Matérias‎ > ‎

ed48art1

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ramo estudantil do IEEE da UFCG
O IEEE é a maior sociedade profissional e técnica do mundo, reunindo informações importantes sobre as mais novas tecnologias desenvolvidas e estudos relacionados à Engenharia Elétrica. O Ramo estudantil é uma seção importante desta sociedade, pois reúne estudantes de uma instituição a fim de aproveitar ao máximo os recursos e programas que o IEEE oferece aos seus associados.



           O IEEE (Institute of Eletrical and Eletronic Engineers) é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento, a integração e a aplicação do conhecimento técnico-científico de áreas essencialmente relacionadas à Engenharia Elétrica. Foi fundada nos Estados Unidos em 1884 por Thomas Edison e Alexander Graham Bell, inicialmente com o nome de American Institute of Electrical Engineers (AIEE), e é atualmente a maior sociedade profissional e técnica do mundo, reunindo mais de 415 mil membros, dentre os quais cerca de 25% são estudantes, além de profissionais de diversas áreas diretamente relacionadas à tecnologia, como engenheiros, físicos, médicos e programadores.

O IEEE é responsável por mais de 30% das publicações nas áreas da Engenharia Elétrica, Eletrônica, Computação, Biomédica, Aeroespacial, Sistemas de potência e Telecomunicações. Reúne os principais pesquisadores das áreas citadas, situando-se, assim, na ponta do conhecimento, obtendo grande credibilidade no mundo inteiro.

O Ramo Estudantil é um setor do IEEE que é subordinado a uma Seção Estudantil e objetiva contribuir para a melhoria do nível acadêmico e profissional dos estudantes, promover maior integração entre os mesmos e sua futura profissão, incentivar a liderança, a responsabilidade, a criatividade, a iniciativa e o trabalho em grupo. O Ramo deve ser criado e gerenciado por graduandos e pós-graduandos associados ao IEEE, que se organizam em uma diretoria, contando com o apoio de conselheiros (um professor da universidade e um profissional ligado à indústria que também sejam associados ao IEEE). Os estudantes associados ao IEEE estão organizados em aproximadamente 2173 Ramos Estudantis em mais de 80 países.

O Ramo Estudantil da UFCG foi aberto em 1996, com o intuito de incentivar os estudantes a tornarem-se membros do IEEE e fortalecer a graduação com a gama de atividades que podem ser desenvolvidas com apoio tanto técnico quanto financeiro da associação. No entanto, o Ramo foi desativado pela falta de continuidade dos estudantes das diretorias, que ao se formarem não deixavam uma nova diretoria para liderar as atividades em andamento. Reaberto em 2013, a nova diretoria voltou a organizar atividades para a graduação e prevê grandes contribuições futuras para a mesma, com a possibilidade de trazer profissionais renomados das mais diversas áreas de atuação da Engenharia Elétrica e Computação para compartilharem suas experiências com os estudantes.

Para o fortalecimento do Ramo Estudantil é necessário que mais estudantes associem-se ao IEEE e sejam colaboradores do Ramo de sua instituição, tornando possível a atração de melhores projetos vinculados à associação. Desta forma, o curso de graduação é fortalecido e a formação dos jovens que participarem das atividades é incrementada, levando profissionais mais preparados e atualizados com as tecnologias desenvolvidas no mundo inteiro ao mercado de trabalho.

Bruna Larissa Lima Crisóstomo

    _________________________________________________________________________________________












A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!




O Professor Dr. Waslon Terllizzie Araújo Lopes fala sobre suas áreas de atuação, descreve o instituto ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos de pesquisa em andamento. Confira!




          







Comments