar prazer...

ler mais...

Pic 1

Heinrich Hertz

Heinrich Rudolf Hertz nasceu em Hamburgo em 22 de fevereiro de 1857. Nessa época, a Alemanha ainda não era um país unificado, mas um território constituído por um conjunto de reinos feudais. O processo de unificação alemã, ocorrido na década de 1860, levou o país a ingressar na Revolução Industrial e deu impulso ao florescimento de suas universidades. Foi nesse contexto histórico que Heinrich Hertz viveu e ...

ler mais...

Pic 1

Celular no Centro Cirúrgico e UTI

Existem vários estudos na área em que o celular, oficialmente conhecido como Serviço Móvel Pessoal (SMP), se inclui. Um deles é o Estudo da Interferência Eletromagnética, conhecido como EMI (Electromagnetic Interference).
Já há algum tempo, mais de 30 anos, sabe-se que os Equipamentos Médico-Hospitalares (EMH) como monitores cardíacos, marca-passos, eletrocardiógrafos, entre outros, sofrem Interferência Eletromagnética. Por ...

ler mais...

 

 


N. 15, Ano II, 2009

Pic 1

Primeiro Dia da Engenharia Elétrica na UFCG

No dia de 19 de novembro do corrente ano ocorreu o Primeiro Dia da Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tendo como tema “Debatendo o Futuro, Interagindo Idéias”, o evento disponibilizou para os alunos palestras relacionadas ao curso de Engenharia Elétrica e sua reformulação, houve também apresentações sobre o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos - IEEE e a criação do Ramo na ...

ler mais...

Pic 1

Alessandro Volta

Embasados na necessidade de conhecer sobre personalidades de destaque na Engenharia Elétrica, o grupo PET-Elétrica se propõe a escrever uma série de artigos, que serão publicados na edição atual e em subseqüentes do Jornal PET Elétrica, com o objetivo de informar aos leitores um pouco sobre grandes nomes que construíram a história da Engenharia Elétrica e que devem ser lembrados pela sua contribuição...

ler mais...

Pic 1

Site incentiva a troca de livros pela internet

Idealizado e mantido por Samur Araújo, mestre em Web semântica pela PUC-Rio, o projeto Livra Livro surgiu da necessidade de troca pessoal de livros e hoje possui cerca de 130.00 cadastrados se apresentando como  uma  forma eficaz de intermediar a troca de livros pela internet.
O site é gratuito e, para participar do programa,  basta realizar um ...

ler mais...

 

 


N. 14, Ano II, 2009

Pic 1

Descarte de pilhas e baterias

Devido à quantidade de aparelhos eletrônicos que passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia, o consumo de diversos tipos de pilhas e baterias é inevitável. Entretanto, o que em geral muitas pessoas desconhecem ou ignoram é o fato de que o descarte destes produtos pode acarretar sérios danos ambientais, caso seja feito de maneira inadequada. Estes produtos trazem em sua composição diversas substâncias tóxicas (por exemplo, mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio ...

ler mais...

Pic 1

I Dia de Engenharia Elétrica da UFCG – Debatendo o futuro, interagindo idéias

Atualmente, entre os professores do CEEI, existe uma discussão sobre a divisão do curso de engenharia elétrica em outros cincos, correspondentes às ênfases, que seriam: Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação. Também na lista de discussões online da graduação, nesta semana, o assunto está sendo abordado por alguns alunos, gerando divergentes opiniões...

ler mais...

Pic 1

Crendices Magnéticas

Nos últimos anos tem crescido muito o interesse do público sobre efeitos dos campos magnéticos fora do âmbito tradicional das aplicações tecnológicas comprovadas cientificamente. Animados por campanhas publicitárias ou por crendices que se espalham por todo o país, verdadeiros milagres estão sendo atribuídos ao emprego dos ímãs permanentes para os mais diferentes usos ...

ler mais...

 

 


N. 13, Ano II, 2009

Pic 1

Seleção para membro do Grupo PET-Elétrica

No início de outubro, será aberto um processo seletivo que elegerá um novo integrante para o grupo PET de Engenharia Elétrica. A priori estará aberta uma vaga para membro voluntário. Alunos entre o 2º e o 4º período podem candidatar-se, desde que possuam coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 7,0 e não conste qualquer reprovação no seu histórico. Os interessados devem apresentar um ...

ler mais...

