O caos na telefonia móvel brasileira
Na tentativa de minimizar os problemas do nosso sistema de telefonia, a Anatel vem impondo sanções às operadoras de telefonia móvel.
Sabe aquele momento no qual você está no meio de uma importante conversa ao telefone celular e a ligação cai? Pois é, esse tipo de situação virou rotina na vida dos brasileiros. As reclamações contra as empresas de telefonia estão crescendo em um ritmo acelerado, indicando que a bomba relógio que era o sistema de telefonia móvel do nosso país já estourou há um bom tempo.
Diversos são os motivos das reclamações contra as empresas operadoras, desde a falta de sinal, queda das ligações e redes de dados extremamente lentas, até cobranças indevidas. A verdade é que o caos da telefonia móvel brasileira está dando aos usuários sensações, oriundas dos primórdios dos aparelhos celulares. Afinal, com o avanço da tecnologia nos tornamos mais exigentes com a qualidade do serviço que nos é prestado, não sendo fácil digerir o fato de pagar por um serviço com qualidade igual ou inferior a prestada na década de 1990.
O serviço composto por usuários na modalidade pré-pago compõe 80% do mercado brasileiro, sendo justamente essa categoria a causa de todos esses problemas. O caos se iniciou com planos isolados que “teoricamente” viriam para facilitar a vida do usuário, co mo o infinity da Tim ou os 5 reais diários de bônus concedidos pela Oi. Entretanto, foram se seguindo diversas promoções com minutos extras para o usuário, levando a um aumento em 33% do tempo médio mensal gasto falando ao aparelho celular, o que corresponde em média a 120 minutos mensais por cliente. Toda essa facilidade levou o Brasil a atingir a incrível marca de 1,34 linhas telefônicas por habitante, o que corrobora a complexidade do problema que se tem para resolver.
Em contrapartida, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vem impondo uma série de sanções contra as companhias operadoras do sistema de telefonia móvel brasileiro. Vale destacar a proibição da venda de novos chips por parte da Tim, Claro e Oi, que ocorreu do mês de julho do último ano. Além da multa milionária que a Oi terá de pagar a Anatel, penalidade essa anunciada no mês de fevereiro do corrente ano.
Talvez você já tenha se deparado com alguém que passou toda a viagem de ônibus conversando sobre assuntos variados e sem importância, a princípio. Ou ainda, aquele seu amigo que permanece conectado durante toda a aula às redes sociais com o super smartphone que ganhou do pai. Pois é, todas essas atividades em conjunto com a falta de disposição das operadoras por expandirem seus sistemas levam a extrema situação em que completar uma ligação em um grande centro urbano se tornou motivo para comemorar.
O fato é que as empresas de telefonia estão “em cima do muro”, pois não querem deixar de criar novas promoções para atrair o enorme mercado de telefonia pré-paga.Todavia, correm o risco de perder os clientes pós-pagos e corporativos, os quais são mais rentáveis para as empresas e demonstram cada vez mais insatisfação pela péssima qualidade do serviço prestado.
A nós, resta torcer para que as medidas impostas pela Anatel minimizem a situação caótica atualmente vivida por quem quer realizar uma simples ligação. Ao mesmo tempo em que nos cabe o dever de utilizar com responsabilidade o aparelho celular, para que assim possamos desfrutar com maior conforto dessa fundamental tecnologia para os dias atuais.
Rayan Barreto
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