O PET numa perspectiva nacional de educação


A comunidade acadêmica do Departamento de Engenharia Elétrica na UFCG, em geral, tem um conhecimento parcial a respeito da abrangência do Programa de Educação Tutorial – PET. Além do que concerne a ensino, pesquisa e extensão, o grupo tem uma preocupação com algo mais amplo e, ao mesmo tempo, mais intrínseco ao programa: a conjuntura regional e nacional em que ele se encontra. .

Nesse contexto, três eventos anuais ampliam a visão dos petianos sobre o PET: o fórum, que ocorre por estado, os cinco encontros regionais, e o encontro nacional. No fim de julho do presente ano, ocorreu o ENAPET – Encontro Nacional de Grupos PET, sediado na UFMA – Universidade Federal do Maranhão, em São Luís – MA. O evento contou com a presença de 1600 pessoas e a UFCG destacou-se na apresentação de trabalhos bem como no posicionamento de ideias ao longo do evento.


                    


Representando a UFCG, estavam presentes os grupos PET dos cursos de Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, História, Pedagogia, Ciências Sociais, Letras, Economia, Administração, dentre outros.

O grupo PET-Elétrica submeteu ao evento o artigo Jornal PET-Elétrica: interface dinâmica de comunicação, que foi aprovado como apresentação oral. O grupo foi representado por três petianos e o tutor, que garantiram uma boa explanação do trabalho realizado. Fez-se contato com outros grupos afins, como o PET Engenharia Civil da UNESP e o PET Engenharia Elétrica da UDESC, trazendo uma boa experiência para o Grupo.




Além disso, houve contato com cursos mais diversos, até de outras áreas, o que trouxe, apesar do distanciamento técnico, ideias interessantes para o Grupo, como por exemplo, uma nova perspectiva nas atividades em inglês desenvolvidas pelo PET Elétrica.

O ENAPET 2012 encerrou-se com uma assembleia, na qual medidas foram propostas mediante a análise da portaria imposta pelo MEC-SESu e o trabalho realizado nos Grupos de Trabalho durante o evento. Um momento marcante se deu na votação a respeito da desvinculação do evento em relação ao evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC: tradicionalmente, os dois eventos tem ocorrido no mesmo período sendo sediados na mesma universidade.

Outrora, tal parceria foi certamente positiva, mas com o crescimento que o Programa de Educação Tutorial tem mostrado, não é mais fisicamente viável que haja essa combinação de eventos. Isso se explicita a partir das complicações de logística com que a organização do ENAPET precisa arcar devido à eventual subestimação do evento por parte da SBPC. Assim, quase com unanimidade, foi aprovada a desvinculação entre os dois eventos, um importante marco para a história nacional do PET, que a partir de 2013 caminha por si só.



Apesar das longas e muitas horas de viagem, problemas mecânicos no ônibus e um calor considerável para jovens acostumados ao frio de Campina Grande, a UFCG foi muito bem representada no evento, e para cada petiano, particularmente para o PET Elétrica, vale a experiência de um trabalho apresentado com qualidade num evento de grau nacional, além do contato com outras universidades e o fortalecimento de laços entre os grupos PET da própria UFCG, possibilitado pelo intenso trabalho em equipe que o PET, em essência, proporciona.




Arthur Araújo
    _________________________________________________________________________________________



Facebook Comments





Comments