New Songdo - A cidade do futuro


Você gostaria de morar em uma cidade futurística? Onde você pudesse interagir com as casas, os carros e as ruas? Uma cidade onde não fosse necessário usar chaves, onde o semáforo decidisse o tempo que vai ficar com a luz vermelha acesa, de acordo com o trânsito, onde a sua avisasse caso alguma coisa estivesse fora da condição normal e chamasse ajuda caso algum acidente acontecesse.

Essas e tantas outras vantagens advindas das novas tecnologias fazem parte do projeto da cidade da Coréia do Sul, “New Songdo”. Ela está sendo construída do zero em um espaço de seis quilômetros quadrados e promete ser a cidade mais inteligente do mundo, distante apenas 56 km da capital Seul.                 

O conceito de mais inteligente não faz referência só às tecnologias que estão sendo implantadas no local. Songdo será também uma cidade altamente sustentável, com 40% de sua área destinada a esse fim. Além dos imensos jardins que pretendem construir no topo e ao longo dos prédios, ajudando assim a manter a temperatura mais agradável. A irrigação será feita com a água retida da chuva, de pias, máquinas de lavar, chuveiros, entre outros após ser tratada.

A cidade do futuro conta também com sensores e câmeras instalados nas ruas. Eles contarão quantas pessoas trafegam por uma determinada calçada para regular a iluminação de acordo com essa informação e desativá-la caso não tenha ninguém. Nos prédios e casas também haverá esse controle, para fornecer dados sobre demanda de energia, temperatura, quantidade de água utilizada e fazer um monitoramento dos gastos, evitando assim o desperdício.

A aplicação de capital é ampla, o hospital e a universidade prometem um alto investimento por pessoa, superando até os melhores e mais conceituados do mundo. Museus e escolas de arte e cultura com dança, pintura, teatro, design, música e tantas outras atividades não serão esquecidas. E isso tudo não faz parte de um plano para daqui a 50 anos, pois a previsão é que a obra esteja concluída ainda em 2015.



Lembrando que apenas o projeto inicial estará concluído, afinal, dia após dia estamos nos modernizando e New Songdo quer está sempre à frente nessa evolução. Esta cidade sul-coreana faz-nos perceber que o futuro precisa de grandes mudanças, inclusive no que diz respeito ao tamanho das mesmas. Nas grandes metrópoles os problemas tem uma dimensão bem maior, tornando-se assim mais difícil resolver. O futuro pede cidades mais compactas e integradas.


Natália Medeiros
    _________________________________________________________________________________________



Facebook Comments