Matérias‎ > ‎

A Inteligência Social do Político e Cientista Benjamin Franklin

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Inteligência Social do Político e Cientista Benjamin Franklin

Muito mais do que a face estampada na nota de cem dólares, Benjamin Franklin influenciou a evolução do pensamento humano em diversas áreas do conhecimento.


Por Caio Victor Aires Diniz


Inteligência social é a habilidade de entender e reagir adequadamente ao ambiente coletivo em que se vive. Segundo Daniel Goleman, essa habilidade baseia-se na percepção (empatia, compatibilidade, inteligência emocional e cognição) e nas faculdades sociais (auto apresentação, influência e atenção ao outro). [1]

Benjamin Franklin, um dos vinte filhos do comerciante Josiah Franklin, nasceu em Boston no ano de 1706 e é conhecido mundialmente pela influência política na história dos Estados Unidos da América. Sua característica marcante, a inteligência social, era notória desde a sua juventude.

Aos 12 anos, Benjamin começou a trabalhar como aprendiz do irmão (James Franklin) em uma gráfica da cidade de Boston, desenvolvendo suas habilidades de impressão e cultivando o sonho de ser escritor. Quatro anos depois, seu irmão lançou um jornal chamado “The Courant”, mas não permitiu que Benjamin escrevesse para o periódico por sua pouca idade. Entretanto, a habilidade do irmão mais novo para a escrita era clara e foi nessa ocasião que sua inteligência social começou a se destacar. Benjamin criou um personagem que escreveu para o jornal do irmão por mais de um ano. Esse pseudônimo era uma viúva, ainda jovem, que teve sua história e toda a realidade social envolvida criada pelo escritor adolescente.

Figura 1. Jornal lançado em 1722 pelo irmão de Benjamin Franklin. [Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:NewEnglandCourant_00001.jpg]

No ano seguinte, Benjamin decidiu revelar ao irmão que era ele quem escrevia para o jornal, com a intenção de que James oficializasse sua participação como escritor. No entanto, não foi isso que aconteceu. Seu irmão mais velho se manteve firme na decisão e, inconformado, Benjamin decidiu partir sozinho para a Província da Filadélfia aos 17 anos de idade.

Na Filadélfia existiam duas gráficas pouco desenvolvidas, o que incentivou o crescimento profissional do escritor. Em pouco tempo, Benjamin mostrara um talento que se destacou em toda a província, chegando a chamar a atenção do governador local que ofereceu a ele a oportunidade de abrir seu próprio negócio. A oportunidade incluía uma viagem para Londres para escolher seus equipamentos, tudo financiado pelo governo. Contudo, chegando à Inglaterra, não existia nenhum tipo de auxílio e Benjamin estava sozinho novamente.

A sua ingenuidade com a leitura do ambiente social em que vivia o decepcionou, ele não conseguiu notar que estava sendo enganado pelo governador. Mas Benjamin não deixou de trabalhar, estava em um ambiente bem desenvolvido e decidiu continuar se dedicando ao ofício. Com o tempo, B. Franklin conseguiu retornar para a província da Filadélfia e recebeu uma proposta de emprego bem remunerada na gráfica que trabalhava antes de sua viagem à Londres. Contudo, nessa ocasião, Benjamin conseguiu identificar que sua função na gráfica era temporária: logo que seu conhecimento fosse disseminado, ele seria dispensável. Antes disso acontecer, Benjamin treinou um futuro assistente e deixou o emprego.

O renomado americano influenciou de forma significativa a sua nação, se destacando sempre pela inteligência social. Benjamin Franklin foi deputado da província da Filadélfia e da Pensilvânia e foi o primeiro a ocupar o cargo de “Postmaster General”, chefe do serviço de correio do país. Certa vez, ele manteve um debate acirrado com um homem influente e de futuro promissor, que acabou se tornando seu inimigo político. Na época, sabendo que se opor ao adversário não iria lhe beneficiar, resolveu tomar uma atitude contrária, elogiando qualidades do inimigo político. Posteriormente, Benjamin começou a manter esse tipo de relação, acumulando cada vez mais aliados.

Benjamin Franklin se tornou um homem famoso nas províncias e um político admirado pela vida que levava e comprometimento com o seu futuro país. Com o surgimento do processo de independência das províncias americanas, ele foi enviado à França para conseguir recursos destinados à Guerra de Independência. Franklin se envolveu muito com a cultura francesa, frequentando bares e prostíbulos da época, o que acarretou na mudança de opinião dos americanos com relação ao político. Entretanto, nesse processo, sua inteligência social aparecia mais vez: o povo parisiense o ovacionava. Dessa forma, se tornou o primeiro diplomata americano a obter sucesso e assinou, com uma comissão de 5 integrantes, o documento que declarou a independência dos Estados Unidos em 1776.

Além dos cargos políticos, Benjamin fundou a Universidade da Pensilvânia em 1740 e a sociedade filosófica americana em 1743, incentivando o desenvolvimento científico do país que estava se formando. Em 1751, Franklin auxiliou a construção do primeiro hospital público dos Estados Unidos, na Pensilvânia, e foi o primeiro a mapear as correntes do Golfo (corrente marítima que tem origem no Golfo do México). Outro evento interessante de sua vida é que ele possuiu escravos enquanto lutava pela liberdade humana. Contudo, percebeu a contradição estabelecida, após se desfazer de seus escravos, se tornou o presidente da Sociedade Abolicionista da Pensilvânia.

Figura 2. Universidade da Pensilvânia. [Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/mundo/universidade-americana-recebe-multa-hist%C3%B3rica-por-abusos-contra-menores-1.466346]

Na ciência, Benjamin deu sua principal contribuição na área da eletroestática, ajudando a estabelecer o início do pensamento acerca da eletricidade. O americano é conhecido principalmente pelo experimento realizado em 1752, que provou que o raio é um fenômeno elétrico. Durante o experimento, famoso pela sua periculosidade, dado que foi realizado durante uma tempestade, esperando que um raio atingisse uma pipa. Ademais, o cientista inventou a primeira lente bifocal, em 1784, que auxiliava a visão humana para longas e curtas distâncias.

Figura 3. Experimento que deu origem ao primeiro para-raios. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Franklin]

Benjamin Franklin teve participação na evolução do conhecimento humano em diversas áreas e foi um dos personagens históricos mais importantes na política dos Estados Unidos. O modo como tratava as pessoas e lidava com a realidade ao seu redor o diferenciou da maioria dos homens da época. Esse cidadão americano faleceu em 1790, na Filadélfia, e é homenageado merecidamente em todo o território do seu país de origem por meio da moeda nacional.




Referências: 

[1] Inteligência social. Felipe Marx SB. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_social . Acesso em 29 de 06 de 2017.

[2] Benjamin Franklin. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Franklin. Acesso em 29 de 06 de 2017.

[3] O Homem Mais Inteligente do Mundo | Benjamin Franklin. Felipe Marx SB. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=bDpBQtCGkwg . Acesso em 29 de 06 de 2017.

[4] Great Minds: Benjamin Franklin: Founding Nerd. SciShow. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Ki9mY6gMFpA . Acesso em 29 de 06 de 2017.










          









Comments