3° Dia da Engenharia Elétrica – Seu futuro em debate
Esta 3° edição do Dia da Engenharia Elétrica, realizada no dia 15 de abril de 2013 no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, teve como tema “O seu futuro em debate”, com o objetivo de discutir as perspectivas da graduação em engenharia.
____________________________________________________________________________________
O Dia da Engenharia Elétrica é um evento realizado anualmente e que objetiva ser um espaço de discussão de temas pertinentes à graduação e à atuação profissional, além de permitir a formação complementar dos participantes, através de palestras e atividades de integração. Nesta terceira edição, ocorrida no dia 15 de abril de 2013 e organizada pelo PET-Elétrica UFCG, o futuro do engenheiro, principalmente eletricista, foi o tema debatido.
Em média 30 mil pessoas se formam em engenharia por ano no Brasil e a grande maioria destes tem dúvidas sobre qual caminho seguir. Ao terminar a graduação o engenheiro pode optar por trabalhar na área pública ou privada, se tornar empreendedor ou continuar no ramo acadêmico e ingressar em um mestrado. Ciente dessa situação o PET-Elétrica UFCG optou por trazer esse tema para ser discutido com os alunos de graduação nesta edição do Dia da Engenharia Elétrica.
O evento começou, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega às 8:30h, com a abertura realizada pela petiana Larissa Diniz, anunciando a programação e os objetivos do evento. Em seguida deu-se início à primeira palestra “Atribuições Profissionais”, apresentada pelo Assessor Institucional do CREA – Corjesu Paiva dos Santos, que falou sobre ética profissional e quais são as atribuições necessárias aos engenheiros que desejam ingressar no mercado de trabalho.
Assim, ao término dessa primeira atividade, foi oferecido um coffee break para os inscritos, logo antes de começar o ponto alto do evento: a mesa redonda. Composta pelos professores Benedito Antonio Luciano, tutor do grupo PET-Elétrica e mediador do debate, e Antônio Marcus Nogueira Lima, pelo engenheiro da Chesf, Madson Roberto Batista Pereira e pelo empresário Ricardo Amadeu Caminha, proprietário da empresa Amadeu Projetos. Com representantes dos ramos que o profissional de engenharia recém formado pode seguir a mesa redonda foi um sucesso. Após a apresentação de cada integrante sobre a sua área de atuação e exposição da opinião em relação às demais, os mesmos responderam a várias perguntas da plateia.
Ao fim da segunda atividade foi feita um pausa para o almoço, retornando às 14h com os Grupos de Discussão. O grupo que discutiu sobre o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), realizado no auditório do bloco CJ, foi coordenado pelo Professor Doutor Benedito Antônio Luciano. Para a discussão sobre Design como fator gerador de diferencial competitivo, realizado no auditório do bloco CI, tivemos como responsável a Professora Mestra do curso de Design da UFCG, Cleoni Ferreira de Souza. E para conduzir a discussão sobre Oportunidades de Estudo no Exterior, no próprio Centro de Extensão, contamos com a presença das alunas Paola Furlanetto e Ílis Nunes, que regressaram recentemente após um ano morando nos Estados Unidos da América, participando do programa Ciências sem fronteiras. 
Depois dessa terceira atividade foi feito um pequeno intervalo e o evento voltou para o Centro de Extensão José Farias da Nóbrega para a realização das duas últimas palestras do 3° Dia. A palestra Momento da Empresa foi executada pelo engenheiro Everaldo Fernandes Monteiro, proprietário da Empresa Protótipos, que falou sobre a sua experiência de trabalhar no setor privado inicialmente como funcionário e agora como empreendedor, mostrando também alguns dos produtos desenvolvidos pelo mesmo. E por fim, a palestra Conhecendo e desenvolvendo o ser humano operador, ministrada por Ítalo Máximo Barreto de França, que ressaltou a importância de conhecer bem as pessoas que trabalham com o engenheiro, principalmente se este desenvolve o papel de líder na empresa ou companhia, para que seja possível extrair o máximo potencial dos mesmos.
O Dia teve seu encerramento com os agradecimentos de todo o grupo PET-Elétrica UFCG pela disponibilidade dos palestrantes e participação de todos os inscritos.
Natália Medeiros
_________________________________________________________________________________________
|