Biografia: Wilson Guerreiro Pinheiro
Música e engenharia elétrica parecem muito distantes, mas o professor Wilson Guerreiro Pinheiro mostra que pode haver coexistência.
A área de exatas é comumente vista como um lugar de pessoas racionais e pouco emotivas e, devido a isso, é difícil associar prazeres artísticos aos interessados nela. O professor Wilson Guerreiro Pinheiro, porém, é um grande exemplo de sucesso em engenharia elétrica e na música.
Nascido em Corumbá-MS, em 1945, iniciou seus estudos de teoria musical ainda com o pai, músico militar. Sua carreira profissional, no entanto, não se voltou ao ramo musical. Concluiu em 1970 o curso de Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de 1971 a 1999. Neste período tornou-se mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da UFPB (em Campina Grande, 1973) e Master of Science (M.Sc.) em Eletrônica pela University of Southampton (Inglaterra, 1975) e depois Ph.D. em eletrônica pela mesma universidade (1979).
Dividia seus interesses de estudo na área de engenharia elétrica com estudos em música e na língua portuguesa, atuando, desta forma, como instrumentista, compositor e produtor musical, além de revisor de dissertações, pesquisador e atualizador do dicionário Aurélio. De 1980 a 2006 participou de diversos projetos musicais com artistas locais e compôs inúmeras peças com diversas combinações de instrumentos exóticos, como bandolim, koto, vibrafone e violão com glissom, aparato criado por Edvaldo Eulálio Cabral, nascido em Campina Grande-PB, colega de Wilson no grupo Laboramus. Confira a seguir uma apresentação do glissom e documentário sobre Edvaldo, música paraibano:
Danilo B. Cavalcanti
_________________________________________________________________________________________
|