Matérias‎ > ‎

ed60art4

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12ª FETECh
Após 16 anos, a Feira de Tecnologia de Campina Grande volta à cidade.



A cidade de Campina Grande sempre teve destaque no cenário nacional da tecnologia. O campus II da Universidade Federal da Paraíba, atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mostrou-se sempre inovador e aberto para as novas tendências no setor da Tecnologia da Informação. Na década de 1970, o campus já contava com uma máquina IBM 1130 e, posteriormente, teve um dos primeiros contatos da região com a internet.

O contínuo investimento em uma grade de bons professores e infraestrutura fez da cidade um verdadeiro polo tecnológico. Com um grande potencial, a cidade e as regiões próximas precisavam mostrar os seus trabalhos para a população. E então, em 1988, surgiu a Feira de Tecnologia de Campina Grande, FETEC.

O evento atraiu e agradou diversas pessoas e isso fez com que novas edições do evento surgissem ano a ano. Durante 1988 a 1998 foram realizadas 11 FETECs. Durante esse período, a feira ganhou repercussão nacional e passou a ser registrada no calendário de eventos do Itamaraty. Os visitantes eram atraídos principalmente pela oportunidade de conhecer de perto o que estava acontecendo de mais novo na tecnologia, como a internet e os computadores pessoais.

Apesar de não ter sido realizada nenhuma nova edição posteriormente a 1998, as Exposições de Tecnologia foram realizadas em 2000 e 2002 respectivamente. As EXPOTECS, como eram chamadas, não eram tão abrangentes quanto a FETEC devido à adoção de temas para suas edições, restringindo os participantes.

Nos últimos doze anos, a cidade manteve um ritmo de desenvolvimento, mas sem um espaço para exposição dos resultados. A reabertura do evento sob o nome de FETECh, foi uma nova oportunidade das empresas e grupos de pesquisa locais mostrarem seus trabalhos e resultados para a sociedade sobre os temas de Tecnologia de Informação, Energia, Automotivo, Saúde, Educação, Petróleo e Gás, Construção Civil e Biocombustíveis.

A FETECh aconteceu nos dias 21,22 e 23 de novembro deste ano e foi sediada na casa de shows Spazzio. A feira contou com mais de 20 palestras, em que os principais temas envolviam o potencial tecnológico da cidade de Campina Grande e das regiões próximas.

Além de palestras, os visitantes tiveram a oportunidade de visitar os 120 estandes distribuídos na região central do local. Alguns desses atraíram mais visitantes pelo tamanho e quantidade de atrativos como o da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP) e do SEBRAI, que fizeram exposições de robôs autônomos e simuladores de realidade virtual voltados para a indústria.

A UFCG também marcou presença no evento com um considerável número de palestrantes que tinham algum envolvimento direto ou indireto com ela. A grande quantidade de estandes de grupos de pesquisa internos como Parahyasas, Parahybaja e Scuderia do departamento do curso de Engenharia Mecânica e os estandes do Laboratório de Arquiteturas Dedicadas (LAD) e da EMBRAPII do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) marcaram presença no evento.

A retomada da FETECh foi avaliada positivamente pela diretora da fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Francilene Garcia, “É uma expectativa nossa da Fundação PaqTcPB, acreditamos que a FETECh veio para continuar e ficar”.

Hugo Gayoso Meira Suassuna de Medeiros

    _________________________________________________________________________________________

Comentários












A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!




          












Comments