Matérias‎ > ‎

ed50art1

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Realidade aumentada, a conexão entre o real e o virtual
Facilmente se podia realizar uma distinção entre o que era virtual e o que era real, mas com a realidade aumentada cada vez ficará mais difícil.



           Interagir com o mundo virtual é uma das coisas mais magníficas, pelo menos é o que muito se diz por aí. Imagine então interagir com ele no mundo real. Isso é o que se chama de realidade aumentada, sendo possível realizar essa interação por meio de dispositivos que sobreponham gráficos, imagens, informações, áudios no ambiente no exato momento, ou seja, não é algo estático.

Há várias maneiras de como se usar a realidade aumentada: duas delas são o uso de etiquetas de QR Code e o de equipamentos desenvolvidos para tal fim. A primeira consiste em etiquetas que possuem um código de barras, chamado de QR Code, que pode conter informações sobre o que se pretende representar, como um produto à venda, ou até mesmo uma imagem em 3D. E como se tem acesso a tais informações? Basta que se utilize um dispositivo que contenha uma câmera e um aplicativo com leitor de QR Code, direcionando a lente da câmera para ele e retirando uma foto.

Figura 1: Exemplos da utilização de QR Code

Os equipamentos de realidade aumentada têm um sistema com três componentes: o display, o sistema de rastreamento e a unidade de processamento. O display tem como função exibir as informações adicionais ao que está sendo visto em tempo real, através de imagens projetadas na retina. O sistema de rastreamento realiza a percepção do movimento da cabeça e dos olhos do usuário do equipamento, para que aquilo que esteja sendo projetado no display se ajuste aos movimentos. E a unidade de processamento é responsável pelo processamento de dados, o que permite a exibição de imagens 3D. Na Figura 2, há um dos primeiros equipamentos de realidade aumentada a ser desenvolvido, à esquerda, e um dos mais atuais, à direita.

Figura 2: Equipamentos de realidade aumentada

A realidade aumentada possui diversas aplicações: manutenção e construção de obras, uso militar, informações turísticas. Na primeira, marcam-se as várias partes de uma obra com etiquetas de QR Code para que ao direcionar uma câmera de celular, seja exibido um modelo 3D de como ela seria, para uma melhor visualização.

Figura 3: Um edifício projetado em um QR Code 

Em uma guerra, visores de realidade aumentada poderiam ser utilizados para que os integrantes de um exército pudessem ver quais seriam os possíveis acessos a um local inimigo, como também realizar uma distinção entre tropas aliadas e inimigas.

Figura 4: Treinamento militar com visores de realidade aumentada

Com os visores de realidade aumentada ou outros equipamentos, ao olhar para determinada estrutura, informações sobre ela apareceriam, o que contribuiria para as atividades turísticas. Um museu, por exemplo, poderia distribuir para cada um de seus visitantes esse equipamento, para que as informações sobre um artefato ficassem expostas diretamente nos seus olhos.

Figura 5: Exemplo de informações turísticas exibidas em um equipamento de realidade aumentada

Realmente, a realidade aumentada proporciona uma grande interação entre o que é virtual e o que é real, o que causa a preocupação em diversos cientistas de que o usuário termine por esquecer da sua vida real, focando apenas no mundo virtual. E outro problema quanto ao seu uso é que os equipamentos desenvolvidos possuem preços muito inacessíveis, como o caso do Google Glass, que custa em torno de mil dólares para os seus desenvolvedores.

Daniel Abrantes Formiga

    _________________________________________________________________________________________












A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!




O Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes fala sobre suas áreas de atuação, descreve o instituto ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos de pesquisa em andamento. Confira!




          










Comments