Google X, o laboratório por trás do Google
“Google it” é uma expressão muito utilizada para que alguém utilize o site da empresa Google para pesquisar algo. Mas há serviços na empresa pouco conhecidos, como as pesquisas feitas no seu laboratório secreto, o Google X.
A empresa Google é mundialmente famosa por seu site de busca, que é o mais utilizado para pesquisas. Além disso, proporciona serviços de e-mail, o Gmail; de localização, Google Maps; armazenamento de dados, Google Drive; de tradução, Google Translate. Mas há uma parte da empresa que é pouco conhecida e, até pouco tempo atrás, considerada secreta, que é a que compreende o seu laboratório de pesquisa, o Google X.
O Google X conta com engenheiros e cientistas formados nas melhores universidades americanas e do mundo, como o MIT e a Stanford University,e responsável por trazer inovações tecnológicas que possam ajudar o homem no dia-a-dia. Duas das invenções desenvolvidas nele foram: o sistema para um carro autônomo, usado para tirar as fotos dos locais para serem colocadas no Google Street View, e o Google Glass.
O projeto do Google X foi iniciado quando um dos co-fundadores e atual presidente da empresa, Larry Page, convidou o cientista Sebastian Thrun e seus alunos da universidade de Stanford para ajudá-lo no desenvolvimento do Google Street View. Desapontado com a realidade acadêmica em que considerava que os pesquisadores só estavam se preocupando com mais e mais publicações e não no desenvolvimento de produtos, Thrun aceitou a proposta de Page e começou a projetar o sistema para o carro autônomo que seria responsável por tirar as fotos das cidades para o Google Street View. Após 15 meses, entregou o projeto pronto para Larry, obtendo sucesso nos resultados. Decidiram expandir o projeto para um laboratório de pesquisas, que foi denominado de Google X, que seria focado na produção de hardwares.
O segundo projeto desse laboratório foi o Google Glass.Foi encabeçado por Babak Parviz, engenheiro eletricista da University of Washington, que havia feito um artigo sobre lentes de contato que poderiam projetar imagens nos olhos de quem as usasse. O Google Glass é um acessório para por em um par de óculos que é conectado via bluetooth e possui um display em HD, localizado na parte superior do olho direito,possibilitando o usuário a capturar fotos e vídeos, mandar e-mails, ligar para outras pessoas, navegar na internet. Por enquanto, ele só está sendo usado pelos desenvolvedores e custa em torno de 1500 doláres. Está previsto para ser lançado em 2014.

Em 2012, Thrun deixou o Google X e quem assumiu a sua direção foi Eric Teller, neto do físico Edward Teller (que trabalhou no Projeto Manhattan e conhecido como o pai da bomba de hidrogênio). Desde então, começou a pensar em novas ideias de projetos, como o teletransporte.Esse é difícil de ser concretizado, pois para teletransportar algo, antes é necessário que esse algo seja totalmente destruído para ser reconstruído em um novo local.
Outro projeto que já começou a ser desenvolvido é o de proporcionar internet para todos os lugares do mundo, através de balões que lembram águas-vivas e repassam o sinal de internet de um balão para outro, funcionando como uma rede de transmissão. Cada balão concederá sinal de internet para uma área equivalente a duas vezes a de Nova Iorque.
Os diretores do Google X disseram que o seu principal objetivo é resolver problemas para a humanidade. O carro autônomo, por exemplo, poderia diminuir o trânsito. Ele funcionaria como uma espécie de táxi, em que várias pessoas poderiam usar um mesmo carro, sendo acionado assim que fosse necessário.Os acidentes também iriam diminuir. O lema do laboratório é que assim que for percebido um grande problema para a humanidade, os seus cientistas se proporiam a resolvê-lo.
Daniel Abrantes Formiga
_________________________________________________________________________________________
|