Pic 1

Pequenas Grandes Invenções

A melhoria de qualidade de vida proporcionada pelas inovações tecnológicas é perceptível, apesar de o cotidiano fazer com que esqueçamos a importância dos equipamentos que utilizamos todo dia. Como exemplo, podemos citar como os computadores e a internet facilitaram o acesso às informações, como os meios de transporte e de comunicação diminuíram as barreiras da distância e como os ...

ler mais...

Pic 1

Ramo Estudantil - IEEE

Que há em comum entre os departamentos de engenharia elétrica da Melbourne University (Austrália), da McMaster University (Canadá) e da National University of Computer and Emerging Sciences (Paquistão)? Certamente não muito, a não ser, talvez, pelo fato de todos possuírem ramos estudantis do IEEE. Os ramos são entidades de caráter estudantil ligadas ao IEEE, através dos quais alunos de ...

ler mais...

Pic 1

Cães e gatos na UFCG

Cães e gatos são animais domésticos e, como tal, devem ser criados, com todos os cuidados e carinhos, no ambiente privado. Infelizmente, porém, muitos desses animais, por motivos diversos, são abandonados por seus donos e entregues à própria sorte, passando a vagar pelos logradouros públicos. Nessas situações, é comum que pessoas caridosas se apiedem desses animais, retirando-os do...

ler mais...

 


N. 12, Ano II, 2009

Pic 1

CA: Ter ou não ter?

O Centro Acadêmico, comumente lembrado pela sigla CA, é uma instituição da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ligada à representação estudantil. A todo curso da UFCG é reservado o direito de apresentar um CA e não é diferente com Engenharia Elétrica. Contudo, desde a vigência de 2009.1 os mais de seiscentos alunos do maior curso desta universidade estão sem ...

ler mais...

Pic 1

SBCCI 2009 e EMICRO

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro deste ano, ocorrerá em Natal – RN o vigésimo segundo simpósio de circuitos integrados e design de sistemas (SBCCI). Trata-se de um encontro internacional realizado anualmente no Brasil. As últimas edições se alternaram principalmente entre Porto Alegre, Gramado, Recife e Rio de Janeiro. Este é o segundo ano que ...

ler mais...

Pic 1

Visita Técnica à Empresa Datasonic

No dia 06 de agosto de 2009, o grupo PET-elétrica teve a oportunidade de visitar a empresa Datasonic e entender como funciona sua linha de produção. Como pioneira em montagem de computadores no nosso estado, essa empresa busca pensar sempre à frente e, desta forma, está bastante consolidada no mercado ....

ler mais...

Pic 1

O que é o IEEE?

O “Institute of Electrical and Eletronics Engineers” (Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas, em tradução livre) é a maior e mais importante associação profissional de cunho tecnológico no mundo, congregando um número superior a 375.000 associados em mais de 160 países. Embora tenha surgido com sua designação atual em 1963, a atuação do IEEE remonta aos primórdios da ...

ler mais...

 

 


N. 11, Ano II, 2009

Pic 1

Entrevista com o Professor Antônio Marcus

Nasceu em Recife, Pernambuco em 1958, obteve os títulos de Engenheiro Eletricista e de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB em 1981 e 1985, respectivamente e o título de Doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse - INPT, França, em 1989. Trabalhou na...

ler mais...

Pic 1

O Tempo

Motivado pela curiosidade cientifica, busquei entre alguns colegas, de diferentes áreas do conhecimento, qual o entendimento deles sobre um tema aparentemente banal: o tempo. Depois de ouvi-los, pude perceber o quão difícil é o estabelecimento de uma definição única.
Assim, como será o tempo sob a ótica das ciências sociais e biológicas? Como será o tempo psicológico? Falam-se até ....

ler mais...

Pic 1

Sapo, café e um hipermercado

Um grupo empresarial de cifras milionárias, cujo nome complicado não cumpro lembrar agora, inaugurou mais um hipermercado dos grandes na avenida onde moro. Logo abandonei o antigo lugar onde fazia compras sem nenhum remorso ou sentimentalismo.
Motivos não me faltaram. Esse novo estabelecimento comercial além de ter me conquistado devido aos preços ...

ler mais...

 


N. 10, Ano II, 2009

Pic 1

Um dia para Saúde

A próxima terça-feira será apenas um dia comum para a maioria dos brasileiros. Os noticiários irão anunciar exorbitantes casos de dengue na Bahia e paulistanos continuarão se reerguendo após as águas de Março terem fechado o verão. Tudo como não deveria estar...
Paralelamente (e paradoxalmente) comemora-se no sete de Abril o Dia Mundial da Saúde. Nessa data, os 191...

ler mais...

