Educação e Tecnologia
Como a tecnologia tem interferido na educação nos últimos anos? Essa interferência é de forma positiva ou negativa? Qual a melhor maneira de usar a tecnologia a favor do aprendizado?
A tecnologia vem afetando significativamente a educação. Estudantes que antes iam à biblioteca para realizar uma pesquisa da escola agora podem realizá-la usando o computador, e com um simples clique aparecem centenas de opções. Mas isso é bom ou ruim? Em algumas cidades, o acesso a uma biblioteca de qualidade é difícil e na internet os alunos tem uma gama maior de opções e formas de adquirir as informações que necessitam. Ao mesmo tempo, o material em forma digital é facilmente passível de plágio. 
Assim como não é uma fonte totalmente confiável, pois qualquer pessoa pode escrever sobre um determinado assunto e publicar na rede digital, sem que haja fiscalização, o que pode levar o aluno a obter informações incorretas. Isso sem falar nas variadas formas de “fila” ou “cola” que estão sendo usadas. Celulares e calculadoras são abastecidos com todo o conteúdo ensinado para que o aluno possa copiar ao fazer a prova. É um sistema cada vez mais desenvolvido e de difícil controle para o professor.
Os leitores digitais tem ganhado espaço no mercado rapidamente. O que pode ser bom para os leitores de hoje em dia que não tem tempo de parar em casa para ler um livro. Com esse acessório, eles podem acessar seus livros rapidamente e em qualquer lugar, sem ter que carregar peso na bolsa ou passar horas na livraria.
Essa tecnologia também pode ser bem proveitosa para os professores. Alguns dos novos livros didáticos digitais permitem que o professor saiba quantas páginas determinado aluno leu e se ele fez ou não marcações. Apesar de ainda estar em fase de teste, esse novo método poderá ser de ótima ajuda para os educadores.
Semelhante vantagem é oferecida pela “Khan Academy”, que possibilita que pais, professores e treinadores visualizem o que os alunos estão estudando. A Khan disponibiliza gratuitamente vídeo aulas na internet sobre matemática, biologia, física, química, entre outros. Qualquer um pode fazer um cadastro no site do instituto e fazer um mapa de conhecimento, traçar objetivos, resolver questões e participar de fóruns. No mapa você pode escolher que conteúdo você deseja focar e então começar a assistir a vídeos e responder questões, só passando para o nível seguinte quando alcançar quando obtiver um bom desempenho nas atividades. O desenvolvimento pode ser acompanhado por meio de gráficos que mostram quanto tempo de vídeo você assistiu, quanto tempo foi necessário para fazer as questões, quais conteúdos estão em andamento e quais são seus principais badges, medalhas referentes ao cumprimento dos objetivos.
A escola Vittra, na Suécia, presenteia seus alunos com computadores e acessórios de última geração. Nela, os alunos tem a liberdade de escolher o que querem estudar dentre os grupos disponibilizados, misturando crianças de diferentes idades. Assim, as mais velhas podem passar conhecimento para as mais novas por meio de apresentações orais, animações, vídeos e o que desejarem utilizar. Eles acreditam que todos tem que ter a liberdade de escolher o que querem estudar para que possam dar o seu melhor. Ensinar o que sabem para outros alunos faz com que eles se esforcem ainda mais, aprofundando-se e aprendendo.
As escolas de idiomas vem investindo bastante na inserção de lousas digitais e materiais interativos de forma a facilitar a explicação, mostrando vídeos e imagens, e afim de , atrair a atenção do aluno. São diferentes escolas com diversos métodos de ensino que deixam os alunos livres para tomarem suas próprias decisões e desenvolverem o conhecimento de forma mais independente. Pueri Domus - São Paulo
A sociedade está em constante mudança e a educação tem que acompanhar esse processo, atenta ao planejamento de como isso será realizado, pois não é suficiente inserir tecnologia nas escolas. Tem que haver estrutura física e professores capacitados para utilizar esses equipamentos. E é nesse ponto que ainda é necessário caminhar muito, pois com tanta variedade na forma de educar, como será feita a seleção dos alunos que estão ou não aptos para ingressar na universidade ou numa empresa? Os vestibulares e concursos serão extintos?
Natália Medeiros
_________________________________________________________________________________________
|