Som e Engenharia
No verão, em meio ao descanso e lazer, usufruímos da música e filmes para relaxar, mas nunca nos questionamos quem está por trás dos efeitos sonoros ou pela qualidade do áudio. Os responsáveis por esse trabalho são os Engenheiros de Áudio.
Perto de festividades e em período de férias nos vemos bombardeados por músicas, jingles, hits. Talvez ao presenciar tantos elementos nunca tenhamos nos questionado quem trabalha com isso ou quem estaria por trás de tudo isso. Por trás de toda essa parte de som existem os Engenheiros de Som ou Áudio.
O engenheiro de som é um profissional especializado na parte de captação e manipulação do som através de meios mecânicos ou eletrônicos. Essa área da engenharia integra muitas outras, como: Engenharia Elétrica, Acústica e Produção Musical. Uma vez que existe essa conexão entre áreas, é necessário que o engenheiro tenha conhecimento desses campos da ciência utilizados, o que lhe ajudará a escolher e até mesmo organizar toda a parte de captação ou de sistema de som utilizado.
O engenheiro de som pode trabalhar com: produção de áudio para filmes, televisão ou rádio, som ao vivo, propaganda, multimídia, efeitos especiais, e, como não poderia faltar, com música. Na parte mais prática se tem que o engenheiro trabalha com mesas de mixagem, software de manipulação digital, microfones, alto-falantes, etc.
Normalmente os interessados em trabalhar nessa área se formam em engenharia elétrica ou eletrônica e, posteriormente, se especializam nessa área. Em outros países, como Estados Unidos, existem cursos diretamente relacionados a essa área. Teremos universidades como Full Sail na Florida, onde se tem o curso de bacharel em produção musical o qual tem por objetivo equipar músicos e compositores com habilidades de produção musical que são essenciais para o sucesso no mercado moderno de hoje. Como estudantes desse curso o aluno irá desenvolver e compreender hardware de musica contemporânea e software tecnológicos criando suas próprias músicas, partituras e trilhas sonoras.
Todavia, para construir uma carreira sólida é necessário que o individuo saiba vender seu trabalho e habilidades para os possíveis clientes. E é por isso se tem o programa de Music Production Bachelor of Science (MPBS) que proporciona ao aluno conceitos de negócios e marketing musical. Ou seja, Full Sail prepara o aluno tanto para a parte de produção, a parte de trabalhar com software como ensina também como fazer marketing e a ter uma noção de mercado e negócios.
Fonte: <http://www.fullsail.edu>.
Ou ainda o School of Audio Engeneering Institute (SAE Institute) que está presente em vários países tais como Estados Unidos, México, Itália, Austrália, etc, em resumo, o SAE está presente em mais de 50 lugares ao redor do mundo. Nesse instituto se têm vários cursos, entre os quais está presente o curso de Music Business. Esse instituto é uma ótima opção de estudos para quem estiver interessado na área. O SAE dá acesso a profissionais da indústria e líderes de negócios através da nossa grande rede de contatos da indústria recolhidos ao longo da SAE Institute últimos 30 anos. Nesse instituto se tem uma formação rápida onde o interessado pode adquirir seu diploma, o qual é reconhecido em todo o mundo, em menos de um ano.
Fonte: <http://www.sae.edu/en-gb/home>.
Para um maior entendimento dessa área temos que o músico e engenheiro de aúdio Maurício Cajueiro explica um pouco sobre como começar a se enveredar por essa área e até mesmo o pouco da sua trajetória. Cajueiro começou a aprender guitarra em Campinas, na Casa de Chocolate a qual é um conservatório aos 11 anos de idade. Posteriormente, ele foi para Los Angeles com uma bolsa de estudo para estudar guitarra, fez um curso de engenharia de gravação em uma universidade em Los Angeles(LA).
Então, Cajueiro começou a trabalhar em vários estúdios em LA, onde ele morou pro 12 anos. Ele aconselha ainda que para começar é de fato interessante fazer um curso superior que foque nessa área, mas ainda frisa que para quem quer trabalhar em estúdio é de fundamental importância a prática e a experiência para a realização de um bom trabalho, sendo assim, é muito importante entrar um estúdio e começar a aprender como as coisas funcionam, para entender as técnicas e o que pode ser feito. O engenheiro de áudio ainda esclarece que essa profissão é muito servil, que caso o indivíduo almeje essa profissão ele deve saber que ele não será o alvo dos holofotes , Mauricio Cajueiro até mesmo diz “se você quer luz você deve ir pro palco, caso contrário você tem que está ajudando o seu artista. Como? De qualquer maneira possível”.
Por fim, o engenheiro esclarece que a campo de atuação sim para pessoas que de fato se identifique e queiram trabalhar nessa área e que há mercado sim para todos os interessados.
Para mais dicas sobre a profissão, assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wu2redAkv24 .
Lucas Candeia Medeiros Maia
_________________________________________________________________________________________
|