A influência da evolução das próteses na vida dos seus usuários
Veja como as inovações tecnológicas influenciam na fabricação de próteses modernas e auxiliam na qualidade dos usuários.
Os acasos da vida, sejam eles acidentes ou má formação, às vezes acabam marcando a vida das pessoas com a imperfeição que pode trazer dificuldades ou até mesmo limitar costumes e ações corriqueiras. Diante dessa problemática, a engenharia vem revolucionando a fabricação de próteses com o intuito de trazer uma melhor funcionalidade e qualidade para os seus usuários.
Com o desenvolvimento das engenharias Elétrica, Mecatrônica e Mecânica junto com a Medicina, foi possível a evolução das próteses que antes utilizavam materiais como madeira e ferro. Hoje utilizam materiais mais leves e de desenvolvimento mais complexo, podendo ser encontradas em versões biônicas que apresentam sensibilidade, sensores de pressão ou até mesmo a capacidade de distinguir temperatura.
Existem também pesquisas que buscam implementar um revestimento nas próteses não permitindo a rejeição por parte do organismo do paciente e possibilitando uma melhor adaptação a esta além de diminuir os possíveis transtornos gerados por alguma rejeição. Figura 1: Prótese de atleta paraolímpico
Atualmente, as próteses projetadas estão dando maior importância à funcionalidade do que à estética. Isso pôde ser observado durante as paraolimpíadas, por exemplo, onde pudemos observar os corredores utilizarem próteses de fibras de carbono que não tem nenhuma semelhança com os membros do corpo humano.Porém, a utilidade desse tipo de prótese é de grande resultado, visto que ela possibilita um desempenho muito próximo de um atleta comum.
Além de possibilitar a realização de ações, elas também aumentam a autoestima dos pacientes, um belo exemplo foi o do engenheiro Aarton Brown que criou próteses de baixo custo inspiradas em super-heróis, utilizando impressoras 3D, para crianças carentes possibilitando o movimento de mãos, braços e pernas. Figura 2: Criança utilizando prótese inspirada no Homem de Ferro
A ideia começou quando Aarton criou uma mão com as garras do Wolverine, a partir daí ele se reuniu com voluntários para produção de mais peças inspiradas em outros heróis como Batman, Homem de Ferro e Capitão América.
O projeto é uma parceria com a organização E-nabling The Future, que é formada por engenheiros, designers, fisioterapeutas. Todos interessados em trazer um pouco de felicidade para as crianças.
Klynger Renan Menezes Dantas
_________________________________________________________________________________________
|