Code.org
Uma organização não governamental que visa difundir a programação para todos.
Os computadores são mais do que ferramentas de trabalho nos dias de hoje. Sem sombra de dúvidas, podemos afirmar que vivemos em uma era em que os computadores podem ser considerados pessoais. A versatilidade e a interatividade dos computadores modernos tornam realidade os sonhos dos pioneiros desse mercado na década de 1980, como Steve Jobs e Bill Gates que queriam fazer das grandes máquinas de calcular, computadores pessoais.
Embora o uso de computadores tenha ficado mais fácil e acessível, há uma grande preocupação dos cientistas da computação pelo fato de que a grande maioria dos usuários não conhece o mínimo necessário para o funcionamento dessas máquinas, a programação. Criada pelos irmãos Hadi e Ali Partov, a organização Code busca difundir os conceitos básicos de programação, e consequentemente, despertar interesse nos usuários para que eles também possam participar do desenvolvimento de tecnologias desse setor.
O irmãos Partov decidiram criar essa organização quando perceberam que, em pleno século XXI, a maioria das escolas estadunidenses ainda não ofereciam aulas de programação básica como disciplina obrigatória. Com exceção de poucos alunos, a maior parte das crianças entre 10 e18 anos não tem pouco ou nenhum contato com códigos de computador. Esse não estímulo faz com que os jovens não enxerguem as potencialidades do mercado de trabalho e torna a produção de conhecimento menos diversificada.
Criada em 2013, a organização lançou um vídeo no youtube com a participação de diversas personalidades, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, descrevendo suas primeiras experiências com a programação. Além de criadores de grandes empresas, o vídeo inicial conta com a participação do jogador da NBA Chris Bosh e o músico Will I Am comentando a importância da programação nos dias de hoje. Após essa proposta inicial, mais de 15 000 escolas entraram em contato com a Code. Desde então a organização passou a se popularizar.
A entidade apresenta 5 metas para a organização, todas elas buscando popularizar a Ciência da Computação. Essas metas são: levar as aulas de computação para todos os estados dos Estados Unidos da América (EUA), tanto em comunidades urbanas como rurais; demonstrar a eficiência das aulas online; transformar a Ciência da Computação em uma disciplina obrigatória nas escolas; aproveitar o conhecimento gerado pelos estudantes para contribuir com desenvolvimento de códigos e aumentar a participação de mulheres e afrodescendentes nessa área.
Para estimular ainda mais os participantes, os desenvolvedores do site criaram a “Hora do Código”. Um desafio que possibilita os internautas a programarem via blocos, tornando o processo mais interativo. Uma sequência de vídeos foi lançada com cada vez mais personalidades aderindo à proposta da Code, incluindo o presidente Barack Obama. No começo de 2014, a organização aproveitou a febre do jogo para celular, Flappy Bird, e criou um breve tutorial de como criar um jogo semelhante com os recursos oferecidos pelo próprio site
Apesar da organização ter um foco muito maior para os EUA, os frutos dessa proposta são colhidos em todo o planeta. Hoje o site oficial da Code já apresenta sessões em várias línguas como o português e permite que o usuário participe de atividades como a “Hora do Código” na sua própria língua.
Hugo Gayoso Meira Suassuna de Medeiros
_________________________________________________________________________________________
|