XVIII Encontro Nacional de Grupos PET
O Grupo PET Elétrica participou do ENAPET e compartilha com você o que aconteceu no evento. Conheça mais sobre essa atividade petiana!
O Programa de Educação Tutorial – PET deve sempre se adequar às exigências da graduação e da sociedade e expressar, de diferentes maneiras, o conhecimento adquirido com as experiências do Grupo. Com o objetivo de ampliar esse conhecimento e enriquecer tanto o Programa quanto a comunidade, aconteceu, no período de 1 a 6 de outubro, mais um Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET), sotaques de todo Brasil unidos em uma só voz a favor da educação do país.
A capital pernambucana, mais especificamente na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi o berço da XVIII edição, que teve como tema “Maioridade PET: Identidade, Avaliação e Expansão”. A UFCG estava lá representada pelos Grupos PET Engenharia Elétrica, PET Administração, PET Engenharia Química, PET Agronomia, entre outros. O evento teve início com a Conferência de Abertura na qual tutores e petianos presenciaram falas dos organizadores e de professores ressaltando a importância do Programa de Educação Tutorial e a programação do ENAPET.
No Encontro de Petianos, os integrantes de vários grupos puderam debater sobre a condição atual do Programa, expor experiências e sugerir mudanças para a construção da identidade PET; a maioria apresentou uma ótima postura diante do tema do evento. Com o término dessa etapa, os tutores, que estavam juntos no Encontro de Tutores, uniram-se aos estudantes para continuar a moldar ideias. Disso foram colhidos tópicos importantes para serem discutidos durante a Assembleia Geral. Mesa Redonda - Encontro de Tutores e Petianos
Durante o Encontro por Áreas, os Grupos PET foram divididos em salas, cada uma com um tema, como por exemplo, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Direitos Humanos, onde foram abordadas as experiências vividas por cada Grupo na pesquisa, ensino e extensão – a tríade sobre a qual o PET é fundamentado. Compartilhando ideias, problemas e soluções, os petianos saíram carregados com pensamentos voltados para a melhoria de seus Grupos e, consequentemente, aperfeiçoamento das atividades junto à sociedade – uma oportunidade ímpar para jovens em plena formação acadêmica. Encontro por Áreas
Com o intuito de otimizar os debates sobre os tópicos introduzidos nos Encontros de Petianos e Tutores, e aperfeiçoar documentos gerados em eventos anteriores, os mais de 1500 participantes foram divididos em grupos menores, os Grupos de Discussão (GD) e os Grupos de Trabalho (GT). Na Assembleia Geral, temas abordados nos GD/GT foram retomados e postos à votação dos petianos. Os resultados produzidos com a votação produziram novos documentos, que serão encaminhados aos órgãos governamentais responsáveis pela manutenção do PET, como o Ministério da Educação, por exemplo. Grupo de Discussão - Avaliação
Um evento nacional como o ENAPET é ideal para trocar experiências, fazer contatos, descobrir a diversidade cultural do país bem de perto e divulgar a cultura local. O evento, claro, não perdeu a oportunidade de divulgar a cultura nordestina. Ao longo da semana de realização, aconteceram apresentações culturais com grupos de dança e música de Pernambuco, além das oficinas de dança, de artesanato, de fotografia, de cinema, entre outras.
No final do evento, houve o momento para os grupos realizarem as apresentações de trabalhos com o auxílio de pôsteres. Mais uma grande oportunidade de os estudantes e professores ampliarem o conhecimento sobre o que está sendo desenvolvido do Oiapoque ao Chuí. O PET-Elétrica da UFCG levou o tema “Elaboração de Apostilas e Realização de Clubes de Montagem: Experiências Didáticas do PET Engenharia Elétrica da UFCG”, divulgando parte do que é desenvolvido pelo Grupo e trocando ideias com os espectadores.
Recife deixou boas lembranças nas mentes dos participantes. Além de todo o aprendizado incrustado no evento, houve a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes regiões, conversar sobre a cultura de cada um e fazer amizades. O próximo ENAPET será na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e os organizadores já começaram a divulgação.
Para mais informações sobre o ENAPET Recife 2013, acesse: enapet2013.ufpe.br/ E sobre o ENAPET Santa maria 2014, acesse: www.ufsm.br/enapet2014
Filippe José Gadelha Tertuliano
_________________________________________________________________________________________
|