Matérias‎ > ‎

A Inovação Tecnológica no Processo de Simplificação das Coisas

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Inovação Tecnológica no Processo de Simplificação das Coisas

Usamos cada vez mais a capacidade de inovar em prol de simplificar a realidade e essa é a nova era da tecnologia.


Por Wislayne Dayanne Pereira da Silva


Com o avanço tecnológico, disseminar grandes quantidades de informação em pouco tempo tornou-se algo trivial e extremamente útil no processo de compartilhamento de ideias, o que contribuiu para o surgimento de novos e inovadores modelos de negócios. Esses modelos têm como objetivo principal simplificar praticamente todos os segmentos, fazendo uso de tecnologia já criada.

O complexo está sendo cada vez mais substituído pelo simples, útil, intuitivo e interativo, constituindo uma verdadeira evolução na forma que enxergamos quase tudo que conhecemos no mundo atual. A simplificação das coisas é a nova era da tecnologia, na qual há a necessidade de que os processos de execução de tarefas sejam reinventados e que as coisas sejam simplificadas ao máximo. Com inovação e a tecnologia existente é possível melhorar e otimizar o que já foi criado. Por exemplo, compare uma mesa de trabalho comum em 1980 com uma dos dias atuais (ver Figura 1).


Figura 1. “Evolution of the Desk”, uma iniciativa do Harvard Innovation Lab. [Fonte: http://bestreviews.com/best-home-office-desks#evolution-of-the-desk]

É perceptível o impacto que a tecnologia teve nas nossas vidas nas últimas décadas, permitindo que uma mesa totalmente completa por arquivos, máquina de fax, Macintosh Classic, telefone com fio, globo, câmera, rádio, quadro de aviso, calendário e muitos outros itens fosse substituída simplesmente por um laptop e um smartphone.

A evolução da mesa de trabalho é apenas um exemplo clássico de como a nossa vida já foi simplificada graças à inovação tecnológica. O que antes era físico agora está acessível no nosso computador, telefone celular e melhor ainda, na nuvem de dados, disponível a qualquer momento, precisando apenas de conexão com a internet. Os aplicativos disponíveis para smartphones dão liberdade ao usuário para se comunicar; fazer uso para entretenimento por meio dos jogos digitais; monitorar dados referentes à saúde; realizar pedidos de comida com apenas poucos cliques; fazer operações bancárias sem precisar ir ao banco; se manter informado sobre as principais notícias do dia; utilizar os serviços de geolocalização para chegar a um determinado destino, entre muitas outras facilidades.

Cada aplicativo faz uso de tecnologias extremamente sofisticadas para simplificar o que já existe e consequentemente tornar mais fácil a vida das pessoas, consolidando assim, novos e inovadores modelos de negócios. Grandes exemplos são:

  • AirBNB: mercado comunitário no segmento de hospedagem com objetivo de os usuários cadastrados divulgarem, descobrirem e reservarem alojamentos no mundo todo, por meio da interação na plataforma online;
  • UBER: serviço de transporte privado urbano que realiza a comunicação entre o passageiro e o motorista cadastrado por meio de um aplicativo de geolocalização;
  • Netflix: serviço de locação e exibição de filmes, séries de TV e documentários em aparelhos de clientes conectados à internet;
  • WhatsApp: serviço de envio de mensagens de texto, imagens, áudios, vídeos, documentos, chamadas de voz e vídeo gratuitamente por meio de conexão com a internet.

Figura 2. Logos: AirBNB, Netflix, Uber, WhatsApp [Fonte: https://images.google.com.br/]

Esses quatro exemplos descrevem bem os modelos de negócios baseados na ideia da simplificação das coisas. O fato de construir algo de grande impacto na realidade das pessoas e empresas vem se tornando a meta principal de empreendedores de diversas áreas de atuação, não se limitando apenas para aplicativos, mas também para muitos aparelhos. É o caso do piloto automático, um sofisticado equipamento de sistemas de condução autônoma e cada vez mais comum em carros modernos. Ele facilita a tarefa de dirigir, permitindo que o veículo mantenha a velocidade sem a ação direta do motorista, ou seja, sem que ele pise no acelerador. Essa ferramenta é muito útil para longas distâncias e estradas desconhecidas, evitando que o motorista seja multado por excesso de velocidade, além de ajudar na economia de energia. Sem dúvidas, embora ainda não muito acessível, o piloto automático é uma equipamento baseado na ideia de simplificação de coisas e processos, nesse caso de tornar mais simples a condução de veículos.


Figura 3. Carro com piloto automático. [Fonte: https://adrenaline.uol.com.br/2017/01/17/47832/carros-da-tesla-capazes-de-serem-100-autonomos-comecam-a-receber-update-do-autopilot/]

A base para consolidação dessa era de facilidades é manter toda a complexa tecnologia envolvida invisível ao usuário. Afinal, o consumidor não deve pensar no quão complicado foi o processo de desenvolvimento do aplicativo ou equipamento, mas sim pensar em como a ferramenta facilitou a sua vida e como o uso é simples.

Além disso, há uma preocupação com a inserção de todo o público alvo, desde os usuários mais velhos, nascidos na época em que a tecnologia dava os primeiros passos, até os nascidos após o surgimento da internet. Esses últimos certamente possuem grandes habilidades com equipamentos e serviços digitais, facilitando a adaptação com praticamente qualquer ferramenta. Entretanto a maioria dos usuários com mais idade caminha a passos bem mais lentos pelo universo digital, confirmando-se a necessidade de serviços intuitivos e acessíveis. Assim, a simplificação das coisas consiste em incluir todos, não deixar ninguém para trás, tendo em vista que as ferramentas são pensadas e desenvolvidas para facilitar a vida do maior número de pessoas possível.

Temos um mundo de funcionalidades e possibilidades em nossas mãos todos os dias, apenas com toques de dedo na tela de um celular. Vivemos na era das chamadas de vídeo; do relógio que mostra, além das horas, várias informações de saúde; dos óculos que não melhoram apenas a visão, mas também controlam quase tudo dentro da casa. Vivemos na era retratada nos filmes de ficção científica pouco tempo atrás, a era na qual a inovação tecnológica contribui constantemente para simplificação das coisas.




Referências: 

Alta tecnologia e inovação buscam simplificar a vida. São Paulo. Disponível em http://estudio.folha.uol.com.br/apps-leves/2017/03/1867209-alta-tecnologia-e-inovacao-buscam-simplificar-a-vida.shtml. Acesso em 23 de setembro de 2017.

“Simplificação das coisas" através da inovação disruptiva é a nova era do mundo! Sidharta Costa Pinto. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/simplificacao-das-coisas-atraves-da-inovacao-disruptiva-e-a-nova-era-do-mundo/99667/. Acesso em 23 de setembro de 2017.

The Viral Desk Seen ‘Round the World’. Disponível em https://i-lab.harvard.edu/news/the-desk-seen-around-the-world/. Acesso em 25 de setembro de 2017.

Piloto automático: conheça os tipos que existem e como usar. IG São Paulo. Disponível em http://carros.ig.com.br/2016-07-19/piloto-automatico-como-usar.html. Acesso em 26 de setembro de 2017.












          









Comments