Matérias‎ > ‎

ed65art2

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um pai escondido

Alan Turing, um homem para saber a respeito.



Muitos de nós utilizamos o computador sem saber ao certo porque foi pensado e como foi projetado, em sua primeira versão. Primeiramente, o significado da palavra computador remete a ideia daquele ou daquilo que faz cálculos, partindo desse princípio podemos dizer que uma calculadora seria um computador. Baseados nessa afirmativa estudiosos afirmam que as primeiras ideias de computadores são mais antigas do que pensávamos, podendo ter surgido na antiga Grécia. Contudo, ele não se assemelhava nem um pouco com o nosso computador de hoje, a capacidade e a lógica implantada nas versões atuais são mais recentes, pensadas e implementadas na época da Segunda Guerra Mundial, e receberam um grande incentivo por parte de Alan Turing.

Alan Turing nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres. Ele era matemático, lógico e criptoanalista. Foi um precursor de ideias muito além do seu tempo, pois se tratavam da base da informática que conhecemos, como realizar algoritmo, que se trata de um conjunto predeterminado de regras e operações que permitem resolver problemas. Ele também idealizou algumas ideias que hoje são consideradas base para se ter uma inteligência artificial, tais como: “O córtex cerebral humano funciona assim. Ao nascer, é um aparelho desconexo que começa a organizar-se com a prática até se transformar numa máquina”, escreveu Turing num artigo.

Figura 1: Alan Turing.

Nos anos da Segunda Guerra Mundial foi quando Turing desenvolveu uma das suas maiores contribuições para o mundo e ainda salvou milhões de pessoas com esse feito. Ele desenvolveu uma máquina que recebeu o nome de Bombe, capaz de decifrar os códigos da máquina nazista Enigma, responsável pela criptografia de toda a comunicação alemã daquela época.

Primeiramente a máquina Enigma, tem como peça fundamental rotores e com isso, faz o uso de uma combinação de sistemas elétricos e mecânicos. O mecanismo de funcionamento se baseia no uso de discos rotativos (rotores), dispostos em fila. Juntamente com os rotores existe um mecanismo de avanço que faz avançar os rotores a cada tecla apertada. O procedimento para escrever com essa máquina é algo bastante simples, quando uma tecla é apertada, um dos rotores roda, o qual possui um pino em que se liga a um fio, este está conectado a um contato e assim a corrente flui pelos componentes internos da máquina, mostra-se a letra resultante da criptografia acesa no painel que possui todas as letras possíveis. Percebe-se que apenas com um rotor não consegue uma criptografia segura, porém essa máquina chegou a ser utilizada com 8 rotores, sendo que cada um deles possui as 26 possíveis letras do alfabeto. Dando assim uma combinação maior e aumentando a dificuldade para se quebrar os códigos.

Figura 2: Rotores da Enigma.
Figura 3: Máquina Enigma.

Agora, sobre a máquina Bombe, desenvolvida por Alan Turing, ela era formada por vários cilindros que varriam todas as possíveis combinações da máquina Enigma para encontrar a configuração ideal, Assim o seu mecanismo se tornou bastante complexo para ser explicado neste artigo, então irei me reter ao fato de que mesmo com toda agilidade que a Bombe possuía, não era capaz de decifrar o código a tempo de ser útil no dia, já que os soldados alemães trocavam a configuração da Enigma todos os dias. Para que a invenção de Turing ganhasse popularidade, ele teve que contar com um erro humano, a personalidade, pois quando os soldados alemães passavam uma mensagem criptografada acabavam repetindo certas frases, que não faziam parte da mensagem principal. Assim Alan fez com que a máquina trabalhasse só na parte diferente da mensagem, decodificando-as com eficiência e a tempo de salvar a vida de soldados.

Figura 4: Bombe.

O que acabou de ser dito se manteve em segredo por décadas, pois a unidade em que o matemático trabalhou era ultra secreta e absolutamente ninguém poderia saber o que eles estavam fazendo. Assim quando foi alcançado o objetivo, a maioria dos registros da participação de qualquer integrante no grupo de pesquisa foram queimados e os poucos que sobraram foram mantidos guardados.

Por esse motivo, Alan não pôde receber o reconhecimento que merecia, mas ainda realizou grandes feitos. Em 19 de fevereiro de 1946, ele apresentou um relatório detalhado sobre um desenho completo do primeiro computador de programa armazenado. O ACE (Automatic Computing Engine) foi o primeiro computador a ser construído no Reino Unido e possuía a capacidade de realizar em 448 microssegundos uma multiplicação, porém devido à falta de investimento, o computador só ficou completamente pronto 10 anos depois e quando isso ocorreu, já estava completamente obsoleto.

Infelizmente, Alan Turing não teve uma vida idosa feliz, após uma série de acontecimentos, as autoridades do Reino Unido descobriram que ele era homossexual e esse fato, naquela época, era considerado crime. Assim, foram dadas duas opções: prisão ou “tratamento para a doença”. Alan escolheu o tratamento, foi forçado a tomar níveis altos de hormônios e à castração química, estes resultaram em vários efeitos colaterais tanto fisicamente quanto psicologicamente. Ele foi encontrado morto em sua casa em 8 de junho de 1954, a causa da morte foi dada como envenenamento por cianeto, porém investigações mal feitas não obtiveram sucesso para alegar como foi o envenenamento, se foi acidental ou intencional, tanto por parte dele quanto de um terceiro. A morte dele é dada como suicídio pelas autoridades.

Contudo, há relatos de que no final da sua vida, Alan se sentia feliz, não se sabia exatamente o motivo. Alan pôde mostrar ao mundo diversas das suas ideias e deu base para vários conceitos que ainda almejamos conseguir realizar, como a inteligência artificial. E após a publicação de documentos sobre Alan por parte do Reino Unido, o primeiro ministro e a Rainha do governo britânico concedeu perdão a Alan Turing sobre os seus “crimes” cometidos. Ainda se critica esse julgamento por parte do antigo governo do Reino Unido, pois a pergunta que se faz é: “O que Alan poderia ter descoberto se tivesse continuado sua vida em um estado saudável?”.


Saul Borges Nobre

    _________________________________________________________________________________________

Comentários












A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!




          








Comments