A Necessidade da Alfabetização Científica
Não é novidade que a Ciência e a Tecnologia estão presentes de diversas formas na nossa cultura, resultando em um modelo de sociedade totalmente dependente de seus avanços e em um diferente modo de ver e viver a realidade. Mas quanto à sociedade sabe sobre esses avanços? Qual a importância de divulgá-los?
Por Wislayne Dayanne P. da Silva
A consolidação do conhecimento humano é consequência do desenvolvimento Científico e Tecnológico. Por sua vez, a Ciência é um apanágio de quem a faz -o cientista ou pesquisador- e por esse motivo possui linguagem, locais de publicação e ambientes de discussão próprios e distantes dos padrões sociais usuais. É inegável que a Ciência é desenvolvida majoritariamente em prol do avanço científico e, consequentemente, do desenvolvimento da sociedade. Entretanto, na maioria das vezes, esta não toma nem mesmo conhecimento do que está sendo produzido a fim de trazer melhorias para a vida social humana.
Isso significa que as pesquisas financiadas pela sociedade para desenvolver métodos e serviços que aperfeiçoem e melhorem a qualidade de vida, acabam, muitas vezes, não sendo divulgadas entre aqueles que são diretamente afetados. A noção enraizada de que a Ciência é um conhecimento para poucos é presente não apenas na sociedade, mas também na própria Ciência. O meio científico é fechado em seu próprio casulo, dificultando a entrada e possível entendimento de membros de fora, não apenas de fora do meio científico, mas até mesmo de outras áreas do conhecimento.
São raros os casos em que uma descoberta científica alcança as esferas mais baixas da sociedade. Quando conhecimentos assim se tornam públicos, na maioria das vezes, estão relacionados com um assunto de destaque na mídia, ou seja, quando é um resultado positivo em larga escala. Mas sabemos que o conhecimento científico é cumulativo e gradual, quase nunca se têm grandes resultados em um curto espaço de tempo. E assim, tudo que está entre a pesquisa e a descoberta perde importância para a sociedade, apenas o auge científico importa, ou melhor, é divulgado. Essa filosofia, de apresentar apenas o resultado final, alimenta a ideia de que Ciência é para poucos, afinal, de repente se produz e descobre coisas incríveis, certamente impossíveis de serem entendidas por leigos.
Figura 1. A Ciência muitas vezes é uma incógnita para
população.[Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_ySQhfxkqrc/Tn9o2rFUv2I/AAAAAAAAHv8/b_UhOV6jTW0/s1600/duvidas.jpg#.WQC-L5GVHwU.link]
A solução evidente é popularizar a informação científica considerando todos os fatores envolvidos para não gerar dúvidas e erros de interpretação, provenientes do distanciamento entre a Ciência e a Sociedade. É preciso que esse tipo de informação seja apresentado a leigos de forma clara, objetiva, com linguagem simples, mas acima de tudo verdadeira, para que assim se tenha uma sociedade alfabetizada cientificamente. Assim, caro leitor, chegamos ao ponto chave desse artigo: a Divulgação Científica.
A Divulgação Científica é a forma mais eficaz de apresentar o conhecimento científico ao alcance popular. Com linguagem simples e acessível, as informações são popularizadas e a sociedade finalmente é capaz de apropriar-se do conhecimento que possa interessá-la. Para que atinja o seu objetivo principal – levar ciência para leigos – o processo de divulgação científica precisa, acima de tudo, elaborar meios que tornem o entendimento dos termos científicos possível para qualquer pessoa, sem gerar interpretações ambíguas e errôneas.
O ato de Divulgar Ciência é de grande importância para o desenvolvimento crítico e reflexivo da população. O resultado é uma relação mais íntima entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, consequentemente, o progresso real da humanidade. Por esse motivo, faz-se necessário cada vez mais o seu uso pela mídia e pela educação em geral. Sem esse tipo de divulgação, a Ciência continuará fechada em seu casulo e alheia à sociedade.
No cenário atual, a Ciência e a Tecnologia estão presentes de diversas maneiras, resultando em um modelo de sociedade totalmente dependente de seus avanços e em um diferente modo de ver e viver a realidade. Esse fato amplia a necessidade de tornar a sociedade informada cientificamente, não apenas para entender o que está sendo feito e aplicado, mas também para colaborar com o desenvolvimento.

