Matérias‎ > ‎

ed62art1

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lançado novo periódico internacional

O American Journal of Hydropower, Water and Environment System trará artigos voltados à energia hidroelétrica, recursos hídricos e meio ambiente.



Nos últimos meses, as notícias relacionadas à escassez de água ganharam cada vez mais destaque nos meios de comunicação brasileiros. De Norte a Sul do país, os reservatórios operam com volumes d’água reduzidos, o que, consequentemente, compromete o abastecimento hídrico de milhões de pessoas. Sendo o Brasil um país cuja matriz energética depende 70,6% das fontes hidráulicas, segundo o Balanço Energético Nacional 2014 (BEM 2014) divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a falta d’água não apenas causa transtornos para os consumidores como também onera a conta de energia elétrica.

Como decorrência do déficit hídrico, em janeiro de 2015, passou a vigorar em todo o território nacional o Sistema de Bandeiras Tarifárias. Trata-se de acréscimos na conta de energia elétrica por cada quilowatt-hora (kWh) consumido, de acordo com as condições de produção desse tipo de energia. Mensalmente, cada uma das três bandeiras será efetivada e, consequentemente, afetará o valor final da conta. Os consumidores mais atentos devem ter percebido que as bandeiras estavam presentes em suas contas desde 2013. Isto é, os anos de 2013 e 2014 serviram como testes para indicar qual tarifa seria cobrada a cada mês, caso o sistema entrasse em vigor, o que só ocorreu este ano. Para quem prestou mais atenção, em ambos os anos de testes, a bandeira vermelha permaneceu durante quase todos os meses e foi a primeira a ser oficialmente cobrada, aparecendo novamente em janeiro de 2015, pelo menos na região Nordeste do país.

Objetivando difundir cada vez mais o conhecimento acadêmico nas áreas de produção de energia hidroelétrica e recursos hídricos, a International Association for Hydro-Environment Engineering and Research (IAHR) lançou o periódico científico American Journal of Hydropower, Water and Environment Systems (AJHPWS), sob a responsabilidade do Grupo de Trabalho Latino-americano do Comitê de Máquinas Hidráulicas e Sistemas, contando com a participação de universidades latino-americanas e fabricantes brasileiros e internacionais. A revista é editada pelos professores doutores Geraldo Lúcio Tiago Filho e Regina Mambeli Barros, ambos do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajaúba, com a participação de Carlos Barreira Martinez (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Antonio Brasil Junior (Universidade de Brasília - UNB), José Carlos Amorim (Instituto Militar de Engenharia - IME) e outros catedráticos brasileiros e estrangeiros na equipe editorial.

A AJHPWS publicará artigos técnico-científicos e estudos de caso em áreas relacionadas à energia hidroelétrica, recursos hídricos e meio ambiente. O intuito com estas publicações é difundir a produção científica da América Latina e incentivar o intercâmbio entre pesquisadores que contribuam com o desenvolvimento do Brasil, da América Latina e de outros países. Os interessados em submeter trabalhos para publicação devem seguir as orientações disponíveis em: www.latiniahr.org/pt/publicacoes/sumissao-de-artigos. Interessados em adquirir o periódico devem acessar o seguinte link: www.latiniahr.org/pt/publicacoes.


Danilo Pequeno

    _________________________________________________________________________________________

Comentários












A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!




          








Comments