Pic 1

As origens da astronomia (Parte II)

O surgimento e a evolução de alguns ramos da ciência, no decorrer da História, muitas vezes estão diretamente relacionados com a quebra de paradigmas de diferentes características. Tais paradigmas podem ter raízes profundas no contexto social e cultural, de modo que a mudança de perspectiva proposta pelo conhecimento científico pode não ser aceita de imediato, ignorada ou mesmo ser...

ler mais...

Pic 1

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Os esforços para a criação da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) tiveram início em Novembro de 1989, em São Luís – Maranhão, durante a realização do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos Países da Língua Portuguesa.
Já em 1990, como uma consequência dessas negociações entre os Países da Língua Portuguesa...

ler mais...

 


N. 9, Ano II, 2009

Pic 1

As origens da astronomia (Parte I)

O ano de 2009 foi escolhido pela União Astronômica Internacional (UAI) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para ser o Ano Internacional da Astronomia, comemorando quatrocentos anos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Em todo o mundo, eventos locais, nacionais e globais ocorrerão no intuito de...

ler mais...

Pic 1

08 de Março: Dia internacional da Mulher

Finalmente, chegamos ao ano 2001! Quantos sonhos foram acalentados na esperança de um Mundo mais justo, mais fraterno e mais humano? Muitos, certamente. Mas, o fato é que chegamos a 2001 e muita coisa mudou; umas de forma radical, outras de forma tímida e outras permaneceram no plano dos sonhos. Pessoalmente, cheguei a 2001 no melhor de minha forma física e intelectual...

ler mais...

Pic 1

Carnaval de Olinda

O carnaval é uma festividade tipicamente de diversão popular, que assume as características e peculiaridades dos locais onde ocorre o festejo. A festa é sempre comemorada no período que antecede a Quaresma, tempo durante o qual se deve praticar o jejum com a abstinência da carne. Desse fato, adveio o nome “carnaval”, do latim carnem levare (abstenção da carne)...

ler mais...

 


N. 8, Ano I, 2008

Pic 1

Minimalismo

Conforme fora decidido em reunião extraordinária do Colegiado Pleno da UFCG, realizou-se, segunda-feira (17/11/2008), as eleições para reitor e vice reitor da universidade. Sendo a UFCG uma instituição de renome, espera a boa índole (e porque não dizer inocência idealista) que a consulta eleitoral seja um exemplo de democracia e cidadania...

ler mais...

Pic 1

Brasília - O que é que ela tem?

Cidade planejada, Brasília foi inaugurada em 21 de Abril de 1960, após pouco mais de três anos de construção, quando os Três Poderes da República se instalaram simultaneamente. Nascera então aquela que seria a terceira capital brasileira, desta vez localizada no coração do Brasil, o Planalto Central...

ler mais...

Pic 1

Impressões sobre o WEC 2008

O Congresso Mundial de Engenharia (WEC 2008) ocorreu em Brasília-DF entre os dias dois a seis de dezembro e, entre engenheiros e estudantes do mundo todo, reuniu mais de cinco mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os estudantes de engenharia da Paraíba, com a ajuda de custo da Universidade Federal de Campina Grande, estiveram representados por uma delegação de...

ler mais...

 


N. 7, Ano I, 2008

Pic 1

CNMAC

A Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC, surgiu durante o Primeiro Simpósio Nacional de Cálculo Numérico, realizado no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte – MG no dia 1º de novembro de 1978.
O CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional ...

ler mais...

Pic 1

WEC 2008

Entre 02 e 06 de dezembro do corrente ano, ocorrerá em Brasilia a terceira edição do Congresso Mundial de Engenharia (WEC 2008) que já passou pela China e Alemanha. Com a presença estimada de mais de cinco mil engenheiros, o evento, que chega pela primeira vez ao continente americano, é considerado o de maior importância na área de engenharia a nível mundial...

ler mais...

Pic 1

Somos parentes de roedores

(Texto enviado por leitor)

Era domingo, dia das crianças. Meu pai chegou do trabalho com um pacote que mal lhe cabia nas mãos, coberto de papel de presente. Dei um pulo do sofá, no qual estava deitado nas últimas duas horas assistindo a desenhos animados. Ele se aproximou, sentou no sofá ao meu lado e disse: - Feliz dia das crianças, Gabriel! – e me deu um forte abraço...

ler mais...

 


N. 6, Ano I, 2008

Pic 1

Sistemas Elétricos e Redes de Computadores (Parte II)

Realizar comunicação entre equipamentos é uma tarefa simples, desde que ambos utilizem o mesmo protocolo de troca de dados, ou “falem a mesma língua”. Quando isso não ocorre essa tarefa só é possível se existe algum conversor de protocolos, que pode ser visto como um tradutor. Entretanto, dependendo da quantidade de protocolos envolvidos e por ter que interpretar uma...

ler mais...

