“Brincadeira” é coisa séria!
Sistema projetado por estudantes de Engenharia Elétrica que calcula a trajetória da bola em uma sinuca com o auxílio de um projetor, de uma webcam e das leis físicas conhecidas conquista jogadores e amadores por toda a web.
O período da graduação para muitos estudantes é sinônimo de soma de conhecimentos acadêmicos para o desenvolvimento de uma boa base para o mundo do mercado de trabalho. Mas participar de projetos acadêmicos ao longo da graduação pode elevar o nível do estudante no que diz respeito à experiência proporcionada com a prática do que está sendo visto em sala de aula.
Dois estudantes portugueses são bons exemplos de que a “brincadeira” pode ficar séria e render uma boa influência profissional no mercado atual, que requer dinamicidade e inovação dos novos profissionais, além de boas notas na vida acadêmica.
O estudante de Mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade do Algarve, Ricardo Alves, 21 anos, desenvolveu ao lado de seu colega Luis Sousa, 23 anos, o projeto acadêmico Pool Live Aid para a disciplina de Visão Computacional.
O projeto é composto por um sistema que localiza a posição da bola, o ângulo do taco e os limites da mesa para fazer o cálculo da trajetória, que é projetada na mesa para guiar o jogador. Segundo os estudantes, a ideia era criar um sistema em que o custo fosse o mais baixo possível. Para que funcione, basta um projetor e uma webcam localizados acima da mesa e ligados a um computador.
Sinuca com tecnologia do projeto Pool Live Aid
Mesmo já em funcionamento e tendo conquistado uma plateia considerável, o Pool Live Aid ainda está inacabado. A ideia era implementar algumas funcionalidades. Queríamos implementar menus de realidade aumentada, permitindo ao utilizador mais experiente usufruir do sistema, conseguindo melhorar jogadas e perceber melhor onde falhou", disse Ricardo.
O trabalho, que começou apenas como um projeto acadêmico, pode se tornar comercial, visto o sucesso que fez na internet. "Inicialmente, nós não estávamos pensando em comercializar o nosso projeto. Devido ao feedback que tivemos, tudo dependerá do resultado final. Se for ao encontro da expectativa do consumidor final, tentaremos fazer o possível para comercializar", disse o estudante.
Confira a demonstração, acesse: http://makerfairelisbon.com/pt/2014/09/03/pool-live-aid.html
Bárbara Nicoly M. Oliveira
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