I Semana da Engenharia Elétrica – Inovação: Desenvolvimento Científico e Tecnológico para Construção do Futuro
Palestras, mesa redonda, feira de empresas da área e competição de robótica. Um panorama do evento voltado para discussão de temas pertinentes ao ambiente acadêmico de Engenharia Elétrica, dessa vez em dois dias.
Por Wamberto J. L. de Queiroz e Caio V. A. Diniz
A I Semana de Engenharia Elétrica, realizada pelo PET Elétrica em parceria com o Ramo Estudantil IEEE, o Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica e a Empresa Júnior Voltech, aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro de 2017 no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega e contou com a participação de professores, representantes da administração superior da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e representantes de algumas empresas em torno do tema “Inovação: Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a Construção do Futuro.”
Figura 1. Crachá com logomarca do evento. [Fonte: Fotógrafa do evento.]
A abertura ocorreu às 8h00 do dia 24 de outubro e contou com a presença dos seguintes participantes:
- O Magnífico Reitor da UFCG, Professor Vicemário Simões;
- O Pró-Reitor de Ensino da UFCG, Professor Alarcon Agra do Ó;
- O Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG, Professor José Sérgio da Rocha Neto;
- O Coordenador de Programas e Estágios da Pró-Reitoria de Ensino da UFCG e Interlocutor do PET na UFCG, Professor Manassés da Costa Agra Mello;
- O Coordenador Administrativo do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFCG, Professor Damásio Fernandes Júnior;
- O Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG, Professor Mário de Sousa Araújo Filho;
- O Tutor do PET Elétrica da UFCG, Professor Wamberto José Lira de Queiroz;
Após todas as autoridades acadêmicas convidadas sentarem-se à mesa, o tutor do PET Elétrica saudou a todos os presentes no Centro de Extensão e passou a palavra para o interlocutor do PET na UFCG, professor Manassés da Costa Agra Melo. Em sua fala, o professor destacou a importância da inovação e lembrou a visão inovadora do professor Yvon Magalhães Pinto, da antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Minas Gerais, ao propor o programa de apoio à pesquisa e fixação de professores e estudantes, que culminou na atual estrutura organizacional do PET em todo o Brasil.
Após a fala do professor Manassés C. A. Melo, o coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, professor Mário Araújo Filho, apresentou a plenária intitulada “Ciência, Tecnologia e Inovação em Campina Grande: Aspectos Históricos”, que destacou a culminância de fatos e os principais personagens que contribuíram para que o curso de engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande alcançasse o reconhecimento nacional que tem hoje. Além disso, o professor apresentou as principais inovações tecnológicas desenvolvidas durante a história do curso, desde 1963.
Seguida à apresentação de professor Mário Araújo, o diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática, professor José Sérgio da Rocha apresentou a plenária intitulada Inovação: Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ele relembrou o conceito de inovação e falou de invenções atuais importantes que revolucionarão a engenharia, como a fibra muscular artificial, que possui uma resistência mil vezes maior do que as fibras musculares naturais e são materiais promissores para aplicações na robótica e construção de exoesqueletos controlados por interfaces cerebrais.
Às 10h15 aconteceu a palestra do professor Antônio Augusto Lisboa, que atua na Universidade Federal da Paraíba, intitulada “Atividades de Pesquisa e Extensão no Laboratório RFWild”. Na ocasião, o professor destacou as inovações que o laboratório vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos e a visibilidade global que representa para a universidade. O professor ainda fez questão de ressaltar o valor que o engenheiro tem quando qualificado e disposto a trabalhar pelo conhecimento ou “valor agregado”.
Dando continuidade à programação, às 11h00 ocorreu a palestra do representante da Agência Nacional do Sebrae em Campina Grande, o analista técnico Thiago Jatobá, intitulada “O Sebrae e o Atendimento aos Pequenos Negócios”. O representante da instituição apresentou os modelos de negócios pelos quais o Sebrae auxilia os que sonham em construir um futuro a partir da inovação.