Pic 1

Jogos Paraolímpicos

Tudo começou em 1948, quando Sir Ludwig Guttman organizou uma competição esportiva envolvendo os veteranos da Segunda Guerra Mundial, os quais possuíam lesões na medula, em Stoke Mandeville – Inglaterra. Quatro anos mais tarde, com a adesão de competidores dos Países Baixos, a idéia tornaria-se um movimento internacional...

ler mais...

Pic 1

Pedro Américo: O orgulho da Paraíba

Denomina-se Independência do Brasil o processo que resultou na emancipação política do país do reino de Portugal. Oficialmente, a data do acontecimento foi 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o controverso episódio denominado de “Grito do Ipiranga”. O personagem principal desse evento foi príncipe Dom Pedro I, que ficou marcado historicamente pelo seu grito...

ler mais...

Pic 1

Gestão de Vida

(Texto enviado por leitor)

Aproximadamente seis bilhões de pessoas habitam um planeta chamado Terra. Todas imergidas na batalha da vida. Finalmente elas são derrotadas (esqueçamos a conotação de negatividade da palavra!), sentindo-se orgulhosas pelo que fizeram e o deixam para posteridade. Assim como, podem perder com a consciência de que nada acrescentaram ao mundo; foram máquinas vivas improdutivas...

ler mais...

N. 5, Ano I, 2008

Pic 1

Virando a Mesa

(Texto enviado por leitor)

Geralmente, tudo começa no ensino fundamental:
- Nossa, ele gosta de matemática!
Ou, ainda mais surpreendentemente:

ler mais...

Pic 1

Ano Novo - Novo (D)anos

(Texto enviado por leitor)

Era meia-noite do dia 1º de janeiro de 2008. Uma quantidade de fogos de artifício além da que eu possa compreender explodia no céu sobre o imenso Oceano Atlântico na costa da praia de Ponta Negra, pintando o céu escuro de cores cintilantemente fugidias.
Depois do brinde coletivo todos olhavam para essas luzes como os cegos procuram...

ler mais...

Pic 1

Regulamento do Ensino de Graduação da UFCG (Parte IV)

Nesta série de artigos do Jornal PET-Elétrica, nós apresentamos interpretações do Regulamento do Ensino de Graduação da UFCG, homologado pela Resolução Nº26/2007, com o objetivo de alertar os alunos sobre as mudanças, tendo em vista que este entrou em vigor no período letivo 2008.1...

ler mais...

 


N. 4, Ano I, 2008

Pic 1

O Último Teorema de Fermat (Parte II)

Depois que as observações de Fermat se tornaram populares entre os matemáticos da época, ficou claro que suas notas pessoais continham uma série de teoremas formidáveis. Infelizmente, ou esses teoremas não eram acompanhados por nenhuma explicação ou tinham apenas indícios da demonstração que os apoiava. Mas havia uma lógica pesada que deixou os matemáticos na...

ler mais...

Pic 1

Sistemas Elétricos e Redes de Computadores (Parte I)

A maior parte das pessoas que têm acesso a computador, mesmo que de forma superficial, tem uma noção básica sobre redes de computadores. Seja no escritório para interligar os computadores a uma única impressora, seja quando acessam a Internet ou ainda numa LAN-House, estão sendo utilizando conceitos de redes...

ler mais...

Pic 1

“Escreve, logo existes”

(Texto enviado por leitor)

Leitor, deixa-me apresentar, primeiramente, minha pauta de discussão, para não pensares que isto é aqueles questionários “passa-tempo” (ou “enche-lingüiça”) de algumas revistas nacionais. Irei discorrer sobre a grafia. Com base nisso, aproveito a oportunidade, para compartilhar a idéia contigo (afinal de contas, temos liberdade; não estamos fazendo vestibular). Por que escreves?...

ler mais...

Pic 1

Regulamento do Ensino de Graduação da UFCG (Parte III)

Nesta série de artigos do Jornal PET-Elétrica, nós iremos apresentar interpretações do Regulamento do Ensino de Graduação da UFCG, homologado pela Resolução Nº26/2007, com o objetivo de alertar os alunos sobre as mudanças, tendo em vista que este entrou em vigor no período letivo 2008.1...

ler mais...

