Matérias‎ > ‎


CNMAC

A Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC, surgiu durante o Primeiro Simpósio Nacional de Cálculo Numérico, realizado no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte – MG no dia 1º de novembro de 1978.

O CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional  - é um evento anual da SBMAC. A sua trigésima primeira edição foi realizada na UNAMA – Universidade da Amazônia -, situada na cidade de Ananindeua - Pará, região metropolitana de Belém na data de 8 a 11 de setembro deste ano. 

Esta reunião cientifica é classificada como a mais importante em Matemática Aplicada e Computacional do País. Reúne cerca de 1200 participantes, com apresentação de 400 trabalhos, distribuídos entre Conferências especializadas, Minissimpósios, Minicursos, Oficinas, Mesas-Redondas e Comunicações Técnicas.

O aluno Nustenil Segundo de Moraes L. Marinus, estudante de engenharia elétrica da UFCG e integrante do grupo PET- Elétrica, participou do congresso e apresentou um trabalho na categoria de iniciação científica, confirmando a titulação de congresso mais importante na área da Matemática Aplicada e Computacional do Brasil, pela sua grande organização e pelos conteúdos dos trabalhos apresentados, segundo as próprias palavras do aluno: “Achei excelente a experiência de participação no congresso, ainda mais apresentando um trabalho como primeiro autor (risos). Foi a minha primeira viagem “científica” e espero que tenha sido a primeira de muitas e que os próximos congressos que participarei sejam tão organizados como foi o CNMAC. Conheci gente de diversos centros de pesquisas, como o LNCC, USP, UFRJ entre outros centros, e também de vários países, como Chile, Peru, Argentina, Portugal e Espanha.”.

O aluno ainda completa: “Realmente, pelo que pude perceber, tanto pelo conteúdo dos trabalhos apresentados, como pelas palestras, minicursos e conferências o CNMAC é o mais importante congresso na área de Matemática Aplicada e Computacional do Brasil.”.

Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus

Comments