Tecnologia da Informação (TI) – Mercado de Trabalho
Entenda o que faz um profissional de TI e as vantagens do mercado para quem trabalha nesse ramo.
Por Ellen Ribeiro Lucena
A informação sempre foi um parâmetro fundamental ao desenvolvimento tecnológico e isso desencadeou uma séria preocupação com a preservação dela para que outras gerações pudessem torná-la cada vez mais detalhada e profunda. Graças a esse cuidado, pudemos presenciar nas últimas décadas um avanço tecnológico surpreendente. Essa evolução veio acompanhada de novos métodos (cada vez mais seguros) para o armazenamento de informações.
Figura 1. Imagem que ilustra a evolução das formas de armazenamento de dados. [Fonte: )https://blackboxparadox.com/2016/12/18/weekend-computer-humor-8/comment-page-1/]
A digitalização dos dados promoveu o armazenamento, a manipulação, a interpretação e a transmissão deles, com muito mais facilidade. Hoje os dados podem ser gerenciados atendendo às necessidades de alguém ou de alguma entidade. Devido à recorrência de solicitações desse tipo, foi nomeada uma nova categoria de desenvolvimento: Tecnologia da Informação (TI).
No atual mercado de trabalho, todas as companhias manipulam informações para agilizar tarefas, reduzir despesas, melhorar o relacionamento com os clientes, proporcionando vantagem competitiva às que têm um melhor desempenho. Hotéis, hospitais e escolas preservam bancos de dados dos hóspedes, pacientes e estudantes, respectivamente. Outras empresas como lojas virtuais, além de bancos de dados, precisam desenvolver estratégias para cativar os clientes com o fácil acesso aos dados pessoais, ao catálogo de compras, rastreamento do pedido ou mesmo informações sobre a firma.
O governo também é um exemplo, já que mantém informações sobre todos os cidadãos brasileiros, podendo calcular o imposto de renda de cada um, ter um controle virtual da cobrança de impostos, elaborar dados estatísticos de diferentes tipos e atender a população com diversos portais informativos.
Sendo assim, empresas de todos os tipos têm exigido profissionais que trabalhem na manutenção e elaboração tanto de hardware quanto de software. Eles devem ser criativos e capacitados a atuar em áreas como: redes de computadores, telecomunicações, infraestrutura de hardware, bancos de dados, comércio eletrônico, processamento de dados, programação e segurança da informática. Esses são apenas alguns dos campos em que esses tecnólogos podem atuar e é por isso que existem muito mais vagas do que pessoas capacitadas para trabalhar.
Algumas firmas, em busca de profissionais com qualificações em TI, promovem cursos técnicos para formar os próprios tecnólogos, por não encontrar pessoas com essas habilidades disponíveis no mercado. No entanto, cursos técnicos em TI, que costumam durar aproximadamente dois anos, formam profissionais limitados a áreas específicas. Diferentemente dos formados em cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e outros cursos que formam pessoas com habilidades em diversas áreas, os quais são os mais requisitados em grandes companhias.
Estudantes formados em Engenharia podem trabalhar em algumas áreas da Tecnologia da Informação, para outras pode ser necessário um curso de pós-graduação, o curso mais procurado por pessoas que querem trabalhar com TI é o de Gestão em Tecnologia da Informação.
Nos últimos anos, a crise econômica no Brasil afetou as mais diversas áreas, diminuindo a produção, o avanço, a procura por empregados e em muitos casos firmas minimizaram o número de funcionários para o corte de gastos. Entretanto, o mercado de TI permaneceu em alta. A procura por profissionais da área, que antes de 2015 era gigante, diminuiu um pouco, mas continua impressionante. Segundo uma reportagem do Jornal da Globo, em julho deste ano (2017), existem aproximadamente 195 mil vagas em aberto no Brasil para a profissão que está atualmente entre as mais bem remuneradas do país.
Referências:
Gestão da Tecnologia da Informação. Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/gestao-da-tecnologia-da-informacao/#. Acesso em 25 de 09 de 2017.
O que é Tecnologia da Informação (TI)?. Disponível em https://www.infowester.com/ti.php. Acesso em 25 de 09 de 2017.
TI: a profissão que passou longe da crise. Disponível em https://globoplay.globo.com/v/6009278/. Acesso em 25 de 09 de 2017.
Cresce o número de vagas de emprego na área de TI. Disponível em http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/07/cresce-o-numero-de-vagas-de-emprego-na-area-de-ti.html. Acesso em 26 de 09 de 2017.
|