 


N. 3, Ano I, 2008

Pic 1

O Último Teorema de Fermat (Parte I)

Tendo como "mestra" a versão traduzida para o latim do livro Aritmética, de Diofante, tradução esta feita por Claude Gaspar Bachet de Méziriac, Pierre de Fermat (nascido em 20 de agosto de 1601) estudou e formulou diversos teoremas na área da teoria dos números, dentre eles, o teorema que assegurava que  x^n + y^n = z^n não tinha solução, para n inteiro e maior que 2...

ler mais...

Pic 1

Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro

Durante a década de 90, com adoção da política neoliberal pelos governos brasileiros, iniciou-se um processo de privatização dos serviços públicos, dentre eles, o de energia elétrica. A implementação de tal política começou com o Programa Nacional de Desestatização (PND) durante o governo de Fernando Collor, atingindo o auge no governo de Fernando Henrique Cardoso...

ler mais...

Pic 1

Funcionamento do Restaurante Universitário

O restaurante universitário é direito do aluno e é uma ajuda de órgãos governamentais, principalmente para aqueles que não têm condições de pagar pelas refeições na universidade. Em grande parte das universidades federais, como UNB, UFMG, UFPI e UFS, todos os discentes têm direito ao serviço dos RU’s, subsidiados pelo governo e pelos próprios alunos que pagam uma pequena...

ler mais...

Pic 1

Regulamento do Ensino de Graduação da UFCG (Parte II)

Nesta série de artigos do Jornal PET-Elétrica, nós iremos apresentar interpretações do Regulamento do Ensino de Graduação da UFCG, homologado pela Resolução Nº26/2007, com o objetivo de alertar os alunos sobre as mudanças, tendo em vista que este entrou em vigor no período letivo 2008.1...

ler mais...

 

 N. 2, Ano I, 2008

Pic 1

A Matemática na Música

Segundo o dicionário Aurélio, "a música é a arte e ciência de combinar harmoniosamente os sons”. Na sua definição mais simples, a música consiste numa combinação de sons executados em determinada cadência. Apesar de na maioria das vezes passar despercebida, a matemática está intimamente ligada à música, estando presente desde a concepção mais fundamental do que é "som musical" e ...

ler mais...

Pic 1

Fórmula auto-referencial de Tupper

A fórmula auto-referencial de Tupper foi definida por Jeff Tupper, e quando representada graficamente em duas dimensões pode reproduzir visualmente a própria fórmula. Tupper descreveu esta fórmula como “Totalmente chocante!”.
A fórmula é uma desigualdade definida como:

ler mais...

Pic 1

Posição do Engenheiro Eletricista no Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho. Tema de muita expectativa em qualquer profissão. Quem não gostaria de saber se terá seu emprego quando formado? Com a alta concorrência, não basta mais ter o diploma de nível superior; é preciso ser competente, seguro, sociável, dentre outros pré-requisitos que formarão o diferencial do profissional....

ler mais...

Pic 1

Regulamento do Ensino de Graduação da UFCG (Parte I)

Nesta série de artigos do Jornal PET-Elétrica, nós iremos apresentar interpretações do Regulamento do Ensino de Graduação da UFCG, homologado pela Resolução Nº26/2007, com o objetivo de alertar os alunos sobre as mudanças, tendo em vista que este entrou em vigor no período letivo 2008.1...

ler mais...

 


N. 1, Ano I, 2008

Pic 1

O Clássico dos Maiorais

O primeiro jogo entre o Treze Futebol Clube e o Campinense Clube ocorreu em 27 de Novembro de 1955, no Estádio Plínio Lemos, saindo o Treze vencedor pelo placar de 3x0. Diferentemente do que muitos acreditam, nesta época não existia nenhuma rivalidade entre os dois times. O Treze já era conhecido na cidade...

ler mais...

Pic 1

Metrologia e Quebra-Quilos

Metrologia pode ser definida, de forma simplificada, como sendo o conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos. De uma forma mais abrangente, poder-se dizer que a metrologia envolve todos os aspectos teóricos e práticos, relacionados com a exatidão das medições, nos domínios da ciência e da tecnologia...

ler mais...

Pic 1

A História do Carnaval

Apesar de não se saber ao certo a origem do carnaval (assim como o próprio termo), acredita-se, baseado na história da evolução humana, que o carnaval surgiu dos antigos cultos agrários, ou seja, logo quando o homem começou a prática da agricultura (cerca de 10.000 a .C.). Desta forma, foram os egípcios, que evoluíra a agricultura pelo favorecimento do rio Nilo, que comemoravam, com mais intensidade...

ler mais...

Jornal PET Elétrica. Todos Direitos Reservados.