Matérias‎ > ‎

ed84art1

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Encantadora de Números – Ada Lovelace

Como o projeto do primeiro algoritmo computacional da história influenciou no desenvolvimento da tecnologia.


Por Pedro Henrique Oliveira Toscano Ximenes


No Brasil, apenas 20% dos profissionais da Tecnologia da Informação (T.I) são do sexo feminino, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e, em algumas regiões, esse número chega a ser ainda menor. Apesar dessa desagradável proporção, o primeiro programador do mundo não foi um homem, mas sim Augusta Ada King, a condessa de Lovelace.

Augusta Ada Byron (1815-1852), filha de Lady Anne Isabella Milbanke Byron e do famoso poeta Lorde George Gordon Byron ou Lorde Byron, como era conhecido, nasceu em Londres no dia 10 de dezembro. Augusta foi a única filha legítima do escritor, que não era conhecido pela sua lealdade à esposa, e jamais chegou a conhecê-lo de fato. Apenas algumas semanas depois do nascimento da filha, Anne e George se separaram e, poucos meses depois, Lorde Byron deixou a Inglaterra, morrendo na Grécia oito anos depois sem nunca tê-la revisto.

Figura 1. Ada Lovelace. [Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace]

Apesar de também não ser muito presente na criação da filha, Lady Anne insistiu que a garota aprendesse Ciências e Matemática a fim de evitar as “perigosas tendências poéticas” e que ela não desenvolvesse as características do pai. Ada teve aulas particulares, como era comum na aristocracia, nessas áreas desde pequena, demonstrando grande interesse.

Aos 17 anos, Augusta conheceu o inventor Charles Babbage que, apesar de muito mais velho, via um grande potencial na jovem e passou a se corresponder com ela, tornando-se uma espécie de mentor. Babbage ajudou, também, para que Ada começasse a estudar Matemática Avançada com o professor da Universidade de Londres Augustus De Morgan, matemático famoso por suas contribuições na álgebra booleana e operações lógicas.

Figura 2.Charles Babbage. [Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Babbage]

Fascinada pelo trabalho do “mentor”, Ada acompanhou o desenvolvimento dos projetos de Babbage. Um de seus grandes trabalhos, por exemplo, a máquina diferencial foi uma criação que tinha objetivo de realizar operações matemáticas com precisão. Foi a “máquina analítica” ou “engenho analítico”, portanto, que deu o título de “Pai da Computação” para Charles Babbage. Essa máquina foi projetada para ser de “uso geral”, ou seja, deveria interpretar as instruções do usuário, processá-las e retornar uma resposta. O Engenho Analítico foi projetado com memória e Unidade Central de Processamento (CPU), características dos computadores atuais. Por diversos motivos, dentre eles falta de financiamento (já que o desenvolvimento deveria ser bastante custoso por apresentar uma série de inovações e técnicas avançadas para a época), o engenho nunca chegou a ser de fato construído.

Em 1835, Ada casou-se com William King, assumindo o sobrenome do marido, King, no lugar do sobrenome do seu pai, Byron. Com o casamento, assumiu o título de Condessa de Lovelace e, assim, ganhou o nome com o qual ficaria famosa. William, também muito interessado pela matemática, apoiou os estudos da esposa e, juntos, tiveram contato com muitos cientistas e matemáticos da época, como Michael Faraday.

Um matemático italiano chamado Luigi Federico Menabrea escreveu, em francês, um artigo sobre o engenho analítico de Charles Babbage. Foi designado que Lovelace realizasse a tradução desse trabalho para o inglês. A Condessa dedicou os próximos nove meses para a tradução e estudo da máquina de Babbage, adicionando anotações próprias. Ao término, suas anotações eram três vezes maiores que o trabalho original de Menabrea e Ada chegou a compreender a capacidade da máquina melhor que seu próprio inventor.

Em sua análise, Lovelace percebeu o potencial que o engenho analítico possuía e desenvolveu um algoritmo que calculava os “números de Bernoulli”, mostrando como seria possível que a máquina interpretasse símbolos e não apenas números, incluindo até mesmo conceitos complexos como o loop. Por isso, Ada Lovelace é reconhecida como a primeira programadora da história.

Figura 3. Diagrama para a computação dos Números de Bernoulli no Engenho Analítico desenvolvido por Ada Lovelace. [Fonte: http://www.computerhistory.org/atchm/ada-lovelace-day-2/]

Pode não parecer um grande feito à primeira vista, se for levado em consideração tudo o que um computador pode fazer atualmente. Porém, em uma época em que os computadores estavam ainda em seus primeiros modelos, dados eram inseridos na máquina por meio de cartões perfurados e não era possível testar na prática os resultados, esse “simples” algoritmo é, sem dúvidas, uma das maiores inovações de todos os tempos.

O trabalho de Ada não foi bastante condecorado em sua época, já que não poderia ser implementado (pois o engenho analítico não chegou a ser construído). Porém, quando os próximos computadores começaram a ser projetados no início do século seguinte, o projeto de Babbage e os resultados de Lovelace foram extremamente importantes e influenciaram diretamente no sucesso das novas criações.

Por ser uma mulher atuante na Matemática no século XIX, Ada sofreu certa incredibilidade por parte de alguns cientistas bastante conservadores da época. Sua mãe chegou inclusive a receber uma carta de um matemático preocupado com o estado de saúde de seu “frágil corpo feminino” devido ao intenso estudo na área da Matemática. Ironicamente, Ada Lovelace morreu de câncer aos 36 anos. Uma certeza, porém, é que na segunda terça-feira do mês de outubro não se comemora o dia desse desafortunado matemático, mas sim o dia que espera-se inspirar jovens cientistas em todo o mundo, um dia de celebração das conquistas das mulheres na Ciência. Na segunda terça-feira do mês de outubro comemora-se internacionalmente o dia do primeiro programador da história, o dia de Ada Lovelace.




Referências: 

Ada Lovelace Biography. Disponível em: http://www.biography.com/people/ada-lovelace-20825323#synopsis. Acesso em 22 de 11 de 2016.

Who was Ada Lovelace, The World’s First Computer Nerd? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lLOAuYv87uU. Acesso em 23 de 11 de 2016.

Why Ada Lovelace Day matters. Disponível em: https https://www.theguardian.com/science/sifting-the-evidence/2015/oct/13/why-ada-lovelace-day-matters. Acesso em 25 de 11 de 2016.

Ada Lovelace Day 2016 – A Celebration Of Women In Science And Technology. Disponível em: http://www.forbes.com/sites/sujatakundu/2016/10/10/ada-lovelace-day-2016-a-celebration-of-women-in-science-and-technology/#1f04c4015fae. Acesso em 25 de 11 de 2016.











          






            


Comments