Embora importante, a divulgação científica é uma tarefa bastante complicada. O jornalismo científico precisa tomar cuidado com a forma como as informações são repassadas, afinal, erros de comunicação podem levar uma sociedade mal informada a situações catastróficas. O ideal seria que os próprios cientistas e pesquisadores fossem os canais para a divulgação, no entanto, na maioria dos casos, essas pessoas não possuem disponibilidade de tempo ou habilidades de comunicação para leigos. Escrever, ou até mesmo falar de forma não científica, pode ser uma ação difícil para aqueles que dedicam a vida a fazer Ciência, o que vai de encontro com a proposta da Divulgação Científica.
Felizmente, essa não é uma regra geral e temos vários exemplos de sucesso. Além disso, existem muitas pessoas com características próprias de divulgadores de ciência: boa formação, considerável carga científica, habilidade com comunicação e capacidade para escrever. Essas pessoas são a ligação entre o meio científico e social.
Um dos maiores exemplos de sucesso é Carl Sagan, cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e responsável por uma das mais fantásticas obras de divulgação científica da história da humanidade. Em 1980, Sagan lançou Cosmos, o livro mais vendido no campo da divulgação científica, e a série televisiva de mesmo nome, que foi assistida por meio bilhão de pessoas em sessenta países. Ele ampliou as fronteiras do conhecimento, especificamente da astronomia e da cosmologia, como nenhum canal científico havia conseguido. Sagan além de contribuir grandiosamente para o avanço na sua área de estudo, contribuiu para o desenvolvimento da humanidade, levou ciência aos desfavorecidos e inspirou o “nascimento” de grandes cientistas. Para mais informações sobre a vida e carreira desse importante nome da divulgação científica, não deixe de conferir a referência (NEVES, 2016).
Figura 3. Carl Edward Sagan (1934- 1996) [Fonte: https://www.newscientist.com]
Sagan abriu caminho para tantos outros que, assim como ele, dedicaram e continuam dedicando a vida a produzir e divulgar Ciência. Atualmente, no patamar dos maiores nomes da divulgação científica do mundo, encontram-se o astrofísico Neil deGrasse Tyson, que assumiu o lugar de Carl Sagan em Cosmos e defende a ideia que a Educação e a Ciência são as melhores armas contra o fanatismo; o Cosmólogo Stephen William Hawking, que tenta tornar as suas complexas teorias astrofísicas acessíveis para o grande público por meio de livros e programas de televisão (confira a referência (SILVA, 2016); e o Físico Téorico Michio Kaku, que é autor de vários livros de divulgação científica e apresentador de programas de televisão voltados para explicação de conceitos específicos de Física Moderna.
Figura 4. Da esquerda para direita: Niel deGrasse Tyson,
Stephen William Hawking e Michio Kaku. [Fonte: https://pt.wikipedia.org/]
Esses são grandiosos exemplos. Os Divulgadores de Ciências estão aos poucos conquistando mais espaço na mídia, na internet, na literatura, na Universidade e na sociedade. O conhecimento científico, que antes era um privilégio de poucos, está sendo cada vez mais popularizado com o objetivo de formar cidadãos capazes de refletir sobre os impactos e avanços da Ciência e da Tecnologia. Fazer Divulgação Científica é lutar pela democratização do conhecimento, pela promoção da alfabetização científica e tecnológica, pelo crescimento econômico, pela inclusão social e pela construção de uma sociedade consciente e livre de alienação.
Depois de todo o exposto, espero que tenha ficado claro para você, meu caro leitor, que a Divulgação Científica não é uma ferramenta apenas importante, ela é necessária. Atualmente 7 bilhões de pessoas vivem dependentes do progresso da Ciência e, consequentemente, o desenvolvimento social só será possível com a alfabetização científica.
Referências:
ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v.25, n.3, p. 396-404. Dezembro de 1996.
LIMA, Luiz Eduardo Corrêa. A Importância Social da Divulgação Científica. Disponível em http://www.profluizeduardo.com.br/a-importancia-social-da-divulgacao-cientifica/. Acesso em 24 de abril de 2017.
Por que entender de ciência? Redação Superinteressante. Disponível em http://super.abril.com.br/cultura/por-que-entender-de-ciencia/. Acesso em 24 de abril de 2017.
NEVES, Thiago Oliveira Delmiro. Carl Edward Sagan. Disponível em http://jornalpet.ee.ufcg.edu.br/materias/ed76art1. Acesso em 24 de abril de 2017.
SILVA, Wislayne Dayanne Pereira. Stephen William Hawking. Disponível em http://jornalpet.ee.ufcg.edu.br/materias/ed80art1. Acesso em 24 de abril de 2017.
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