Matérias‎ > ‎

Ensino e aprendizagem no contexto das infotecnologias

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ensino e aprendizagem no contexto das infotecnologias

Por Benedito Antonio Luciano


Nos dias atuais, a facilidade de acesso às informações diante das chamadas infotecnologias não comporta mais o modelo de ensino centrado no professor, no qual a responsabilidade do ensino cabe ao professor e o aprendizado ao aluno.

Os tempos são outros. As mudanças de paradigmas impostas por estas infotecnologias requerem um novo tipo de professor: aquele que exerce o papel de articulador do conhecimento em meio às informações disponíneis literalmente nas pontas dos dedos.

Assim, diante da infinidade de formas de acesso às informações e da celeridade com que estas são veiculadas, o professor se vê diante de um grande desafio: processar um maior volume de dados do que estava habituado, além de ser obrigado a usar diversos tipos de instrumentos e explorar os recursos educacionais que as tais infotecnologias oferecem, dentro ou fora da sala de aula.

Deste modo, a cada dia, o professor se transforma em um orientador, em um facilitador de uma aprendizagem auto-iniciada que envolve a parte afetiva (sentimentos) e a parte cognitiva (inteligência).

Dotado de sólida formação e conhecimento sobre o assunto a ser ministrado, nesse novo ambiente, o professor faz a aferição da relação do aluno com as infotecnologias, ajudando-o a filtrar as informações e a separar o joio do trigo.

Assim, neste novo processo o professor passa a ser supervisor, gerenciador e organizador dos conteúdos e não apenas dos próprios conhecimentos que podem ser transferidos aos alunos.

Por sua vez, nesse processo, aos alunos não cabe mais a atitude passiva de aguardar a iniciativa dos professores. Agora, eles são chamados a ser protagonistas./p>

Afinal, numa sociedade baseada na informação, a aprendizagem mais útil deve ser a do próprio processo, numa abertura contínua ao novo conhecimento, num ambiente de responsabilidades compartilhadas, no qual professores e alunos participam efetivamente do ensino e do aprendizado.

O autor é professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.













          










Comments