Matérias‎ > ‎

ed63art4

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campus Party: Um evento para surpreender

Um local para pôr em prova seus conhecimentos.



Como de costume, esse ano no mês de janeiro São Paulo-SP sediou um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a Campus Party. Nesse ano durante os dias 3 a 8 de fevereiro, sua oitava edição não deixou a desejar em nada e foi consagrada pelos organizadores como a melhor edição já ocorrida. A Campus Party começou na Espanha, no ano de 1997, e se expandiu para o México, Colômbia e em 2008, para o Brasil.

No evento são demonstradas novidades do universo tecnológico, ministradas palestras e oficinas, em que se tem o conhecimento sendo posto em prática e compartilhado ao mesmo tempo. O evento é todo estruturado para propiciar a melhor experiência possível, os participantes acampam em uma área reservada, e assim podem desfrutar da internet ultra rápida que é posta no local especialmente para eles.

O evento possui competições que variam desde aquelas relacionadas à programação até mesmo jogos, com premiações em dinheiro e em escalas maiores, como carros. Proporcionando satisfação para todos os gostos. O evento conta tanto com um espaço reservados para as empresas, que expõem as tendências tecnológicas usadas no dia-a-dia dia a dia, quanto às tecnologias voltadas para mundo dos games, para criações de desenvolvedores independentes. Os inventores novatos têm nesse evento uma oportunidade para mostrar os seus projetos e, assim, conseguir trabalho ou até mesmo emprego em grandes empresas.


A oitava edição do evento contou com 8 mil escritos, dos quais 20% foram para a área de empreendedorismo, demonstrando como o evento não se trata somente de lazer, 19.5% para desenvolvimento, 18.9% jogos, 9.2% robótica, e os demais para outras áreas. Esses 8 mil escritos foram de mais de 20 países e ficaram hospedados em um galpão em cabanas, totalizando 6,2mil barracas. O evento contou com cerca de 600 atividades e mais de 700 palestras, o que totalizaram mais de 600 horas. Essa edição contou com um recorde de internet 50Gbps.

As palestras contaram com a presença de grandes nomes do mundo geek, algumas dessas ilustres pessoas foram o inventor da primeira interface cérebro máquina bem sucedida, Miguel Nicolelis, representantes do Facebook e a empresa que propõe o projeto de colonização de marte.

Em sua palestra, Miguel Nicolelis, falou sobre como está o projeto Andar de novo, e realizou um crítica a organização da copa do mundo pelo pouco tempo que foi dado, “A Fifa nos deu 29 segundos. Tempo total da apresentação: 19 segundos", afirmou Nicolelis, acrescentando que, "se a organização quisesse mostrar, dava tempo". "Nunca na história da robótica, uma apresentação recebeu tão pouco tempo.”. Ele também comentou sobre o início da pesquisa quando estava estudado como os cérebros de primatas funcionam quando estão jogando jogos cerebrais, e ele afirmou: “Vocês podem não acreditar, mas macacos adoram jogar videogame, principalmente se você der alguma recompensa no final do jogo”. Foi comentado também um outro projeto dele ‘brain net', que consiste em mostrar que os cérebros podem se comunicar com outro através de sinais neurais, e Miguel conseguiu fazer tal fato.

Outra palestra foi de Bas Lansdorp, fundador do Mars One, empresa que quer mandar homens para Marte, porém com um único detalhe, só com passagem de ida. Em sua palestra ele afirmou que o grande problema que Agencia Espacial do Estados Unidos (NASA) encontra, é o de como trazer a tripulação de volta para casa, e ele ainda afirma: "Uma missão permanente é menos arriscada que uma que prevê uma volta". A Mars One, já tem o cronograma de viagem pronto. Primeiro terá uma missão exploratória que ocorrerá em 2018, com objetivo de ver as condições de solo e ar. Em 2022 ela enviará painéis solares, e em 2024 lançará uma missão tripulada com duas equipes a primeira, será compostas por técnicos, para estalarem os painéis solares, e a segunda levará mais pessoas e mais bagagem. Ele ainda brincou: "Será a primeira vez que os humanos pisarão em outro planeta, porque, como vocês sabem, a Lua não é um planeta."

Shubham Banerjee, esse nome pertence à um rapaz de 13 anos que com suas peças de Lego fez um impressora braile. E com isso se tornou mundialmente conhecido ao ponto se ser convidado para ir a casa branca e conhecer pessoalmente o presidente dos USA Barack Obama, e para sua surpresa no local que tinha ido para vê-lo era o presidente da Lego. Ele justifica o sucesso da sua invenção com uma simples frase: "O lego é ideal porque é barato". Banerjee, foi chamado em setembro de 2014 para participar a Intel Developers Forum, no qual o presidente da Intel conheceu o projeto de Banerjee e sua empresa Braigo Lab, e ficou tão impressionado que resolveu investir em sua empresa. Agora ele trabalho no vale do silício, porem sempre lembrando que não pode fazer praticamente nada, não pode beber nem dirigir, e também não pode votar. E ele brinca: "Ahn, ela é a CEO. Não posso ser CEO." , com o fato da mãe ser a presidente da sua empresa.

Os participantes desse último evento disseram que foi a melhor edição já ocorrida, eles disseram que foi tudo o que os organizadores prometeram. Assim, vemos que a Campus Party não se trata somente de um lazer, onde os adolescentes podem ficar jogando durante o dia todo, e sim algo em que muda a vida dos participantes, onde se pode encontrar muita gente procurando emprego e esperando ser “descoberto”.


Saul Borges Nobre

    _________________________________________________________________________________________

Comentários












A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!




          








Comments