Matérias‎ > ‎

ed54art4

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IV Dia da Engenharia Elétrica – Um mundo de conexões
Um evento organizado com o objetivo de contribuir para a formação geral do aluno de Engenharia Elétrica. Nesta edição discutimos sobre a interdisciplinaridade entre Engenharia Elétrica e as demais áreas do conhecimento, destacando aplicações e a importância do trabalho em grupo.



           O Dia da Engenharia Elétrica é um evento realizado pelo PET Engenharia Elétrica com o objetivo de oferecer à graduação uma formação complementar, com base na discussão de temas relacionados ao curso e ao currículo como um todo. Nesta quarta edição, o tema discutido foi a interdisciplinaridade entre a Engenharia Elétrica e as demais áreas do conhecimento.

Com o avanço da Economia e da distribuição do trabalho no decorrer dos anos, estamos cada vez mais especializados em uma determinada função e com saberes mais profundos sobre assuntos específicos. Diante dessa realidade, sentimos a necessidade de reunir pessoas com habilidades diferentes para que um projeto seja desenvolvido, cobrando dos envolvidos a capacidade de desempenhar trabalhos em grupo. Fundamentado na importância desse desenvolvimento e na amplitude de oportunidades de atuação dos nossos futuros (as) engenheiros (as) eletricistas que o IV Dia da Engenharia Elétrica foi planejado.

Público do IV Dia da Engenharia Elétrica

O evento ocorreu no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no dia 23 de maio de 2014, e teve início às 08h30min com a palestra realizada pelo professor e Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Damásio Fernandes Júnior, intitulada de “O Fim das Ênfases”, na qual o mesmo explicou a nova decisão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA – PB) em erradicar o termo ênfase do nosso currículo e como devemos proceder de agora em diante. Deixando claro que não haverá mudanças graves, principalmente para aqueles que ainda estiverem no começo do curso.

Professor Damásio Fernandes Júnior

Em seguida, tivemos a Mesa Redonda composta por Alexandre Moura, Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba, por Tchaikovsky Oliveira, Secretário Executivo da Coordenação de Estágios e TCC do Departamento de Engenharia Elétrica, por Maurício Ramos, Aluno de Pós-doutorado do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG e pelo professor e tutor do PET, Waslon Terllizzie. O tema “Fuga de Cérebros” foi brilhantemente discutido pelos convidados, com depoimentos e dados numéricos sobre as atuais oportunidades de trabalho e estágio em Campina Grande e no estado da Paraíba.

Momento da Mesa Redonda

Começamos o período da tarde com os grupos de discussão, momento no qual o público se dividiu em grupos menores para conversas sobre temas mais específicos da Engenharia Elétrica com outras áreas, como Ciências da Computação, Engenharia Civil, Meio Ambiente e também o TISP, uma atividade realizada pelo Ramo Estudantil do IEEE para desafiar os conhecimentos e a criatividade dos participantes.

Paulo Henrique Cruz, professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG, que está realizando Pós-doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, palestrou sobre “Sistema Automatizado de Irrigação por Pivô Central: uma aplicação interdisciplinar”, um projeto que envolve as quatro áreas de estudo, Controle e Automação, Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações.

Professor Paulo Henrique Cruz

A palestra sobre “Oportunidades de Trabalho” foi ministrada por Franciraldo Cavalcante, que reside nos Estados Unidos da América (EUA) há 14 anos e trabalha na unidade da Ericsson localizada no Vale do Silício, na Califórnia. Ele destacou a importância do domínio do idioma e da busca por empresas que tenham filiais ou sede em outro país, bem como tentar uma pós-graduação fora, caso o estudante deseje construir uma carreira no exterior.

Franciraldo Cavalcante

Para encerrarmos as apresentações, convidamos Júlio César Fernandes, Gerente e Pesquisador Líder da área de tecnologias ópticas (fotônica) da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), para falar sobre “Trabalho em Equipe”. Em sua fala, Júlio César destacou a importância de o aluno identificar o seu diferencial e procurar focar nele, buscando sempre melhorá-lo para que possa ser reconhecido por ele, mantendo sempre o foco e a perseverança nos objetivos. Na realização de trabalhos em grupo, ele destacou a importância da comunicação clara e efetiva, principalmente para aqueles que estão em um cargo de liderança. O reconhecimento do trabalho e da colaboração dos demais é um item essencial para uma convivência harmônica e com bons resultados.

Júlio César Fernandes

Nesta 4ª edição, o evento foi realizado em parceria com o Ramo Estudantil do IEEE, e contou com o apoio do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e da UFCG e com o patrocínio da Distribuidora de Energia Elétrica, ENERGISA. Em breve disponibilizaremos os slides utilizados nas palestras e as respostas para os questionamentos deixados aos convidados.

Grupo PET Engenharia Elétrica

Natália Medeiros

    _________________________________________________________________________________________

Comentários












A convite do Jornal PET Elétrica, a engenheira eletricista Rachel Suassuna de Medeiros escreveu sobre a turma de 1973, da então Escola Politécnica da UFPB. Confira!




O Professor Dr. Marcelo Sampaio de Alencar destaca, em seu texto, as finalidades do Iecom, as pesquisas, as parcerias e os projetos nos quais está envolvido. Confira!




          










Comments