Um Confronto de Gerações: diferentes ideias e valores no mesmo ambiente de trabalho
As novas gerações e os desafios da cooperação e do gerenciamento de conflitos no trabalho.
Ao se referir a crianças, adolescentes, pessoas de meia ou terceira idade acaba-se generalizando comportamentos e características que dependem da época em que foram vivenciadas. Há algum tempo surgiu a necessidade de nomear gerações de forma a não se enquadrar com as mesmas características indivíduos que nasceram em épocas distintas. Em um primeiro momento, o termo soa como uma tentativa de classificar as pessoas de determinada faixa etária, mas na verdade serve para descrever perfis de comportamento, que têm marcado cada vez mais disputas no ambiente de trabalho repleto de pessoas de diferentes idades e costumes trocando experiências, gerando e gerenciando conflitos em períodos continuamente menores.
Antigamente, as gerações eram formadas a cada 25 anos, quando eram definidas como aquelas que sucederam aos seus pais, mas hoje a tecnologia tem sido bastante decisiva na criação de marcas de tempo. O ambiente, as relações de trabalho e familiares têm mudado cada vez mais rápido e especialistas apontam que atualmente uma nova geração surge a cada 10 anos.
Nos acontecimentos de cada época está a chave para entender a “cabeça” de cada geração.
Geração Baby Boomers: A Geração Baby Boomers , termo traduzido para o português como “Explosão de Bebês”, surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, bebês nascidos nos anos 50 e 60, quando, nos Estados Unidos, os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época. No Brasil, o termo também é usado para quem nasceu naquela época, os Baby Boomers eram jovens quando começou a ditadura. O mundo pedia estabilidade, e a igreja e as grandes empresas representavam isso. Um emprego poderia durar a vida inteira e os maiores sonhos eram casar, ter filhos e comprar a casa própria, e então esperar por uma aposentadoria tranquila. Essa geração buscou construir uma carreira sólida que trouxesse realização, não apenas no sentido financeiro. Nos dias de hoje, os pertencentes à Geração Baby Boomers que ocupam os cargos de diretoria e gerência de empresas chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens, com diferentes valores, ideais e comportamentos, fazendo com que as organizações busquem administrar os conflitos e reverter essas diferenças em potenciais de atuação.

Geração Baby Boomers
Geração X: A Geração X herdou dos Baby Boomers um mundo mais estável, sem o medo da guerra. Nascidos entre os anos 60 e 70, viram acontecimentos como as “Diretas Já” e a ditadura militar no Brasil acabar, surgiram fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. No meio profissional, esta geração buscou trabalhar mais, para ganhar mais dinheiro e possuir mais reservas para um momento em que uma crise acontecesse. Apegados a títulos e a cargos, a Geração X gosta de deixar claro sua posição, pois, para eles, é um mérito de muito esforço e são caracterizados por possuir uma certa resistência em relação ao novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego para pessoas mais jovens e com mais energia, os da Geração Y.
Geração X
Geração Y: Nascidos na década de 80 até meados dos anos 2000, a Geração Y presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas mudanças no mercado de trabalho. Profissionalmente, apresentam características como a capacidade de realizar várias coisas ao mesmo tempo sem que, em tese, atrapalhe seus afazeres. Essa geração possui um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em uma busca rápida por ascensão, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos. Internet, e-mails, redes de relacionamento, recursos digitais; a mobilidade nas comunicações é outra característica associada aos filhos da Geração X e netos dos Baby Boomers . Eles estão sempre conectados, procuram informação fácil e imediata, preferem computadores a livros, e-mails a cartas, digitam ao invés de escrever e “vivem” em redes de relacionamento, compartilhando dados, fotos, hábitos e buscando novas tecnologias.
Geração Y
Geração Z: A Geração Z é uma nova denominação que está sendo utilizada para uma geração cada vez mais presente no mercado. Ela não está definida exatamente em uma época, mas em um comportamento: uma geração constantemente disponível e conectada em dispositivos móveis e preocupada com ecologia e respeito ao meio ambiente. Esses indivíduos normalmente são datados como nascidos entre 1990 e 2009, mas os nascidos a partir deste período mantêm as características da Geração Z, que acabam trazendo traços de comportamento das gerações anteriores.
Geração Z
Geração Alfa: Estudiosos já estão chamando de Geração Alfa os nascidos a partir de 2010, ainda sem características precisas, esta geração interage com tecnologia desde o nascimento. E, junto com essa enorme mudança, vem uma revolução da educação, tanto nas escolas quanto nas atitudes dos pais. O acesso à informação é totalmente diferente do que aconteceu com as anteriores, essas crianças estão cada vez mais ativas, independentes e adaptadas desde muito cedo às diferentes tecnologias, o que faz com que os especialistas acreditem que, de fato, crianças nascidas a partir de 2010 são mais evoluídas que as outras gerações.
Geração Alfa
Independente da geração a que o profissional pertença, em qualquer que seja a organização, a evolução sempre dependerá do aprendizado e da troca de experiências. Todas as gerações têm a ensinar umas às outras, é necessário saber ouvir e se impor corretamente.
A busca por resultados desafiadores e o desenvolvimento de competências faz com que as novas gerações cheguem ao mercado de trabalho com grandes expectativas. A Geração Z terá seu lugar, assim como os Baby Boomers , experientes e que pensam e se sentem como parte da empresa, a Geração X, mais dedicada ao trabalho e que combina um pouco a experiência dos mais velhos com a energia dos mais jovens, e a Geração Y, cheia de ideias, de energia e de capacidade para inovar.
No trabalho em equipe, o ganho final é sempre maior que a soma dos resultados individuais e, respeitadas as habilidades de cada uma, todas as gerações têm o seu espaço.
William Pinheiro Silva
_________________________________________________________________________________________
|