Lentes Biônicas
Optometrista americano descobre lentes que podem, no futuro, substituir as tradicionais cirurgias a laser para correção de visão.
Estudos recentes, como o da revista científica americana HealthDay, mostram que o de usuários de óculos ou lentes de contato no Brasil e no mundo vem aumentando significativamente. Segundo a pesquisa, a incidência de miopia, uma das principais doenças que levam ao uso de lentes corretivas, tem aumentado em todo mundo. Se tomarmos por base o Brasil, cerca de 40% da população sofre com esta doença. É buscando maneiras mais eficazes de resolução deste problema que o optometrista americano Dr. Garth Webb concebeu as lentes biônicas.
Para conseguir desenvolver este produto, o Dr. Webb investiu mais de 3 milhões de dólares em pesquisas durante os últimos 8 anos. A sua maior motivação foi o seu grande desejo, quase obsessivo, em se libertar do uso de lentes de contato ou de óculos. Você pode estar nesse momento se perguntando o quão inovador seria esse produto, visto que já existem as cirurgias a laser para correção da visão, porém o uso de lentes biônicas oferece benefícios superiores em detrimento dos processos cirúrgicos tradicionais que, segundo o optometrista, podem vir a se tornar obsoletos. E ele pode ter razão.
As lentes biônicas são capazes de oferecer uma visão até 3 vezes melhor que a do olho comum, tornando desnecessário o uso de qualquer outra lente corretiva, até mesmo para pessoas com 100 anos de idade ou mais. Além disso, poderiam ser utilizadas por pacientes com mais de 25 anos, pois é nesta idade que o globo ocular já está praticamente formado, e a cirurgia para a sua implementação, substituindo as lentes naturais, duraria cerca de 8 minutos, sem causar nenhum incômodo e corrigindo a visão do indivíduo instantaneamente.
Um dos principais pontos que evidenciam as virtudes desta descoberta em detrimento dos processos cirúrgicos a laser tradicionais é que os pacientes que tivessem as lentes biônicas implantadas não sofreriam nunca com problemas de catarata, já que suas lentes naturais que sofrem decomposição ao longo do tempo teriam sido substituídas. Já os métodos utilizados atualmente podem causar problemas com claridade, necessidade de uso de óculos especiais à noite e, no futuro, a própria catarata.
A fase de desenvolvimento do produto está perto da sua conclusão. A próxima etapa será de teste das lentes em animais e humanos com problemas de visão. Após isso, caso tudo transcorra de maneira satisfatória, é esperado que elas estejam disponíveis em aproximadamente 2 anos.
Diante do exposto, podemos notar que as lentes biônicas se apresentam, realmente, como uma descoberta importante e inovadora, que promete proporcionar um método ainda mais eficaz para a solução de problemas da visão. No entanto, mais importante do que a pesquisa acerca deste dispositivo é trazê-lo para o uso da população, tornando-o realmente útil. E é isso que, de fato, esperamos.
Arthur Silva Vasconcelos
_________________________________________________________________________________________
|