O futuro da transmissão de dados e de energia
Atualmente podemos transmitir dados sem utilizar fios e já consideramos isso como um grande avanço. Mas e se fosse possível também recarregar nossos dispositivos sem utilizar cabos?
Sem dúvidas, a troca de dados sem fios foi um avanço muito importante na tecnologia utilizada atualmente. É incrível a praticidade em se trocar informações entre celulares, impressoras e roteadores sem a necessidade da utilização de fios. Ainda mais prático e agradável seria também poder recarregar esses dispositivos remotamente.
O professor Chris Stevens, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveu uma tecnologia nomeada por ele de Eletronic Lego. A mesma permite eliminar cabos tanto de energia quanto de dados. Pode-se ter, por exemplo, uma mesa completamente ativa alimentando e inteligando uma série de dispositivos.
Essa tecnologia de conexão remota é baseada nos metamateriais*. A superfície desses materiais é esculpida para funcionar como um guia de ondas magneto-indutivo, permitindo transferir dados e energia sem fios. O professor Stevens disse que essa nova tecnologia permite, atualmente, transmitir dados a 3.5 gigabits por segundo, além de centenas de watts de energia. Além disso, esse desempenho poderá ainda ser melhorado.
Os
dados são transmitidos para o computador assim que a etiqueta de dados se
aproxima da superfície do metamaterial.
Revestindo superfícies e tecidos com uma camada de metamateriais, pode-se desenvolver uma série de aplicações, como, por exemplo, dar capacidade de recarga e troca da dados aos tecidos de carros e de ônibus ou aos pisos e paredes de lugares públicos. Sem as portas e os furos necessários para a ligação dos cabos, os aparelhos poderão ser muito mais robustos, além de à prova d’água.
O
metamaterial está recobrindo a mesa e transmitindo energia para alimentar os
circuitos.
Infelizmente, inúmeras ideias surgem em laboratórios de pesquisa e enfrentam o desafio de chegarem aos consumidores. Muitos interesses estão em jogo, como os das indústrias que já possuem uma infraestrutura para a tecnologia atual e que, por isso, não desejam que ela fique obsoleta. Um exemplo disso são os transitores 3D, cuja tecnologia surgiu há pelo menos dez anos, mas só em 2011 foram lançados pela Intel.
Veja melhor o funcionamento e a explicação dessa nova tecnologia na seção Diversos.
Nayara Brandão de Freitas
_________________________________________________________________________________________
*Metamateriais são materiais produzidos artificialmente, cujas características dependem das propriedades dos materiais que o compõem mas também da forma como esses materiais foram combinados. São dotados de propriedades físicas que não costumam ser encontradas na natureza.
|