Matérias‎ > ‎

ed53art4

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ideias e investimentos malsucedidos
Não só de sucesso foi feito o passado.



           Provavelmente, muitas pessoas pensam, ou pelo menos já pensaram, em conseguir dinheiro com uma invenção capaz de revolucionar uma época. Contudo, isso nem sempre é alcançado já que certos objetos inventados acabam sendo inusitados e desastrosos. Algumas dessas invenções não ganham fama ou por estarem muito à frente do seu tempo, ou pelo fato da tecnologia não ser tão avançada.

Na época em que as fotos ainda eram em preto e branco, idealizou-se uns óculos que tinham como propósito auxiliar pessoas com mobilidade reduzida. A ideia era fazer com que se pudesse ler deitado sem ter que colocar as mãos para o alto. A invenção pareceu ser útil tanto que ela ainda está à venda em alguns sites.

Óculos para ler deitado

No mesmo período, surgiram outras ideias que talvez tenham servido como inspiração para certos inventos de hoje, como por exemplo, um chapéu de palha que tem um rádio acoplado nele; possível influência aos criadores do Walkman, aparelho que, por sua vez, pode ter dado alguma inspiração a Steve Jobs, ou pode ser mera coincidência.

Atualmente existe uma empresa financiando um projeto para aumentar a interatividade com os jogadores de jogos eletrônicos .O projeto baseia-se em algo parecido com um par de óculos, ideia que já havia sido pensada antes, com o propósito de servir como uma televisão portátil.

À esquerda, TV portátil. À direita, radio no chapéu de palha

Entretanto, os equívocos com invenções não são privilégios das pessoas das gerações passadas. Gandes empresas dos tempos modernos também já tiveram grandes prejuízos por investimentos errados ou mirabolantes.

A Nokia, por exemplo, tentou criar um celular especial para jogos com designer diferenciado. O aparelho é lembrado como um lançamento infeliz tanto pela indústria de celulares quanto pelo mercado de videogames. Os botões, com o objetivo de dar a funcionalidade de telefone, não eram adequados para jogos. E para poder trocar o jogo era necessário tirar a bateria. A empresa até tentou manter a invenção lançando uma versão atualizada, mas não agradou ao público.

N-GAGE

Outro exemplo de investimento mal sucedido foi quando uma das atuais gigantes do mercado de smartphones, a Apple, tentou sucesso em uma área diferente da sua habitual, celulares e computadores. A empresa tentou a sorte no mercado de máquinas fotográficas, com o Quicktake. Entretanto, ela já estava ultrapassada na época do lançamento, com uma resolução de apenas 0,3 megapixels, sem zoom nem foco, e com a capacidade de armazenamento de apenas 8 fotos.

QuickTake200

A Apple não teve só esse fracasso. Ela também teve uma “brilhante” ideia na década de 1990, ao tentar entrar no mercado de jogos e concorrer no mesmo nível com os consoles japoneses, como Sega e Nintendo. Em 1995, ela lançou uma espécie de PC voltado para jogos, o Apple Pippin, só que foi completamente ignorado pelo público alvo e pelos os desenvolvedores de jogos.

Pippin

A mais nova concorrente da Apple, a Microsoft, em 2010 também cometeu alguns deslizes, como, por exemplo, quando sentiu a necessidade de entrar no mercado de celulares. A companhia decediu investir US$ 1 bilhão no desenvolvimento da plataforma Kin, o primeiro smartphone da empresa, com o sistema operacional Windows CE. O lançamento foi tão catrastófico que após dois meses de ser lançado o produto já havia sido retirado do catálogo da Verizon, operadora de celulares dos Estados Unidos.

Kin

Fora esse fracasso, tem os bem conhecidos sistemas operacionais Windows ME e Windows Vista. O primeiro foi considerado o erro do milênio por alguns sites de tecnologia, pois tinha-se problemas até para desligar o computador; foi nele que surgiu a famosa tela azul. Já o segundo foi um pouco menos catastrófico, mas ainda gerou muita dor de cabeça para o CEO (coloque o significado da sigle CEO) da Microsoft na época.

Saul Borges Nobre

    _________________________________________________________________________________________












A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!




O Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes fala sobre suas áreas de atuação, descreve o instituto ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos de pesquisa em andamento. Confira!




          










Comments