---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Automação residencial, o futuro das casas
Casas inteligentes: um assunto que sempre foi visto como uma utopia, mostrado apenas em filmes e desenhos animados, passa a se tornar realidade com a aplicação da automação residencial.



Praticidade e conforto são objetivos visados pelo homem e com o auxílio da tecnologia pode facilmente alcançá-los. Com a evolução dessa ferramenta, o ser humano encontrou diversas formas de otimizar seu trabalho. Uma delas foi a automatização, sendo usada em usinas, indústrias, veículos, e uma nova área de aplicação é nas residências: a automação residencial, também chamada de domótica.

 O interesse nessa área surgiu com a ideia de apenas utilizando um aparelho eletrônico, como um computador, celular, todos os aparelhos eletrônicos da casa pudessem ser controlados. Sendo assim, o indivíduo pode desligar e ligar as luzes, o ar-condicionado com o mínimo de esforço e uma grande comodidade. 

            Para que essa automatização possa ser feita é necessário que se instale uma central de controle na casa. Essa é responsável por receber um sinal, seja ele emitido através de um pressionar de botão ou por algum tipo de sensor, e realizar a ação pretendida por esse. Por exemplo: através de um aplicativo instalado no celular, aperta-se em ligar as luzes da casa e a parte responsável pela luminosidade da central recebe o comando e o executa. Ou quando um sensor de temperatura instalado em um local da casa indicar altas temperaturas a central acionará o ar-condicionado, resfriando o ambiente.

Além do conforto, a domótica também pode oferecer segurança. Para entrar em sua casa, uma pessoa pode se deparar com um identificador biométrico, que guarda as informações das digitais de certo número de indivíduos e apenas para eles a porta de entrada pode ser aberta, sendo que determinado dedo, por exemplo, o polegar, serve para avisar uma situação de perigo, cabendo à central enviar alertas para a polícia ou então para celulares de membros da família. Se câmeras de segurança forem instaladas, a central possibilita que o dono veja todas as imagens pelo seu computador ou celular em qualquer parte do mundo.

Outro aspecto importante da automação residencial é o de poder contribuir para a economia de água e de energia do local. Alguns exemplos são o uso de sensores de presença, que, ao verificarem que não há ninguém em determinado ambiente da casa, emitem um sinal lógico para a central, a qual desliga os aparelhos eletrônicos que se encontram ligados no cômodo. Também há, por exemplo, sensores de umidade em jardins, que, ao certificarem que determinada quantidade de água já foi captada na irrigação dele, seja pela ação das chuvas ou de irrigadores, tem-se a inativação dos irrigadores.

Vista como algo futurístico, a automação residencial está ganhando cada vez mais espaço no mercado, mesmo ainda sendo reservada para pessoas com melhores condições financeiras. Essa tecnologia vem sendo aprimorada, trazendo um maior conforto, segurança, economia, como também novidades no seu funcionamento, como a possibilidade de controlar a residência mesmo estando longe dela.

Daniel Abrantes Formiga
 
     _________________________________________________________________________________________




  
   








 


A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!


 


O Prof. Alexandre Serres fala de área de sua atuação, descreve o laboratório ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos atuais. Confira!