Exploração espacial e sua contribuição na nossa vida diária
Conheça como as tecnologias envolvidas em programas espaciais têm melhorado a vida do homem.
Há muito tempo, a curiosidade do homem acerca do espaço sempre foi muito grande; os seres humanos já sonhavam em conhecê-lo, viajar a outros planetas e à lua ou, estudá-los e poder observá-los mais de perto. Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, muitos desses sonhos se tornaram realidade.
A exploração espacial envolve o uso de diversas tecnologias de ponta: produção de satélites, sistemas de propulsão, aerodinâmica, estudo e desenvolvimento de materiais. A consequência é a promoção de incríveis avanços no conhecimento científico e numerosas aplicações práticas na nossa vida diária.
A construção da Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS), por exemplo, representou uma nova era na conquista do espaço e uma tentativa de democratizar a tecnologia aeroespacial. Com o propósito de adquirir conhecimento e experiência para a conquista do sistema solar, a ISS realiza pesquisas para permitir que o homem permaneça por longo tempo no espaço. Testa também, tecnologias e sistemas necessários para a exploração do mesmo. O desenvolvimento destas tecnologias capazes de viabilizar voos espaciais tem como subprodutos melhorias em diversos campos de aplicação na Terra, bem como o aumento da produtividade e da qualidade de produtos já existentes.
Estação Espacial Internacional.Fonte: www.nasa.gov
As viagens espaciais requerem grande quantidade de energia. Assim sendo, a pesquisa espacial trabalha no aperfeiçoamento e na busca constante de formas alternativas e mais eficientes de alimentar os dispositivos, o que é de grande interesse para empresas de dispositivos eletrônicos. O sensoriamento remoto e a utilização de veículos robóticos para a exploração de superfícies extraterrestres também motivam um contínuo melhoramento nessa área, elemento-chave no desenvolvimento de carros autônomos.
Robôs espaciais autônomos poderão enriquecer muito os resultados científicos das missões espaciais e agir imediatamente ao captarem, através de seus sensores, algum fenômeno, seja uma tempestade de areia ou um escapamento de metano do solo. E, em vez de uma única foto, uma câmera de alta resolução poderá captar o fenômeno por inteiro, em toda a sua dinâmica.
Nesse sentido, a NASA começou a testar o protótipo de um helicóptero que poderá ir a Marte como um veículo auxiliar dos robôs espaciais. Um helicóptero fazendo voos rasantes poderá obter um quadro detalhado em alta resolução, que não pode ser suprido por imagens produzidas pelas sondas espaciais em órbita no planeta. Enquanto os robôs enviados à Marte até hoje são todos controlados por operadores na Terra, a ideia é que o helicóptero de Marte seja autônomo, decolando todos os dias para fazer uma varredura do terreno e retornando para as proximidades do robô. O protótipo está sendo testado em uma câmara de vácuo no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, onde é possível reproduzir a atmosfera rarefeita de Marte, que representa o maior desafio para a construção desse veículo.
Protótipo de helicóptero que poderá ir a Marte. Fonte: www.jpl.nasa.gov
Protótipo de helicóptero em fase de testes. Fonte: www.jpl.nasa.gov
O domínio das diversas tecnologias envolvidas em um programa espacial demanda um aprendizado muito grande e faz com que os países envolvidos apliquem essas tecnologias em diversas áreas. Entretanto, na ciência e na tecnologia, as descobertas podem ser utilizadas tanto para o bem quanto para o mal. A mesma tecnologia espacial que pode ser utilizada para que existam a comunicação via satélite, os sofisticados sistemas de navegação e de gerenciamento de recursos naturais à disposição, pode ser eventualmente utilizada em um conflito entre nações. Igualmente, a tecnologia nuclear que pode ser utilizada na medicina ou para enviar naves ao espaço a velocidades maiores pode ser empregada para fins bélicos.
Esse sentimento que move o ser humano rumo ao inexplorado é a curiosidade. Foi sempre ela que o impulsionou em direção às mais importantes descobertas da história e deve-se usá-la a seu favor. É na exploração espacial que o homem busca respostas sobre seu passado e sobre seu destino; o desejo de querer saber mais, de desbravar o desconhecido nos trouxe até o estágio em que estamos hoje, e com certeza será fundamental para o nosso futuro.
William Pinheiro Silva
_________________________________________________________________________________________
|