Voltech Consultoria e Projetos Elétricos
Conheça a mais nova entidade do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Um fruto do movimento jovem que promete transformar positivamente o país.
Por Wislayne Dayanne Pereira da Silva e Camila Machado de Araújo
A empresa júnior, Voltech, é a mais nova entidade do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Após muitos meses de trabalho e trâmites burocráticos, um grupo de alunos conseguiu reavivar o Movimento de Empresas Juniores (MEJ) no curso. Pensando em sua importância para a graduação, a equipe editorial do Jornal PET-Elétrica fez uma entrevista virtual com os membros da empresa, a fim de obter o máximo de informações divulgáveis a quem interessar.
Uma empresa júnior é completamente gerida por alunos universitários e inserida no mercado de trabalho real. Sua atuação é junto à micro e pequenas empresas, prestando serviços de consultoria por um valor abaixo do mercado, visto que o projeto não possui fins econômicos, mas objetiva cultivar o pensamento empreendedor nos jovens universitários.
O movimento surgiu na França, em 1967, com o projeto “Junior Enterprising”, chegou ao Brasil em 1988 e rapidamente ganhou espaço no meio nacional. Com o crescimento, organizaram-se as federações estaduais, que buscam representar e desenvolver as empresas juniores (EJs) do seu estado. Quando estas se fortaleceram, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores foi fundada e, desde 2003, a Brasil Júnior está à frente do movimento, representando o país internacionalmente. O MEJ conta mais de 400 empresas em todo o país, sendo, atualmente, líder mundial em número de EJs.
A ideia da reabertura da empresa júnior do curso de Engenharia Elétrica surgiu em julho de 2015, e efetivamente começou a dar os primeiros passos em maio de 2016. Devido ao forte movimento no país, a equipe de fundadores da Voltech teve suporte de inúmeras EJs, como a Lumus Engenharia Elétrica, empresa júnior de Engenharia Elétrica da UFRN; Prospect, empresa júnior de Administração da UFCG; EJA, empresa júnior também de Administração da UFPB; entre outras.
O nome da empresa é uma junção das palavras: Volt, referente à unidade de medida da diferença de potencial elétrico e uma homenagem a Alessandro Volta, o pai da pilha voltaica; e Tech, abreviação para technology. Em curto prazo, o objetivo da empresa é estruturar a sede, tornando-a adequada para receber os primeiros clientes. Em longo prazo, a meta é ser uma referência em formação técnica e empreendedora, não só da UFCG, mas da cidade de Campina Grande e, talvez, inclusive da Paraíba, podendo assim contribuir efetivamente para o alcance do objetivo do MEJ: um Brasil empreendedor e ético.
Participar de uma EJ representa uma grande oportunidade de levar o que se aprende em sala de aula para o mundo empresarial. Nesse ambiente, são proporcionadas uma gama de experiências que vão desde o contato com o cliente até as tomadas de decisões; os estudantes universitários gerenciam todos os projetos e trâmites de uma empresa real. Além de complementar sua formação como profissional, é um espaço de intenso crescimento pessoal.
Os benefícios para os participantes são inúmeros, pode-se listar como principais o desenvolvimento das seguintes habilidades:
- Liderança: dependendo do desempenho, o participante adquirirá um cargo administrativo, no qual provavelmente gerenciará outros integrantes;
- Trabalho em equipe: cada integrante funciona como uma pequena peça de uma grande máquina, na qual todos precisam estar em sintonia para o bom funcionamento do todo;
- Responsabilidade: como qualquer empresa, a Voltech terá serviços a serem entregues, que devem respeitar prazos;
- Ética: todos os projetos serão realizados com o maior grau de integridade possível;
- Humildade: o objetivo é que os membros da equipe aprendam e cresçam juntos.
Empresas juniores, obrigatoriamente, têm que ser geridas por estudantes em graduação e por um professor tutor, que aconselha os integrantes, quando solicitado ou não, e assina os projetos quando necessário.
A Voltech atua nas áreas de confecção de projetos de instalações elétricas para construção civil e correção de fator de potência. Entretanto, a equipe almeja atuar em todas as áreas da Engenharia Elétrica, para possibilitar mais aprendizado técnico para os integrantes. Os processos seletivos para novos integrantes são feitos de acordo com a necessidade do grupo.
O curso de Engenharia Elétrica da UFCG tem sua representação no MEJ com a Voltech. O movimento contribui no desenvolvimento de jovens universitários preocupados com o impacto positivo de suas ações e projetos na sociedade. O MEJ tem um grande potencial transformador para o país. Confira este impacto no documentário que conta a história dos 25 anos do MEJ, completados em 2013 (clique aqui).
Para mais informações sobre a Voltech:
Para mais informações sobre o Movimento Empresas Juniores:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todas as informações sobre a Voltech, aqui apresentadas, foram disponibilizadas pelo atual presidente diretor Eghon Lameira.
|