A Revolução da Física Quântica
A física quântica mudou os paradigmas da realidade e ampliou a compreensão do Universo desde o início.
As revoluções científicas acrescentam aos conhecimentos existentes e reformulam as ideias básicas da realidade. Um grande exemplo é a revolução quântica, que representou um gigantesco passo na verdadeira compreensão do Universo, onde os conceitos da própria realidade foram repensados.
No final do século XIX, a Física Clássica, compreendida pela Mecânica, Óptica, Termodinâmica e Eletromagnetismo, parecia ter alcançado seu auge e grande maioria dos físicos da época acreditava que a Física estava quase completa. Todavia, dois fenômenos ainda não haviam sido explicados: a determinação da velocidade da luz que incidia na Terra vinda de várias direções e o estudo da distribuição de energia da luz emitida por corpos negros.
Esses fenômenos não podiam ser explicados pela Física Clássica ou Newtoniana, pois estavam relacionados ao entendimento dos constituintes básicos da matéria em nível atômico e subatômico e, dessa forma, as leis da Física Clássica não eram mais suficientes. Nesse cenário, foi necessário desenvolver uma nova Física capaz de explicar tais fenômenos, daí surgiu a Física Moderna, constituída inicialmente pelas teorias da Relatividade Especial e Geral e da Mecânica Quântica.
Em 1900, o físico alemão Max Planck propôs uma teoria para explicar o comportamento da radiação emitida por um corpo negro, em que os conceitos conhecidos na Física Clássica (Eletromagnetismo e Termodinâmica) apresentavam disparidades entre os conceitos teóricos e experimentais. A partir disso, Planck introduziu a ideia de que a energia em um corpo negro só poderia ser enviada e absorvida em “pacotes”, ou do latim quanta, que mais tarde viria a ser o nome do novo ramo da Física que acabara de nascer.
Figura 1: Max Planck (1858 - 1947)
No início do século XX, em 1905, Albert Einstein observou que a velocidade que a luz atinge a Terra é a mesma em qualquer direção e, consequentemente, é a mesma para qualquer referencial. Baseado nesse fato, a Teoria da Relatividade Especial foi elaborada, tornando possível explicar o efeito fotoelétrico por meio da ideia que a luz pode ser dividida em um número finito de quanta de energia que estão presentes no espaço. Mais tarde o quanta de energia passou a ser chamado de fóton.
Figura 2: Albert Einstein (1879 - 1955)
As repercussões dessas hipóteses foram imensas e impactaram a Física. Muitos estudos foram desenvolvidos a partir daí e, em 1924, foi formulada uma teoria quântica completa, envolvendo todos os conceitos fundamentais da Física. A Física Quântica passou por um estrondoso desenvolvimento, principalmente no campo teórico, tendo grande participação nos prêmios Nobel de Física da época.
Atualmente, mais de um século depois do surgimento da Física Quântica, pode-se perceber que ela constitui a base dos avanços tecnológicos e do amplo conhecimento científico que está sendo difundido. Suas aplicações trouxeram contribuições para várias áreas da Ciência como a Astronomia, Medicina, Biologia, Química e Física. Além de revolucionar a forma como o universo era compreendido, tendo em vista que a matéria não se comporta da mesma forma em níveis microscópicos e macroscópicos.
Os impactos da Física Quântica na tecnologia foram surpreendentes. A Eletrônica é fruto do seu desenvolvimento e sem ela é quase impossível imaginar como seria o mundo atual. Tendo em vista que a Eletrônica torna possível quase todos os objetos do nosso cotidiano como computadores, celulares, satélites, televisores, sistemas bancários, semáforos, alarmes, telefonia, elevadores, aviões, lasers, ressonância magnética e grande parte de tudo que faz parte do nosso dia a dia.
Outro grande exemplo é o Sistema de Posicionamento Global, conhecido mundialmente por GPS (Global Positioning System). Nele, as informações são enviadas e recebidas por meio de ondas eletromagnéticas entre satélites artificiais e aparelhos receptores localizados na Terra. Dessa forma, é necessária uma precisão temporal de bilionésimos de segundos para determinar a posição de um determinado ponto localizado na Terra. Essa precisão e rapidez é resultado da união entre a teoria da Relatividade Geral e da Mecânica Quântica e, graças a essa associação, os erros de localização do aparelho são inferiores a 10 metros.
Mesmo parecendo estranha à primeira vista, a teoria quântica não apresentou falhas até então. Ela explica como o Universo funciona: as partículas elementares da matéria, o átomo, a constituição e as propriedades da matéria, a origem e a evolução do Universo.
Dessa forma, a Física Quântica descreve fenômenos que acontecem em dimensões atômicas, por meio de teorias desenvolvidas para explicar fenômenos em dimensões normais. Porém, muitas vezes essas explicações fogem do nosso entendimento. E assim, percebe-se que não é suficiente conhecer as leis fundamentais da natureza para entender o funcionamento do Universo, pois é necessário primordialmente entender como ele funciona, onde todas as peças que o compõem estão interligadas e só podem ser entendidas como modelo único.
Diante desse contexto é fácil perceber que a Física Quântica tem consequências diretas na sociedade e o mundo moderno é totalmente dependente dela e dos seus avanços. E para aqueles que têm o desejo de compreender o Universo, ela possibilita o entendimento não só da aparência do mundo físico, mas a compreensão dos seus mistérios. A teoria quântica não mudou somente a ideia do comportamento do Universo, como também a ideia dele.
Wislayne Dayanne Pereira da Silva
_________________________________________________________________________________________
|