O período da tarde do primeiro dia foi marcado pela presença de representantes de empresas nacionais que apresentaram os produtos e serviços que prestam à sociedade civil e a inovação tecnológica no seu dia a dia. Essa sessão de palestras foi encerrada pela engenheira do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM) Paola Furlanetto, que ainda incentivou os graduandos, trazendo a história de grandes ícones da engenharia, como Thomas Edson e Nikola Tesla e suas contribuições para o avanço do conhecimento humano. Logo em seguida, ocorreu uma feira com os representantes das empresas Satrix, BrPhotonics e do ITEMM, em que os alunos puderam tirar dúvidas sobre mercado consumidor, mercado de trabalho e tarefas específicas do cotidiano de cada engenheiro.
O primeiro dia ainda foi marcado pela distribuição de uma edição especial do Jornal PET-Elétrica (jornal de divulgação científica mantido por artigos dos próprios integrantes do grupo PET e por professores do departamento). A edição foi montada a partir de uma seleção de textos relacionados com a temática geral do evento, a inovação
tecnológica.
Figura 2. Capa da edição especial do Jornal PET-Elétrica. [Fonte: Fotógrafa do evento.]
O segundo dia foi aberto pelo Professor Tutor do PET-Elétrica na UFCG Wamberto José Lira de Queiroz, que apresentou a plenária intitulada “Os Desafios da Inovação Tecnológica”. O professor apresentou algumas estatísticas dos últimos anos que ilustraram para os presentes a realidade acerca daqueles que constroem a inovação no Brasil. Em seguida, o professor Edson Guedes apresentou uma palestra de incentivo a todos os alunos do departamento, mostrando um pouco da sua história e de outros engenheiros com os quais ele teve a oportunidade de conviver durante sua vida.
O professor Antonio Marcus Nogueira deu continuidade à programação apresentando sua palestra intitulada “Tópicos Avançados de Instrumentação e Controle”, por meio da qual destacou os principais avanços para as áreas de eletrônica e controle nos próximos anos e o que já vem sendo desenvolvido pelos engenheiros e pesquisadoes da UFCG. Em seguida, o Professor Gutemberg Júnior, professor do DEE da UFCG, apresentou a palestra intitulada “Indústria 4.0: Princípios e Desafios de um Novo Modelo Industrial”. O professor destacou o futuro da produção industrial global e a inserção da tecnologia nesse processo, mostrando a importância do engenheiro eletricista como um agente essencial desse processo. Além disso, o professor ressaltou a relevância de acompanhar a evolução da tecnologia e da inovação como atividade fundamental no sucesso empresarial.
No início da tarde do segundo dia, houve uma mesa redonda com o tema “Estratégias de Incentivo à Inovação nas Universidades” que apresentou uma discussão sobre como a UFCG está alinhada com o panorama mundial em relação à produção de tecnologia. A mesa contou com contribuições de professores influentes do departamento e do pró-reitor de ensino da universidade, que discutiram o tema e apresentaram o que acontece na UFCG e no DEE, quando se fala em incentivo à inovação tecnológica.
O evento foi encerrado por uma competição de robótica, da qual participaram três equipes de graduandos em Engenharia Elétrica que construíram um robô seguidor de linha. Esse tipo de disputa acontece em várias competições da área em todo o país e foi muito bem avaliada pelos professores do DEE Gutemberg Júnior, Antonio Marcus Nogueira e Marcos Morais. A equipe vencedora do Desafio Circuito Integrado, como foi denominada a competição em sua primeira edição em eventos passados, foi a equipe Curto Circuito, composta pelos alunos: Paulo Vitor, William Silva e Darlanny Silva.
Figura 3. Os três carros que competiram no Desafio Circuito Integrado.
[Fonte: Fotógrafa do evento.]
|