Isabel Pesce - "A menina do Vale"
“ Sonhar faz muito bem. Você provavelmente possui uma
lista de coisas que deseja conquistar nos próximos meses,
anos, décadas. Mas achar por onde começar pode ser um
grande desafio. E manter-se comprometido pode ser ainda
mais difícil.”
Imagine seu grande sonho tornando-se realidade. Assim fez Isabel Pesce Mattos, tinha um sonho, perseguiu-o e com algum esforço está alcançando aquilo que um dia sonhou. Desde pequena, tinha muitas ideias e na mente o desejo de fazer algo para mudar o mundo. Aos 17 anos, iria prestar vestibular e foi orientada por um professor a tentar o MIT. Entretanto, quando foi à procura de informações, descobriu que havia perdido a data de entrega de duas etapas, ainda sim não desistiu.

A paulistana de classe média foi em busca de um ex-aluno do MIT com o qual conseguiu uma entrevista, uma das etapas que ela havia perdido. Em seguida compareceu à prova de múltipla escolha, a qual não havia se inscrito, mas por coincidência um aluno faltou e ela fez a prova na esperança de ser aceita. Enviou, junto à entrevista, uma caixa contendo tudo que já havia feito desde a infância, projetos, ideias, trabalhos realizados. Indo em contra a todos que não acreditaram no seu potencial, Bel Pesce foi aceita pro MIT e a partir daí teria outro desafio: conseguir pagar a universidade e seus gastos. Por isso procurou emprego na própria escola onde estudava.
Começava assim uma carreira de sucesso. A garota foi estudar nos EUA com o propósito de ter o máximo de aprendizado possível. Estudou inicialmente Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, pois gostava de tecnologia, em seguida estudou Matemática. Com muitos conhecimentos adquiridos,trabalhou em companhias como Windows Mobile, Touchless e até no Google, além de participar de alguns projetos no próprio MIT. Mas seu interesse pelos negócios a levou a dar continuidade aos estudos com Administração e Economia, entretanto foi quando participou de uma competição com seus colegas que descobriu sua paixão, o empreendedorismo, e dessa forma desenvolveu um projeto de telefonia para a África.
Isabel formou-se em 2010 e foi morar no Vale do Silício, Califórnia. Iniciou um mestrado junto a Google, mas ainda tinha o desejo de empreender, conheceu três funcionários que eventualmente estavam deixando a Google para montar sua empresa, e foi convidada a participar da equipe. Na companhia Ooyala, Isabel desenvolveu o Tisk-Task, um organizador de tarefas. Com a experiência adquirida, resolveu montar sua própria empresa e assim fez, fundando a Lemon, com a parceria de dois outros empreendedores da América Latina. O objetivo dessa nova empresa era ajudar as pessoas a organizarem suas compras.

Hoje aos 24 anos, a garota teve uma grande ideia , na verdade pôs em prática uma antiga ideia para ajudar as pessoas. Publicou um livro on-line com download grátis (disponível na secção diversos), onde conta suas experiências, ideias, e mais do que isso, indica 19 lições de como o empreendedorismo pode mudar a vida de uma pessoa. Bel Pesce deu uma palestra na Campus Party TM deste ano, quando descreveu sua jornada até o sucesso atual e publicou o livro impresso “A Menina do Vale”, que conta com três lições a mais do que a versão on-line. Isabel é um incentivo para os jovens brasileiros a acreditarem nos seus sonhos, enfrentarem os desafios e seguir em busca do sucesso.

Para conseguir manter a concentração durante o estudo, o ideal é estar em um ambiente simples e silencioso, mantendo sempre por perto todos os materiais que possivelmente usará durante a atividade. A luminosidade também deverá ser adequada: boa luminosidade diminui a sonolência, em demasia durante a noite, pode causar insônia e prejudicar o rendimento do dia posterior. Além disso, procure estudar sentado e com uma postura adequada e confortável, o que pode garantir um melhor aprendizado e evitar problemas na coluna ou visuais.
Larissa Diniz
_________________________________________________________________________________________