Encontro Anual do Iecom em Comunicações Redes e Criptografia
Cinco Anos Promovendo a Popularização das Telecomunicações.
Criado em 2011 no Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - IECOM, o Encontro Anual do IECOM em Comunicações, Redes e Criptografia - Encom completa cinco anos e vem se firmando como um importante veículo para divulgação da pesquisa nacional nas áreas de Telecomunicações e Processamento Digital de Sinais.
Desde sua concepção, o objetivo do Encom tem sido promover os trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação, por meio de suas sessões técnicas e resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores nacionais por meio de suas sessões plenárias.
Os autores que escrevem tanto para as sessões técnicas quanto para as sessões plenárias são incentivados a abordarem temas de interesse da linha editorial da RTIC, Revista de Tecnologia da Informação e Comunicação.
- Segurança em Redes
- Técnicas de Teoria da Informação e Codificação
- Sistemas de Comunicações
- Redes de Comunicações
- Sistemas de Comunicações Móveis
- Processamento de Sinais para Tecnologias Assistivas
- Antenas e Propagação
- Teoria das Comunicações
- Sistemas de Micro-ondas
- Processamento Digital de Sinais
- Sistemas de Televisão Digital
- Efeitos da Radiação Não-ionizante e Telemedicina
- Comunicações Ópticas
Esse incentivo ocorre porque anualmente a RTIC publica, em sua edição de outubro, os artigos das sessões plenárias e seleciona os três melhores artigos das sessões técnicas para serem ressubmetidos, em versões estendidas, ao processo de revisão pelo corpo editorial.
Minicursos realizados no evento
Desde sua primeira edição, o Encom tem contado com o apoio de importantes instituições de ensino e fomento à pesquisa, como a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, a Universidade de Pernambuco - UPE, Universidade Federal da Paraíba - UFPB e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e de empresas privadas como a Rohde & Schwarz e a Datashop de Campina Grande.
Esse apoio tem sido fundamental para que o evento tenha sido realizado, nos anos de 2013 e 2014, nas respectivas cidades de Recife, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, e João Pessoa, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
Neste ano, no aniversário de seus cinco anos, o Encom voltou a Campina Grande contou com a apresentação de plenárias de alguns dos pesquisadores que estiveram na sua primeira edição, como os professores Eduardo Fontana e Valdemar Cardoso da UFPE, professor Orlando Baiochi da Universidade de Washington, professor Waslon Terllizzie da UFPB e professor José Ewerton Farias da UFCG. Ao todo foram apresentadas onze plenárias. Foram dez plenárias de 45 minutos de duração no sábado, dia 10 de outubro, e a plenária de abertura de professor Orlando Baiochi, da universidade de Washington, na abertura do evento, no dia 9 de outubro.
O Programa de Educação Tutorial participou do evento e contribuiu tanto para a publicação da RTIC, por meio de seu professor tutor, quanto para a organização do evento por meio de seus alunos petianos. Com essa participação, o PET Elétrica reafirma uma de suas linhas de atuação, que é o apoio à realização de eventos científicos promovidos pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.
Participação do Grupo PET-Elétrica no ENCOM 2015
Em 2016 o Encom será realizado em Fortaleza, na primeira quinzena de outubro, e os que o realizarem continuarão com a difícil tarefa de despertar nos alunos de ensino superior o interesse pelas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais e a vontade de ler e escrever artigos científicos, tão necessários para promover o progresso científico nacional.
Wamberto J. L. de Queiroz
_________________________________________________________________________________________
|