O sedentarismo no contexto da atualidade


É evidente a busca do homem pelo desenvolvimento de novas ferramentas que permitam um melhor uso do tempo. Carros e computadores, por exemplo, permitem desempenharmos atividades rapidamente. Com isso, a primeira impressão é de que deveríamos ter mais tempo livre. Entretanto, a cada dia nós acumulamos mais atividades e há uma clara falta de momentos de lazer e prática esportiva. Nesse contexto, surgem cada vez mais pessoas sedentárias, o que pode gerar sérias consequências para a saúde.

Sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física, mas não necessariamente pela falta de atividades esportivas. Outra definição diz que o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Ou seja, pessoas que realizam atividades que requerem esforço físico regularmente, tais como limpar a casa e caminhar para o trabalho, não são classificadas como sedentárias. Entretanto, é notório que o ser humano tende a evitar atividades que exijam esforço físico, tornando-se assim sedentário.                 


O sedentarismo provoca desuso dos sistemas funcionais. Isso é caracterizado por um processo de regressão do aparelho locomotor e dos demais órgãos e sistemas utilizados durante as diferentes formas de atividade física. Gera-se, então, um aumento da incidência de várias doenças, tais como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, colesterol alto e infarto do miocárdio. Além disso, desenvolvem-se dores lombares e articulares, além de quadros de ansiedade. O sedentarismo é também considerado o principal fator de risco para a morte súbita. Esse problema é tão grave que um recente estudo publicado na revista britânica “Lancet” afirmou que a falta de atividade física é tão prejudicial à saúde quanto o vício no cigarro.

Com isso, é fácil perceber a importância de praticar atividades físicas independentemente da sua faixa etária. Fazer uma hora de exercícios três vezes por semana ou estacionar o carro mais distante do trabalho e trocar o elevador pelas escadas não é uma perda de tempo, como alguns pensam, mas sim um grande passo para uma vida mais saudável, com uma melhor qualidade do sono e mais disposição para realizar as atividades do dia-a-dia. As atividades físicas precisam ser um hábito na vida de todos, evitando assim muitas doenças e permitindo uma vida mais longa e melhor.


Nayara Brandão
    _________________________________________________________________________________________



Facebook Comments