Vale do Silício
Um verdadeiro paraíso para os amantes de tecnologia. O Vale do Silício é o lar das maiores empresas de computação e eletrônica como Apple e Google. Saiba mais sobre este tecnopolo.
O Vale do Silício é uma região localizada na Califórnia, ao sul da cidade de São Francisco, onde estão instaladas as principais indústrias de tecnologia de ponta da atualidade. A maioria das empresas que o compõem são do ramo de eletrônica, informática e componentes eletrônicos. O nome do Vale faz referência ao elemento químico silício (Si), que é a principal matéria-prima para a construção dos circuitos, chips e transistores.
A origem do vale ocorreu em meados da década de 50, após uma série de investimentos feitos pelo governo norte-americano para o desenvolvimento de armamento militar em detrimento dos eventos ocorridos na Segunda Guerra Mundial. O começo da Guerra Fria repercutiu no incentivo à criação de tecnologia de ponta para os novos armamentos. Entretanto, há ressalvas de historiadores sobre a origem do Vale, associando a sua origem à do Rádio no começo do século XX.
No ano de 1956, William Shockley, um dos pais do transistor, fundou a Shockley Semiconductor Laboratory na cidade de Mountain View, região ao sul da cidade de São Francisco. Contudo, após a criação da Shockley Semiconductor Laboratory, várias empresas do mesmo ramo passaram a se instalar na região. Um dos principais atrativos era devido ao baixo custo do transporte de silício.
As empresas trabalhavam em parceria com grandes centros acadêmicos, como a Universidade de Stanford, e consigo mesmas em um modelo de organização denominado Cluster, na qual empresas de mesmas características comunicam-se entre si, tornando-se mais eficientes.
Durante o período da Guerra Fria, esta região ganhou destaque pelos constantes avanços em pesquisas no ramo da eletrônica e comunicações. O sucesso da corrida espacial esteve associado às companhias do Vale do Silício que forneceram os transistores e circuitos integrados para os foguetes usados pelo governo americano e aliados.
A região passou a se expandir e hoje está espalhada por várias cidades do estado da Califórnia, como Palo Alto, Santa Clara, San José, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Redwood City. A alta participação das empresas do Vale do Silício na economia global acarreta na supervalorização de imóveis da região. Dessa forma, as empresas que compõem o atual cenário do Vale do Silício são gigantes bem avaliadas financeiramente que se contrapõem às pioneiras que se instalaram devido ao custo benefício da região. A exemplo dessas empresas, têm-se a Google, Yahoo!, Apple, Microsoft e a Nvidia.
A parceria entre empresas e universidades, juntamente com incentivos do governo, criaram as bases para o polo tecnológico que o Vale do Silício é hoje. Sem dúvidas, a aplicação e ampliação de modelos semelhantes no Brasil traria resultados satisfatórios para o desenvolvimento de tecnologia, visto que os atuais como a Zona Franca de Manaus não são tão grandes ou influentes.
Hugo Gayoso Meira Suassuna de Medeiros
_________________________________________________________________________________________
|