Matérias‎ > ‎

Dos Filmes à Realidade

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dos Filmes à Realidade
O que no passado já se pensou vem se tornando realidade. Armas a laser estão de fato sendo construídas e, como não era de se surpreender, tal tecnologia está sendo desenvolvida pela marinha americana juntamente com o departamento de energia dos E.U.A..


Muitos de nós já imaginamos como seriam as armas do futuro, se seriam semelhantes às de filmes futuristas, usando lasers como poder de fogo. Esse modelo de armas a laser está começando a surgir e sendo desenvolvida pelo Office of Naval Research e Department of Energy – United States of America.

Os laboratórios onde está sendo desenvolvida tal tecnologia possuem um amplo auxílio de experts em eletrônica, aceleradores, dinâmicos, entre outros, fornecidos por parcerias com universidades e outras empresas, os quais vêm trabalhando arduamente para o sucesso do seu desenvolvimento.


Basicamente, até o atual momento, o projeto mostra ser mais uma arma de defesa do que de ataque de fato. No projeto em si, o que ocorre é: o protótipo dispõe de um dispositivo sensorial que localiza a posição da ameaça para então utilizar a arma composta de um supercondutor eletrônico que gera o laser composto de elétrons livres, o qual será utilizado para neutralizar algum míssil ou objeto não identificado. Até o atual momento, devido aos experimentos realizados, tem se mostrado bastante eficiente em seu objetivo.

O raio disparado pela arma possui uma frequência de magnitude maior a qualquer outro laser já inventado. Esse ainda pode ser ajustado dependendo da forma que se deseje utilizá-lo, variando de micro-ondas até raio X. Com tal tecnologia se tem uma arma eficaz que atua com a velocidade da luz. Outro fato interessante é que essa tecnologia não apresenta intervalo entre tiros, o que possibilita uma maior eficiência na defesa. Acesse:

Infelizmente maiores detalhes não são apresentados sobre o projeto, uma vez que se trata de uma tecnologia que será utilizada pela marinha americana. Contudo, é fascinante ver como a combinação de novas tecnologias e conhecimentos podem resultar em resultados tão significativos.

Cientistas afirmam que esta arma é o futuro da proteção de navios. Todavia, são necessários ainda alguns ajustes que estão sendo realizados com muito empenho pela equipe de profissionais. Os responsáveis, também, já comentam que o plano futuro é levar essa tecnologia para as indústrias com a finalidade de produção em massa.

Lucas Candeia Medeiros Maia
    _________________________________________________________________________________________







  
   









 


A convite do Jornal PET Elétrica, o Prof. Edmar tece comentários a respeito de sua experiência no exterior. Confira!


 


O Prof. Raimundo Freire fala de sua área de atuação, descreve o laboratório ao qual está vinculado e comenta sobre seus projetos atuais. Confira!





                         







Comments